Observatório Bíblico

Segunda-feira, Março 08, 2010

Novo endereço do Blog - This blog has moved

Este blog está agora em novo endereço: http://blog.airtonjo.com/

Você será automaticamente redirecionado para o novo endereço em 30 segundos. Ou clique aqui.


This blog is now located at http://blog.airtonjo.com/

You will be automatically redirected in 30 seconds, or you may click here.

Marcadores:

Bookmark and Share

Blogger encerra publicação de blogs via FTP

No dia 1 de maio de 2010 a publicação de blogs do Blogger via FTP terminará... Isto foi anunciado no dia 22 de janeiro de 2010 no Blogger Buzz aqui. Só descobri no dia 6 de março, sábado!

No Painel do meu blog leio:
A publicação via FTP não estará mais disponível após 1 de Maio de 2010 - No momento, você possui blogs que são publicados via FTP. Você deve migrar os seus blogs para um novo URL de domínio personalizado ou para um URL de blogspot. Para saber mais, consulte a documentação de ajuda e o blog dedicado. Iniciar migração agora.

Agora é ler tudo sobre o assunto. depois decidir! Posso migrar para um domínio personalizado em meu provedor ou para o WordPress, também disponível em meu provedor, o Yahoo! Publicar no Blogspot não é meu desejo.

O Blogger dá informação e assistência:
:: Um blog que explica como migrar: Blogger FTP Info e aí se descreve uma ferramenta nova FTP Migration Tool. Deste blog se diz: This is an official blog, maintained by the Blogger team. The purpose of the blog is to provide information about the upcoming shut-down of FTP support on Blogger. O vídeo é muito bom e claro.
:: E uma FAQ sobre a migração, também muito útil. Tudo está ainda só em inglês, embora tenham prometido traduções para outras línguas.

Achei muito interessante ler os comentários que trazem as dúvidas, problemas e soluções encontradas durante a migração e o uso da FTP Migration Tool. O responsável pelo Blogger FTP Info chama-se Rick Klau e está respondendo a tudo. Se a coisa não funcionar, há um formulário para se colocar o seu problema específico, que é o FTP Migration reporting e o Blogger promete recuperar seu blog. E cuidado com a criação do CNAME no seu provedor, algo que não pode ser feito de maneira leviana.

No meu caso, assim como outros milhares, há um problema paralelo: no dia 4 passado voltou o clássico problema de erro na contagem de comentários. Muitos que migraram durante este erro, que ainda não foi resolvido pelo Blogger, perderam seus comentários... Devo esperar a solução disso primeiro, suponho. Que prometem para breve, em Know Issues.

Em minhas leituras descobri dicas de como exportar/importar dados entre blogs do Blogger e entre o Blogger e outras plataformas (WordPress etc) Ou: The Data Liberation Front is an engineering team at Google whose singular goal is to make it easier for users to move their data in and out of Google products. Veja:
. The Data Liberation Front
. The Data Liberation Blog
. Blogger’s Data Liberation Front
. Tools for Moving Data

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Fevereiro 22, 2010

Utilitários: seção reformulada

Tenho em minha página uma pequena seção de utilitários formada por programas gratuitos - sempre gratuitos: freeware ou open source - sobre multimídia, compactação, correção e limpeza do PC, diagnóstico de hardware e software, editores de html, suítes para escritório, fotos e imagens, gerenciadores de download e upload, monitores de atualizações, imagem de disco, gerenciadores de partições, navegadores, antivírus, antispyware, criptografia e outros.

Estes links, brevemente comentados em inglês e português, servem ao meu propósito de estar sempre atualizado, mas, mais ainda, servem para baixar os programas que distribuo aos meus alunos no início de cada ano ou semestre, em CDs, junto com o conteúdo de minhas disciplinas, para que eles se mantenham atualizados.

Além disso, tenho incentivado muito o uso de aplicativos portáteis em pen drives, algo extremamente prático e fácil de ser usado, especialmente se for tomada como base a suíte PortableApps.com.

Esta seção estava meio desorganizada, por isso, foi, nestes últimos quatro dias, totalmente reformulada.

Os softwares estão agora classificados segundo suas categorias, com recursos fáceis de navegação entre as categorias e os aplicativos foram todos revistos e atualizados, seguindo indicações de sites de avaliação de freeware e open source.

Observo que, distraído em meu entusiasmo por este tipo de informação, o número de utilitários aumentou sensivelmente: no momento estão listados setenta e poucos utilitários, distribuídos em 15 categorias. Sem contar as suítes de aplicativos portáteis com algumas dezenas de programas.

E lembro que, após os utilitários, há duas páginas com endereços para download de softwares: uma de páginas em português e outra, em número bem maior, de páginas em inglês.

Faça uma visita aos Utilitários e aos Endereços.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Fevereiro 12, 2010

Os melhores utilitários gratuitos, segundo Gizmo

No Gizmo's Freeware Reviews você pode visitar a lista, já clássica, com dezenas de programas gratuitos para PC, escolhidos como os melhores pelo editor do site. Com algumas escolhas a gente concorda, com outras talvez não, mas que é uma lista valiosa ninguém pode negar.

Diz o site:
Welcome to the editors' choice list, where you'll find the best freeware on our site (...) To get high onto this list a product must have done more than win a Gizmo's Freeware award; it must impress our editors with its usefulness and professionalism (...) We suggest you browse the whole list at your leisure as you may be surprised what freeware gems you will discover.

Lista atualizada em 10 de fevereiro de 2010. Confira:

Best of Gizmo's Freeware!

