Linux - Linux Links

 

Próxima

 

O que é o Linux?

Em 1991, Linus Torvalds, 21 anos, então um estudante do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Helsinque, Finlândia, insatisfeito com os sistemas operacionais de que dispunha, começou a desenvolver um sistema a partir do Minix  (Mini-Unix), que era o poderoso UNIX dos grandes computadores adaptado para máquinas pessoais. Assim começou a surgir o Linux. Linus colocou nos grupos de discussão da Internet uma mensagem procurando Tux, mascote do Linux programadores do mundo inteiro dispostos a desenvolver um sistema operacional livre. O resultado hoje é o Linux, sólido sistema multiusuário e otimizado para trabalhar em rede, cujo kernel (núcleo) tem o copyright de Linus que o colocou sob GNU (General Public License), o que significa que qualquer um pode copiá-lo, modificá-lo e distribuí-lo livremente. Restrições à sua distribuição são proibidas e o seu código fonte é aberto. Programadores do mundo inteiro, entre eles grande número de entusiastas do sistema, desenvolveram milhares de programas de todos os tipos para o Linux, muitos deles igualmente integrantes do projeto GNU. 

Como o código fonte é aberto e distribuído livremente, várias empresas ou comunidades independentes desenvolveram suas próprias distribuições (= distros) do Linux, cada uma com suas próprias características. Estas distribuições estão disponíveis para download gratuito na Internet ou podem ser compradas em CD ou DVD, com manuais e assistência técnica, a preços muito baixos. Há centenas de distribuições Linux e o número de usuários domésticos do sistema operacional de Linus é grande. Seu uso nos servidores da Internet é ainda mais impressionante, graças a seu baixo custo e à sua estabilidade. Confira listas de distribuições em DistroWatch.com  - ibiblio Linux Distributions - Imagens de distribuições Linux - Linux Links: Distributions - LQ ISO.

O Linux roda em grande variedade de plataformas. E, por último, é sempre bom lembrar que as várias  distribuições do Linux e os milhares de sites na Internet dedicados ao sistema contêm incontáveis páginas de explicações acessíveis a qualquer um que queira se aventurar a conhecer um sistema operacional robusto e cheio de recursos. O símbolo do Linux é o pinguim. Mais detalhes sobre o Linux e sua história podem ser conferidos, por exemplo, em Viva o Linux: o que é GNU/Linux.

 

Alguns endereços úteis

Best Free Software for Linux 

Bons programas para Linux, incluindo os resenhados e recomendados pelos editores do site Gizmo's Freeware. São listadas também alternativas ao Windows, para orientar aqueles que estão migrando para o Linux ou usam os dois sistemas. Em inglês e espanhol.  

BestLinux

Fundado no dia 12 de junho de 2006, o BestLinux mostra para as empresas de software proprietários que o mundo open source já cresceu o suficiente para elas disponibilizarem uma versão de seus softwares para plataforma livre. Em português.

Blogs sobre Linux

Resultados, em português e inglês, de Pesquisa Google sobre "blogs linux". 

BR-Linux.org

Linux levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais sobre Linux e código aberto. Em português.

Comandos Linux 

Resultados, em português, de Pesquisa Google sobre "comandos linux". 

Comunidades 

Nesta seção do Viva o Linux, o usuário pode navegar pelas comunidades criadas pelos membros do site. As comunidades estão agrupadas por categoria. Ao lado de cada categoria existe, entre parêntesis, o número de comunidades contidas na mesma. Em português.

Dicas-L: Software Livre e GNU/Linux

O objetivo desta lista é fornecer informação em pequenas doses. Todos os dias úteis os assinantes receberão uma, e apenas uma, mensagem contendo dicas sobre assuntos relativos à administração de sistemas e redes de computadores. Esta é uma lista de informação, não uma lista de discussão. Em português.

Freecode

Um índice de programas para Linux e Unix, catalogados diariamente. Em inglês.

Guia Foca GNU/Linux

Um guia que traz desde explicações básicas sobre computadores e o sistema GNU/Linux até a administração e segurança do sistema. Os assuntos do guia são explicados em linguagem clara e organizados de forma linear e didática, evitando termos técnicos nos níveis iniciais, até que o usuário se habitue com sua utilização de forma gradual. Isto faz o guia indispensável para o usuário GNU/Linux iniciante ou os mais curiosos. Todas as seções do guia Foca GNU/Linux têm exemplos para melhor compreensão do assunto explicado e links dinâmicos que levam o usuário facilmente a assuntos relacionados - na versão online, HTML, e-book e PDF. Em português.

Hardware.com.br

Este é o novo nome do conhecido Guia do Hardware, de Carlos Morimoto, o criador do Kurumin. Está no ar desde 28 de fevereiro de 1999. É um dos sites mais antigos e respeitados em matéria de hardware, redes, Linux e tecnologia em geral. Além dos milhares de tutoriais, dicas, artigos e  notícias, publica livros impressos pela GDHPress, e mantém o FórumGDH, o maior fórum técnico do Brasil. Em português. 

Ibiblio linux archive

Esta é uma grande biblioteca pública online com software e informações disponíveis gratuitamente. Tem o apoio da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, USA. Em inglês.

Linux Security Brasil

Desde 2000, um projeto livre com foco em informações sobre administração e segurança de redes Linux, BSD e demais Unix, Windows e Solaris. Com artigos, notícias e tutoriais sobre proxy, servidores de e-mail, servidores web, bancos de dados, samba, criptografia e vulnerabilidades. Em português.

Live CD

Do site Answers.com, um texto com boas informações sobre Live CD. Em inglês.

Live USB

Do site Answers.com, um texto com boas informações sobre Live USB. Em inglês.

NotíciasLinux

O site se propõe manter os usuários do GNU/Linux informados das novidades relacionadas a este sistema. Foi criado por pura simpatia com o movimento open source. Em português.

Software Livre Brasil

O Projeto Software Livre Brasil é uma rede de pessoas, mantida pela Associação Software Livre.org, que reúne universidades, empresários, poder público, grupos de usuários, hackers, ONG's e ativistas pela liberdade do conhecimento. Tem como objetivo a promoção do uso e do desenvolvimento do software livre como uma alternativa de liberdade econômica, tecnológica e de expressão. O projeto, em conjunto com a ASL -  Associação Software Livre.org -, é organizador do Fórum Internacional de Software Livre que acontece anualmente em Porto Alegre, desde 2000. Em português.

Top Ten Distributions

Um panorama das 10 distros mais populares, segundo o site DistroWatch.com. Em inglês.

USB Pen Drive Linux

O site oferece informação clara sobre instalação e uso de distros Linux em um pendrive. Em inglês. 

 Viva o Linux

Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem precisa de ajuda em Linux. O site afirma ser esta a maior comunidade Linux da América Latina. Em português.

NEXT


Copyright © 1999-2014 Airton José da Silva. Todos os direitos reservados. Mapa do Site - Sitemap.