Observatório Bíblico

Segunda-feira, Abril 20, 2009

Como evitar vírus em pen drives?

Cada vez mais vejo meus alunos lutando com o problema da contaminação de seus pen drives por vírus ou outras pragas. Que não saem do dispositivo nem por decreto. Formatou? Sim, mas o bichinho voltou!

Na verdade não existe uma solução definitiva para o problema, que pode apenas ser contornado. Mas é preciso entender como a contaminação se dá e porque ela é persistente.

Como disse alguém no Fórum do PortableApps.com: se o seu pen drive vive de modo promíscuo, ele terá grandes chances de contrair uma doença computacionalmente transmissível. E de transmiti-la para vários computadores...

No dia 13/04/2009 eu li: "About your flash-drive: If it lives in promiscuous mode there's a good chance it will contract a computationally transmitted disease. The only way to go when security is a crucial factor is read-only mode or a bootable live-CD, you can not trust public computers".

Creio que, em primeiro lugar, há cuidados fundamentais que devem ser tomados com os computadores usados - no caso de ser o seu ou de algum colega, já que você não pode fazer isso em um computador público -, como: usar adequadamente o firewall, o antivírus, alguns programas anti-spyware, programas de limpeza de arquivos de todo tipo que ficam no computador após a navegação na Internet etc. Veja exemplos em Utilitários.

E no pen drive é altamente recomendável instalar navegadores seguros, como o Firefox atualizado e com complementos de segurança, como o Adblock Plus e o NoScript, por exemplo. Além de um antivírus portátil como o ClamWin. E não deixe de fazer backup do conteúdo de seu pen drive. Isso tudo é muito fácil com o uso de Aplicativos Portáteis - Portable Apps. Veja aqui e aqui.

E tem mais: não use pen drive falsificado, tem que ser original, senão nada vai durar muito. Mas como vou saber se um pen drive é original?

Para saber se um pen drive DataTraveler da Kingston, modelo e marca dos mais usados entre nós, é original, confira:
. Fotos de todos os pen drives DataTraveler vendidos no Brasil
. Discussão no Clube do Hardware: Identificando Pendrives Kingston DataTraveler falsificados

Agora, algumas soluções que vi na Internet e que podem contornar o problema. Confesso que não achei nenhuma muito satisfatória. Bem, aí vão as indicações. Mas aviso: não me responsabilizo pelo seu uso...

:: Uma indicação bem escrita de como desativar o AutoExecutar no Windows XP pode ser lida no blog Téchne Lógos, de Guilherme Euler, postada em 30 de março de 2008. Ele aponta como fazer isto através das "Diretivas de Grupo". Para o Vista há uma indicação nos comentários a esta postagem. É só procurar.

:: Outra sugestão, encontrada nos comentários à mesma postagem, diz que você pode:
1. criar no bloco de notas um arquivo qualquer
2. salvar como autorun.inf no pen drive
3. clicar no arquivo com o botão direito do mouse e em "propriedades" marcá-lo como "somente leitura".
E pronto: seu pen drive está protegido! Depois disso, se encontrar uma máquina já infectada, ao colocar um pen drive, vai simplesmente aparecer uma mensagem avisando que não pode ser criado o arquivo autorun.inf no pendrive.

Mas tem gente que diz que nada disso funciona. Nem as modificações nas "Diretivas de Grupo" e nem a criação de um "autorun.inf" neutro (explico: a contaminação e proliferação das pragas em pen drives acontecem, em geral, através do arquivo "autorun.inf", que fica oculto na raiz do dispositivo. E olhe: se a lixeira do Windows entrar nesse "rolo", a infecção já é bem mais grave e o tratamento muito mais difícil!)

:: Outra sugestão, ainda nos comentários da mesma postagem, vem da PUC-Rio que diz: se a solução de criar um arquivo autorun.inf não funcionar, siga outra, que implica em lidar com o Registro do Windows, coisa sabidamente delicada. Veja também a ideia original, em inglês, pois esta é uma sugestão do CERT. Esta é perigosa para quem não entende de Registro.

:: Outra solução está na Folha Online de 03/04/2009. É um texto do conhecido José Antônio Ramalho, gente do ramo. É a vacinação com o Panda USB and AutoRun Vaccine. Sei não! Se alguém quiser experimentar, corra o risco!

:: E, finalmente (ou melhor, por enquanto), encontrei alguns programas gratuitos que fazem as mudanças acima (ou outras) e foram recomendados em blogs, em inglês. Como:
. How To Protect USB Drive From Virus When Attached To Infected Computer - By Asad - October 30, 2008. Que sugere dois utilitários: o Thumbscrew e o USB Write Protector
. How To Protect Your Computer From USB AutoRun Virus - By Nakodari - March 28, 2009. Sugestão: usar o utilitário USB AntiAutorun


Boa sorte!

Marcadores:

Bookmark and Share

0 Comentários:

Postar um comentário



Links para este post:

Criar um link

<< Início