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Fevereiro 06, 2010

Do uso adolescente e/ou adulto da Internet

Adolescentes perdem interesse por blogs, indica pesquisa
Os internautas mais jovens estão perdendo o interesse nos blogs e se voltando cada vez mais para formas mais curtas e portáteis de comunicação pela rede, enquanto a popularidade dos blogs entre os mais velhos se mantém inalterada, segundo indica uma pesquisa norte-americana. Segundo o estudo feito pelo Pew Research Center, o número de jovens internautas norte-americanos entre 12 e 17 anos que escrevem blogs caiu de 28% para 14% desde 2006. Os adolescentes que disseram ter feito comentários em blogs de colegas caiu de 76% para 52% no mesmo período. A pesquisa indica que os adolescentes vêm preferindo colocar postagens curtas em sites de redes sociais ou de microblog, como o Facebook ou o Twitter, além de acessar a internet pelo telefone celular. Ao mesmo tempo, a proporção de internautas adultos que disseram manter um blog na rede se manteve constante de 2006 para cá, em cerca de 10%.

Leia a notícia completa.

Fonte: Folha Online - BBC Brasil: 04/02/2010 - 11h15


Leia Mais:
A superficialidade e as relações sociais na web. Entrevista especial com Adriana Amaral

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Fevereiro 01, 2010

A Internet está mudando o seu modo de pensar?

Internet. O saber ao alcance da mão
A compulsão da conexão e a ansiedade do imediatismo. A informação dissolvida em um oceano de fragmentos. O pensamento epigramático e veloz. O ocaso da contemplação. A obsolescência da memória individual. A nova consciência coletiva. As comunidades que florescem. O saber ao alcance da mão. A Verdade estilhaçada em verdades. A difusa fronteira entre trabalhar e enrolar. Como todos os anos, o sítio Edge.org –que reúne intelectuais, científicos e artistas mais brilhantes do momento, preocupados com o modo como a ciência está mudando nossas vidas– organizou sua pergunta anual entre seus membros. Desta vez: Como a Internet está mudando sua forma de pensar? A reportagem é de Carlos Silber, publicada no jornal Página/12, 17/01/2010. A tradução é de Vanessa Alves.

Fonte: Notícias: IHU On-Line: 01/02/2010

Leia Mais:
The Edge Annual Question — 2010: How Is The Internet Changing The Way You Think?

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Janeiro 11, 2010

WSCC e NirLauncher

Neste fim de semana, andei aprendendo um pouco sobre:

:: WSCC - Windows System Control Center: A frontend for Nirsoft and Sysinternals software programs. Uma resenha pode se lida aqui. Há uma versão para a plataforma PortableApps.com.

:: NirLauncher: A package of more than 100 portable freeware utilities for Windows of NirSoft Web site with a launcher application. Versão para PortableApps.com aqui. Mas, neste caso, tudo ainda em beta.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Novembro 09, 2009

Estatísticas de Posts e Comentários do Blog

Como mostrar o total de posts e comentários do seu Blogger Blog?

O código original está no blog Widgets for Blogger, no post Statistics Widget for Blogger, publicado por Manick em 6 de outubro de 2008.

O código [no IE clique aqui]

Este código, com pequenas variações, está, entretanto, espalhado pela web, tanto em inglês, como em português. Veja, por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Ou faça, no Google, uma busca por function numberOfPosts(json) ou, ainda, por total number of posts total number of comments for blogger blog

Se você usa o modelo do Novo Blogger e publica seu blog no blogspot, o código que estou indicando está quase pronto:
. na quarta linha, mude Total Posts por Total de Posts, ou algo semelhante, de seu gosto
. na sétima linha, mude Total Comments por Total de Comentários
. no endereço do blog, quase no final, mude o yourblog de http://yourblog.blogspot.com/feeds/posts/default e de http://yourblog.blogspot.com/feeds/comments/default pelo nome de seu blog, como assessmyblog.

Mas o que ninguém explica direito é o seguinte: quem usa o Modelo Clássico do Blogger (Classic Template) e o publica usando FTP para seu próprio site tem que fazer uma mudança um pouco diferente no código.

No meu caso, por exemplo, como o meu blog é publicado através de FTP para http://www.airtonjo.com/blog/, fiz as 4 mudanças assim:

. na quarta linha, mudei Total Posts por Total de Posts
. na sétima linha, mudei Total Comments por Total de Comentários
. na linha onde está http://yourblog.blogspot.com/feeds/posts/default mudei este trecho do código para http://www.blogger.com/feeds/BLOGID/posts/default

Veja no post anterior: o BLOGID é o número que identifica seu blog e que aparece no final do endereço no navegador quando você vai criar um post, como, por exemplo, http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=196859631

. e onde está http://yourblog.blogspot.com/feeds/comments/default mudei para http://www.blogger.com/feeds/BLOGID/comments/default

O mesmo número do caso anterior. No primeiro caso, o script apresenta o número de posts publicados, enquanto que no segundo traz o número de comentários existentes. E vai mudando, automaticamente, na medida em que posts e comentários são publicados.

Depois de feitas as mudanças em um editor de texto, como o "Bloco de Notas", faça agora um backup do modelo de seu blog!

Em seguida, cole este código na sua coluna lateral (sidebar), onde você quiser que as estatísticas de posts e comentários apareçam e republique seu modelo.

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Novembro 08, 2009

Lista de Labels em Modelos Clássicos do Blogger

Imaginemos que eu, por alguma razão, seja gosto ou necessidade, uso um Modelo Clássico do Blogger (Classic Template) em meu blog e o publico usando FTP para meu próprio site. O que acontece? As facilidades hoje existentes em o Novo Blogger de adicionar elementos na página do blog através da aba Layout, sem a necessidade de mexer com os códigos do Modelo, não estão disponíveis.

O que fazer se eu quiser acrescentar uma lista automática de Marcadores (Labels) na coluna lateral (sidebar) do meu blog?

Há umas soluções em PHP que podem ser usadas, mas phydeaux3 criou um código que resolve facilmente o problema. O código original está no post Automatic List of Labels for Blogger Classic Templates / FTP, datado de 07 de maio de 2007.

O código [no IE clique aqui]

Ao copiar o código em um editor de textos, apenas 5 modificações devem ser feitas no original:

. na quarta linha é necessário colocar o endereço real de seus Marcadores onde está '/search/label/'; Por exemplo: se publico o meu blog em http://www.airtonjo.com/blog/ o meu endereço é '/blog/labels/'; se o meu blog está no blogspot, não é preciso fazer mudança aqui

. na quinta linha troque Labels por Marcadores [ou outra etiqueta qualquer], se quiser usar um título em português

. na sexta linha troque o false por true, se a publicação do blog for através de FTP

. Na última linha do código é preciso fazer duas modificações:
- substituir USERID por seu número de usuário [atenção: só o número!], que está no endereço do navegador quando você clica em "Visualizar meu perfil completo". Aparece algo assim como http://www.blogger.com/profile/19598217138183481318
- substituir o BLOGID pelo número [atenção: só o número!] que identifica seu blog e que aparece no final do endereço no navegador quando você vai criar um post, como, por exemplo, http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=196859631

Faça agora um backup do modelo de seu blog! Em seguida, cole este código na sua coluna lateral (sidebar) onde você quiser que a lista completa de marcadores apareça e republique seu modelo. Funciona.

Mas antes, dê uma boa lida no post do phydeaux3. Pois: isto funciona somente em blogs com perfil disponível... lista os labels, mas não o número de posts por label... Diz phydeaux3, entre outras coisas:


Caveats - this only works for blogs that have their admin profile publicly available, and the blog must be publicly listed in that profile (this is as it should, if you haven't announced your blog publicly, then your metafeed shouldn't be public). It also does NOT return the number of posts in each label. Just the list of all the ones used.

Claro que todo mundo sabe que antes de modificar qualquer modelo sempre se faz uma cópia de segurança [backup] do original em seu computador...

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Novembro 03, 2009

OpenOffice Portátil 3.1.1 em português do Brasil

A partir da versão 3.0.1, lançada em 18/02/2009, o OpenOffice.org Portátil, original em inglês, veio também em língua portuguesa. Mas era o português de Portugal. E com grafia anterior à definida pelo Acordo Ortográfico que está em vigor no Brasil desde o início de janeiro deste ano.

Hoje, uma boa notícia: agora o OpenOffice.org Portable 3.1.1, disponível para download desde 02/11/2009, está também em português do Brasil.

Sugiro também a instalação de duas extensões: o VERO - Verificador Ortográfico, que funciona segundo os padrões do Acordo Ortográfico em vigor - e o CoGrOO - Corretor Gramatical, acoplável ao OpenOffice.org.


Leia mais, em meu blog e em minha página, sobre Aplicativos Portáteis - Portable Applications.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Outubro 06, 2009

HTML, CSS, Web Standards e Validação

Como estou convivendo com estes temas nos últimos dias - e tive que ir visitar este mundo por causa do grego - aqui estão alguns poucos links que podem ser úteis para quem quiser entender ou construir páginas web:

:: Cleaning up your FrontPage Code
:: TidyGUI - A Free Windows GUI Version of HTML Tidy
:: Optimize HTML GUITIDY Version 1.08 and GUI TIDY Win and Linux Version
:: Using TidyGUI
:: HTML Validator - Ccomplemento para o Firefox
:: Total Validator - Complemento para o Firefox
:: WDG HTML Validator
:: The W3C Markup Validation Service
:: TagCheck HTML and XML Tag Validator with Editing
:: UITest.com: Web Development Tools
:: Dan's Web Tips: Characters and Fonts
:: QuirksMode e QuirksBlog
:: Central do Webmaster do Google

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Julho 26, 2009

IE7Pro: abaixo a propaganda indesejada

Recomendo a quem estiver usando o Internet Explorer 7 ou 8 que faça o download e use o complemento (add-on) IE7Pro 2.4.6, versão lançada em 3 de julho de 2009. É gratuito, e faz, quase, quase, as vezes do Adblock Plus + NoScript, complementos do Firefox.

Nas Configurações não se esqueça de marcar as opções de Filtragem de Conteúdo.

Para uma discussão sobre este complemento, visite o blog IE7pro for Internet Explorer 7.

Update/Atualização:
:: IE7Pro 2.4.7 has been released on Sep 16, 2009.
:: A versão 2.4.7 foi lançada em 16 de setembro de 2009.

Marcadores:

Bookmark and Share

Órfão do Kurumin em busca de outra distro

Para quem, como eu, ficou órfão do Kurumin, infelizmente descontinuado - veja aqui e aqui - a distribuição Linux que dele mais se aproxima, no momento, parece ser o Big Linux. Foi o que conclui, com meus limitados conhecimentos na área.

Passei algumas horas, nestes últimos dias, examinando as sugestões de outros usuários e as características de outras distros. Fiquei entre o Ubuntu 9.04, o Kubuntu 9.04 e o Big Linux 4.2, que acabou sendo minha opção por ser mais brasileiro em suas configurações. Funciona muito bem para mim. Aguarda-se, para breve, a versão 5, que atualizará muita coisa.

Mas, cada um tem um gosto e há distribuições para todos os gostos: o Ubuntu é a distro mais popular do momento - observe o Ranking de Visitas, coluna no lado direito, em DistroWatch.com - enquanto o Mandriva é elogiado pela beleza e por aí vai.

Veja, por isso, as recomendações do Morimoto em ISOs de distribuições Linux e no Fórum do Guia do Hardware, em GNU-Linux, FreeBSD e Software Livre, busque o tópico Linux! o que vocês estão usando? onde usuários procuram responder a 6 questões:

1) Qual distribuição você usa?
2) O que te agradou nela?
3) Por que começou a usá-la?
4) Qual foi sua primeira distribuição?
5) Quanto tempo você está no "Mundo Livre"?
6) Qual distribuição você indicaria aos iniciantes? Por que?

E existe ainda um Projeto Kacique, que se apresenta como futuro descendente do Kurumin. Vingará? Sei não...

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Julho 17, 2009

Firefox Portátil agora em português do Brasil

O Mozilla Firefox, Portable Edition, versão 3.5.1, foi lançado hoje. E, a partir desta versão, o Firefox Portátil vem também em língua portuguesa, tanto do Brasil como de Portugal.

Veja a novidade em Localization, o que dispensa toda a "ginástica" usada anteriormente para termos o Firefox Portátil em nossa língua.

Cito John T. Haller, em Mozilla Firefox, Portable Edition 3.5.1 Released - July 17, 2009 - 1:12pm:
This new release updates Firefox to 3.5.1. We've also expanded the languages available to include Chinese (Simplified and Traditional), Dutch, English, French, German, Hungarian, Italian, Japanese, Polish, Portuguese (Portugal and Brazil), Russian and Spanish (Spain and International)... And, as always, it's open source and completely free.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Junho 30, 2009

Firefox 3.5 e OpenOffice Portátil em português

O Firefox 3.5 saiu hoje. O Mozilla Firefox, Portable Edition, versão 3.5, deve estar a caminho.

O OpenOffice.org Portátil, versão 3.1.0, em português (de Portugal), saiu no dia 26.06.2009.

Não perca.

Leia Mais:
Aplicativos Portáteis - Portable Applications
BrOffice 3.1.0 já está disponível para download
OpenOffice Portátil agora também em português

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Junho 12, 2009

Lista de softwares de segurança

No site Gizmo's Freeware Reviews encontrei hoje uma lista com centenas de sofwares de segurança, quase todos gratuitos. Compilada por Antti Koponen, a lista original está em inglês em um site em finlandês e pode ser acessada no Virustorjunta.net - Finnish Antivirus Portal, que é onde ela deve se manter mais atualizada.

Uma impressionante lista, algo próximo a 500 programas. Mas alguns problemas já são previsíveis: muitos usuários reclamarão que os seus programas preferidos não foram listados; que nem todos são gratuitos; que os programas para Windows predominam; que alguns softwares foram descontinuados; que melhor seria se os programas fossem avaliados e classificados, como é padrão, pelo Gizmo's Freeware Reviews etc.

Apesar de tudo isso, vale a pena conferir e, se for usar algo desconhecido, procure alguma resenha na web e use o programa com prudência. No site há um aviso legal ou termo de responsabilidade o conhecido Disclaimer, que diz: Many of these programs may harm your PC (especially when misused). Use at your own risk.

Portanto, para a lista em inglês no Gizmo's Freeware Reviews, clique em

Probably the best free security list in the world

O site diz:
One of our editors, Antti Koponen, has personally compiled a huge list of free security software which he has modestly titled "Probably the Best Free Security List in the World". Whether it is the "best" I cannot say but it is extraordinarily comprehensive and includes many products I didn't even know existed. Please note that this is just a list not a set of recommendations. However for anyone who has in interest in security it is a fabulous resource (...) This list is kindly provided by Ako, from the Finnish Antivirus Portal. To see the latest version, which is occasionally copied here, you are welcome to visit the site (...) Of course most of the site is in Finnish, but fortunately for most of us, this startlingly comprehensive list is in English. The list is also in Wilders Security Forums. Last Update: Fri, 06/12/2009 - 09:21 — ianjrichards

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Junho 11, 2009

Que tipo de usuário de tecnologia é você?

Os norte-americanos estão sempre procurando classificar as pessoas em sua relação com a tecnologia. Respondi a umas tantas e quantas perguntas feitas em um teste no site Pew Internet e fui rotulado:

You are a Digital Collaborator

A explicação:
If you are a Digital Collaborator, you use information technology to work with and share your creations with others. You are enthusiastic about how ICTs help you connect with others and confident in your ability to manage digital devices and information. For you, the digital commons can be a camp, a lab, or a theater group – places to gather with others to develop something new.

Fonte da informação: Jim West, rotulado pelo teste como um Desktop Veteran.

Veja também: The Nerd Quiz

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Maio 09, 2009

BrOffice 3.1.0 já está disponível para download

Já está disponível para download a versão 3.1.0 do BrOffice.org, opção em português do Brasil do pacote de aplicativos de código aberto (open source) OpenOffice.org.

Clique em minha página de utilitários para uma descrição em português e inglês da suíte e, a partir do link aí presente, vá para a página de download do BrOffice.org. Se preferir usar a versão em inglês, vá para a página do OpenOffice.org. Para outras línguas, veja Native Language Confederation Projects of OpenOffice.org ou OpenOffice.org download.

Leia Mais:
OpenOffice Portátil agora também em português
OpenOffice Portable 3.0 foi liberado para download
Como evitar vírus em pen drives?

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Abril 20, 2009

Como evitar vírus em pen drives?

Cada vez mais vejo meus alunos lutando com o problema da contaminação de seus pen drives por vírus ou outras pragas. Que não saem do dispositivo nem por decreto. Formatou? Sim, mas o bichinho voltou!

Na verdade não existe uma solução definitiva para o problema, que pode apenas ser contornado. Mas é preciso entender como a contaminação se dá e porque ela é persistente.

Como disse alguém no Fórum do PortableApps.com: se o seu pen drive vive de modo promíscuo, ele terá grandes chances de contrair uma doença computacionalmente transmissível. E de transmiti-la para vários computadores...

No dia 13/04/2009 eu li: "About your flash-drive: If it lives in promiscuous mode there's a good chance it will contract a computationally transmitted disease. The only way to go when security is a crucial factor is read-only mode or a bootable live-CD, you can not trust public computers".

Creio que, em primeiro lugar, há cuidados fundamentais que devem ser tomados com os computadores usados - no caso de ser o seu ou de algum colega, já que você não pode fazer isso em um computador público -, como: usar adequadamente o firewall, o antivírus, alguns programas anti-spyware, programas de limpeza de arquivos de todo tipo que ficam no computador após a navegação na Internet etc. Veja exemplos em Utilitários.

E no pen drive é altamente recomendável instalar navegadores seguros, como o Firefox atualizado e com complementos de segurança, como o Adblock Plus e o NoScript, por exemplo. Além de um antivírus portátil como o ClamWin. E não deixe de fazer backup do conteúdo de seu pen drive. Isso tudo é muito fácil com o uso de Aplicativos Portáteis - Portable Apps. Veja aqui e aqui.

E tem mais: não use pen drive falsificado, tem que ser original, senão nada vai durar muito. Mas como vou saber se um pen drive é original?

Para saber se um pen drive DataTraveler da Kingston, modelo e marca dos mais usados entre nós, é original, confira:
. Fotos de todos os pen drives DataTraveler vendidos no Brasil
. Discussão no Clube do Hardware: Identificando Pendrives Kingston DataTraveler falsificados

Agora, algumas soluções que vi na Internet e que podem contornar o problema. Confesso que não achei nenhuma muito satisfatória. Bem, aí vão as indicações. Mas aviso: não me responsabilizo pelo seu uso...

:: Uma indicação bem escrita de como desativar o AutoExecutar no Windows XP pode ser lida no blog Téchne Lógos, de Guilherme Euler, postada em 30 de março de 2008. Ele aponta como fazer isto através das "Diretivas de Grupo". Para o Vista há uma indicação nos comentários a esta postagem. É só procurar.

:: Outra sugestão, encontrada nos comentários à mesma postagem, diz que você pode:
1. criar no bloco de notas um arquivo qualquer
2. salvar como autorun.inf no pen drive
3. clicar no arquivo com o botão direito do mouse e em "propriedades" marcá-lo como "somente leitura".
E pronto: seu pen drive está protegido! Depois disso, se encontrar uma máquina já infectada, ao colocar um pen drive, vai simplesmente aparecer uma mensagem avisando que não pode ser criado o arquivo autorun.inf no pendrive.

Mas tem gente que diz que nada disso funciona. Nem as modificações nas "Diretivas de Grupo" e nem a criação de um "autorun.inf" neutro (explico: a contaminação e proliferação das pragas em pen drives acontecem, em geral, através do arquivo "autorun.inf", que fica oculto na raiz do dispositivo. E olhe: se a lixeira do Windows entrar nesse "rolo", a infecção já é bem mais grave e o tratamento muito mais difícil!)

:: Outra sugestão, ainda nos comentários da mesma postagem, vem da PUC-Rio que diz: se a solução de criar um arquivo autorun.inf não funcionar, siga outra, que implica em lidar com o Registro do Windows, coisa sabidamente delicada. Veja também a ideia original, em inglês, pois esta é uma sugestão do CERT. Esta é perigosa para quem não entende de Registro.

:: Outra solução está na Folha Online de 03/04/2009. É um texto do conhecido José Antônio Ramalho, gente do ramo. É a vacinação com o Panda USB and AutoRun Vaccine. Sei não! Se alguém quiser experimentar, corra o risco!

:: E, finalmente (ou melhor, por enquanto), encontrei alguns programas gratuitos que fazem as mudanças acima (ou outras) e foram recomendados em blogs, em inglês. Como:
. How To Protect USB Drive From Virus When Attached To Infected Computer - By Asad - October 30, 2008. Que sugere dois utilitários: o Thumbscrew e o USB Write Protector
. How To Protect Your Computer From USB AutoRun Virus - By Nakodari - March 28, 2009. Sugestão: usar o utilitário USB AntiAutorun


Boa sorte!

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Março 28, 2009

Problemas com os feeds

Repete-se o mesmo problema de 15 dias atrás: Atom and Rss feeds are empty!

Quo usque tandem abutere, Blogger, patientia nostra?

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Março 14, 2009

Atom and Rss feeds are empty

Muita gente está enfrentando problemas com a publicação de seus blogs no Blogger nesta semana. No meu caso, desde ontem, dia 13. Os arquivos xml do Atom ou Rss estão vazios. Parece que isto ocorre só com quem carrega seus posts em domínio próprio via ftp. Portanto, ontem e hoje, por enquanto, nada de feeds.

A mensagem no Firefox 3.0.7 é a seguinte:
Erro no processamento de XML: nenhum elemento encontrado
Posição: [meu endereço para atom.xml]
Número da linha 1, coluna 1:
^

No IE 7 é:
A página XML não pode ser exibida
Não é possível exibir a entrada XML usando a folha de estilos. Corrija o erro e clique no botão Atualizar ou tente novamente mais tarde.
O documento XML deve ter um elemento de nível superior. Erro ao processar o recurso [meu endereço para atom.xml].

Leio, por exemplo, no The Real Blogger Status [What Blogger won't tell you] o seguinte:
This week, we have a few complaints about Atom/RSS feeds, in various blogs. "When I republish my blogs to my FTP server, the atom.xml and rss.xml files are empty", or "I published a new post, and feed file size is 0. Tried republishing template/settings and deleting the rss.xml file, but it still publishes with a 0 file size", or "I recently selected "Publish Entire Blog" from the dashboard settings and now both the rss.xml and atom.xml files are zero bytes. I have tried republishing selected entries and the entire blog again but to no avail, the feeds are still blank".

Ou ainda, no Blogger Help Group, em mensagem de hoje:
I first noticed on Mar 13 that my rss/atom feed is delivering no content. Instead, it contains the following error message:
XML Parsing Error: no element found
Location: [...]
Line Number 1, Column 1:
My blog is hosted at [...] and published by FTP publishing. On my server, the rss.xml files and atom.xml files have a size of 0. Blog feeds are set to "full," post pages is enabled.

E ainda aqui, no Blogger Help Group, leio 45 mensagens sobre os feeds vazios.

Estamos aguardando uma solução do Blogger...


Atualização/Update: 15.03.2009 - 08h35
Parece que voltou a funcionar... Cruze os dedos!

The problem appears to be resolved: I was able to republish my index this morning and the files are non-empty.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Março 13, 2009

Nova suíte para Aplicativos Portáteis

Como sabe todo mundo que usa pen drive, nele instala práticos aplicativos portáteis e, por isso, visita obrigatoriamente o site PortableApps.com, no dia 6 passado foi lançada a suíte 1.5. A anterior era a 1.1 de 2008.

Agora, poucos dias depois, estão disponíveis a plataforma e a suíte 1.5.2.

Segundo o site, para corrigir bugs que havia na versão 1.5, afetando inclusive o português usado no Brasil (Brazilian Portuguese). É só fazer a atualização.

Diz a nota de John T. Haller, de 12 de março de 2009, 23h45:
PortableApps.com has released the PortableApps.com Platform and PortableApps.com Suite 1.5.2, making it easier than ever to carry your favorite software with you. This release includes a number of bug fixes and enhancements to the PortableApps.com Platform 1.5 that was released last week and all users are encouraged to upgrade. Browse the web, check your email, chat online, listen to music, keep your passwords secure, work on documents, check your datebook and even play a few games... all on the go. And, as always, it's all open source and completely free.

E as opções de temas para esta nova versão?

Em PTC - PortableApps Theme Central já havia sido lançado o PortableAppsMenuMod34 PaTChed for PAP 1.5.

Leia Mais:
OpenOffice Portátil agora também em português

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Fevereiro 28, 2009

Kurumin NG foi descontinuado em janeiro de 2009

Só hoje pude ler com mais calma sobre o tumultuado fim do projeto Kurumin NG, episódio que se deu no final de janeiro de 2009.

Muito ruim. Era o Linux que eu usava.

Confira as notícias aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Fevereiro 24, 2009

OpenOffice Portátil agora também em português

A partir da versão 3.0.1, lançada em 18/02/2009, o OpenOffice.org Portátil vem também em língua portuguesa. Mas é português de Portugal. E com grafia anterior à definida pelo Acordo Ortográfico que está em vigor no Brasil desde o início de janeiro deste ano.

Mesmo assim já é uma boa coisa para nós, usuários do português brasileiro (Brazilian Portuguese), e excelente para os usuários do português lusitano (Portuguese).

Além do que, em Ferramentas > Personalizar > Modificar é possível mudar alguns itens do menu para o português do Brasil.

Sugiro também a instalação de duas extensões: o VERO - Verificador Ortográfico que funciona segundo os padrões do Acordo Ortográfico em vigor - e o CoGrOO 3.0.2 - Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org. Não se esqueça de fazer as escolhas corretas em Ferramentas > Opções > Configurações de Idioma.

O que disse sobre as extensões vale também para o BrOffice.org 3.0.1.

Todas as explicações necessárias para a instalação e uso estão nas páginas indicadas.

Leia mais em meu blog e em minha página sobre Aplicativos Portáteis - Portable Applications.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Dezembro 18, 2008

OpenOffice Portable 3.0 foi liberado para download

Foi liberada hoje a versão 3.0.0 da suíte OpenOffice.org Portable. Para quem usa pen drive...

OpenOffice.org Portable 3.0 Released - Submitted by John T. Haller on December 18, 2008 - 5:08am

O download pode ser feito aqui.

Confira, em português, o BrOffice (OpenOffice.org) e verifique esta lista, com links, de aplicativos portáteis.

Se, eventualmente, ainda não estiver familiarizado com o assunto, vá para o "Leia Mais".


Leia Mais:
Portable Applications - Aplicativos Portáteis
Usando Aplicativos Portateis - Portable Apps
Aplicativos portateis: fazendo e aprendendo

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Setembro 24, 2008

A Blogosfera, segundo Technorati

Technorati: State of the Blogosphere / 2008

Welcome to Technorati’s State of the Blogosphere 2008 report, which will be released in five consecutive daily segments:
  • Introduction
  • Day 1: Who Are the Bloggers?
  • Day 2: The What And Why of Blogging
  • Day 3: The How of Blogging
  • Day 4: Blogging For Profit
  • Day 5: Brands Enter The Blogosphere
Leia Mais:
No Brasil temos muitos blogs e poucos biblioblogs

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Setembro 15, 2008

Estou de olho no senhor!

Desaparecer na era da web ainda é possível. Mas o limite entre a privacidade e a exclusão social é cada vez menor...

Leia uma interessante entrevista com Thierry Rousselin, consultor de observação espacial e ex-diretor do programa de armamentos da Direção Geral de Armamentos da França, que, com François de Blomac, especialista em novas tecnologias de informação, lançou em abril deste ano o livro Sous Surveillance: Démêler le mythe de la réalité [Sob Vigilância: Separando o mito da realidade]. Paris: Les Carnets de l'Info, 2008, 252 p. - ISBN 9782916628295.

Se você já fez pela menos uma das perguntas abaixo, este texto é para você.
  • Quais são hoje os grandes domínios da vigilância tecnológica?
  • Ainda é possível "desaparecer" em nossas sociedades? Isto é, ainda é possível escapar do controle da tecnologia?
  • Os telefones celulares são cada vez mais vistos como potenciais delatores. Ainda é possível limitar esse risco?
  • A maior porta para a invasão de nossa vida privada ainda é o computador ligado à internet?
A entrevista foi publicada no Le Monde em 11 de abril de 2008 - Peut-on échapper à la surveillance? - e reproduzida, em português, na Folha Online de 15/09/2008 - 09h45:

Desaparecer na era da web ainda é possível, diz especialista

Extrait:
Nos téléphones portables sont des mouchards, nos ordinateurs des balances. Les libertés individuelles se réduisent au rythme du développement des nouvelles technologies. Sacrifier sa liberté pour le confort, le divertissement ou la sécurité : Thierry Rousselin, coauteur de "Sous surveillance", nous met en garde contre ce marché de dupes. Nos téléphones portables sont des mouchards, nos ordinateurs des balances. Les libertés individuelles se réduisent au rythme du développement des nouvelles technologies. Pourtant, loin de nous en inquiéter, nous favorisons cette surveillance en dévoilant nos vies sur Internet ou en utilisant des passes électroniques.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 18, 2008

Firefox 3

Firefox 3

:: Download Day

:: Firefox 3 - Getting stuff organized - Search Engines: Biblical Studies and Technological Tools (mgvh)

:: Mozilla Firefox 3.0 for Windows, Portable Edition - PortableApps.com

:: Novo Firefox tem 8 milhões de downloads em 24 horas: Folha Online - 18/06/2008 - 18h26

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Maio 03, 2008

Ufa!

Que alívio!

Microsoft retira a oferta de compra do Yahoo! - Folha Online: 03/05/2008 - 21h53

Microsoft walks away from Yahoo - BBC News: 02:35 GMT, Sunday, 4 May 2008 03:35 UK

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Março 15, 2008

Aplicativos portateis: fazendo e aprendendo

Fui acrescentando como comentários ao post Usando Aplicativos Portateis - Portable Apps alguns problemas e soluções que encontrei nestes dias no uso de aplicativos portáteis em um pen drive. Resolvi transcrever tudo aqui novamente, pois nos comentários eles estão meio escondidos.

:: Há aplicativos do Google que são portáteis?
Infelizmente não. Deixam rastros no computador usado? Sim. São Open Source? Não.

Confira aqui, onde se diz, por exemplo: "Unfortunately, most of Google's software is closed source, so it can't be hosted on SourceForge.net for download. Further more, it's bound to all be copyrighted, so it would make it eve harder for some of their software that is open source".

Saiba, portanto, que, ao usar a "Google Toolbar for Firefox", como estou fazendo, está saindo, por sua conta e risco, da lógica da portabilidade...

:: Sempre fica alguma coisa no computador em que se usa um pen drive?
No sistema Windows, sempre. O importante é o aplicativo não deixar informações pessoais.

Veja a explicação de John T. Haller do site PortableApps.com:

What is really left behind with portable apps? - John T. Haller - December 13, 2007 - 12:19pm
"Windows itself will keep track of certain things and, if you're not logged in as an admin, you can't delete them. So, there's no such thing as leaving nothing at all behind. The commercially available portable platforms all lie in their advertisements and on their websites and say things like 'no trace', etc even though they actually leave the usual registry entries, MUI Cache, prefetch files, etc. Heck, some of the commercial platforms make the 'no trace' claim and actually leave their own EXE files behind. The portable apps from here leave as little as possible... and the platform itself will have some improved options to ensure that some of the Windows bits are cleaned up when possible... but there's a reason it's listed as 'no personal information left behind' instead of 'no trace'. Anyone claiming 'no trace' is trying to sell you something and lying in the process".

:: E nada para Linux em PortableApps.com?
Ainda não.

Mas em Operating Systems leio algo interessante: Linux: Coming soon...

:: Como formatar um pen drive?
O sistema de arquivos utilizado pelo pen drive é o FAT/FAT32. Veja o sistema de arquivos de seu pen drive no Windows XP, por exemplo, clicando em Ferramentas administrativas - Gerenciamento do computador - Gerenciamento de disco.

Antes de instalar os aplicativos em seu pen drive, formate-o usando o sistema de arquivos FAT ou FAT32. Use as Ferramentas administrativas citadas acima, ou clique em Meu Computador e, em Dispositivos com armazenamento removível, clique com o botão direito do mouse em seu pen drive e em Formatar. Na janela que se abre aparecem 5 opções: Capacidade [do pen drive em GB], Sistema de arquivos [FAT ou FAT32], Tamanho da unidade de alocação [Tamanho de alocação padrão], Rótulo do volume [se quiser dar um nome a seu pen drive] e Opções de formatação [deixe as caixas desmarcadas, em situação normal].

Mas lembre-se: o FAT ou FAT16 é um sistema de arquivos que tem uma limitação de 2GB por partição. Assim, se você for formatar um pen drive de até 2GB, pode usá-lo. Embore use um cluster maior - e ocupe mais espaço em disco - tem um desempenho melhor. Mas se o seu pen drive tiver mais de 2GB é necessário usar o FAT32. O sistema de arquivos NTFS não é usual para formatação de pen drive.

Mantenha desmarcada a caixa de formatação rápida, em Opções de formatação, pois ela serve apenas para limpar os dados de um dispositivo de forma eficaz.

E antes de retirar seu pen drive da porta USB, sempre use a opção Remover hardware com segurança, do contrário poderá perdê-lo. Se quiser facilitar a operação use um pequeno programa chamado USBDeview. E tome cuidado com porta USB com polaridade invertida, pois queima o pen drive.

Leia sobre as duas situações aqui. Leia mais aqui.

:: Ainda sobre as portas USB
Existe testador para porta USB, como este da Wurth. Antes de usar seu pen drive em um computador desconhecido, será bom testar a porta. Há muitos computadores - mas muitos mesmo, acredite!- montados com polaridade invertida nas portas USB frontais!

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Março 08, 2008

Usando Aplicativos Portateis - Portable Apps

Para ter à mão uma cópia de seu blog - e garantir que se for apagado poderá ser recuperado - após copiá-lo para o computador com o HTTrack Website Copier, faça uma cópia de segurança em um pen drive preparado com aplicativos portáteis [Portable Applications] no qual poderão ser copiados igualmente os seus principais documentos. É fácil de montar.

O que são aplicativos portáteis?
Aplicativos portáteis são programas gratuitos, a maioria de código aberto [open source], que podem ser executados em qualquer computador com Windows, sem a necessidade de instalação formal, ou com uma instalação simples que lhes permita serem diretamente executados a partir de um dispositivo portátil. Esses programas, quando devidamente preparados, não criam entradas no registro do Windows, sendo, dessa forma, muito prático fazer a sua instalação em um pen drive e ter o programa pronto para ser utilizado em qualquer micro.

What is a portable application?
A portable app is a freeware program that you can carry around with you on a portable device and use on any Windows computer. When your USB flash drive, portable hard drive, iPod or other portable device is plugged in, you have access to your software and personal data just as you would on your own PC. And when you unplug the device, none of your personal data is left behind.

Há várias opções de sites com aplicativos portáteis, mas veja os seguintes, nesta ordem:
Estou aprendendo a fazer o meu pen drive com aplicativos portáteis em um Flash Memory Pendrive Kingston 2GB USB 2.0 DTI/2GB. Conto minha experiência, porque pode ajudar a quem queira aprender.



:: Instalei a PortableApps Suite (Standard Edition 1.0) : 89.5MB (download), ~260MB (installed).
. A PortableApps Suite Standard Edition [uma das três disponíveis no site], traz os seguintes aplicativos: ClamWin Portable - Antivírus; Mozilla Firefox Portable Edition - Navegador; Gaim Portable - Comunicador Instantâneo; OpenOffice.org Portable - Suíte para escritório; Sudoku Portable - Jogo; Mozilla Sunbird Portable Edition - Calendário e Gerenciador de Tarefas; Mozilla Thunderbird Portable Edition - Cliente de e-mail

:: Em seguida comecei a personalizar a suíte, retirando alguns aplicativos, atualizando outros e, ainda, instalando outros que me interessam e não estão ali.

:: Troquei o PortableAppsMenu original pelo PortableAppsMenu MOD r30, de XrX, que permite personalizar nomes de aplicativos, língua portuguesa etc. O processo foi simples: apaguei o antigo menu e copiei o novo.

:: Atualizei o ClamWin Portable para a última versão disponível: 6MB (download), ~20MB (installed with definitions).
. Quando um aplicativo é portable basta instalar a nova versão sobre a antiga, que as configurações são preservadas. Ou é possível, para alguns aplicativos, desinstalar a versão antiga, preservando as configurações, e instalar a nova - veja, para cada caso, as orientações na página do aplicativo. Isso se faz através do próprio menu, em Opções > Remover um Aplicativo > Instalar um Novo Aplicativo.
. Por que um antivírus é necessário? Um pen drive pode pegar vírus e outras pragas, como qualquer outro dispositivo móvel e gravável plugado em um computador contaminado ou que possa ser contaminado via web.

:: Atualizei o Mozilla Firefox Portable Edition: 6.0MB (download), ~25MB (installed) e instalei a barra do Google e os complementos que uso habitualmente, ocupando, assim, um espaço de ~45MB. O Firefox está em inglês e eu o quero em português. Há dois modos de fazer isso:
. copio a minha distribuição local do Firefox e não instalo a portable, mas isto ocupa mais espaço
. ou mudo a língua para o português, fazendo os seguintes passos:
1. Instalo o Firefox Portable em inglês
2. Inicio o Firefox Portable
3. Instalo o complemento Locale Switcher
4. Faço o download do pacote de idioma pt-BR.xpi e o instalo através de File > Open no menu do Firefox
5. Encerro e reinicio o Firefox
6. Clico em Tools [Ferramentas] e em Languages [Idiomas] e escolho a língua, no caso, Português (Brasil)
7. Reinicio o Firefox.

:: Atualizei a suíte OpenOffice.org Portable para a última versão: 77.4MB (download), ~219MB (installed)
. Para passar para o português:
Instalei em meu computador a versão mais recente do BrOffice.org
Em seguida copiei para o OpenOffice Portable as seguintes pastas que ficam no diretório App\openoffice\:
\help
\licenses
\presets
na pasta \program copiei o pasta \resources
\readmes
\share
Com isso o meu OpenOffice.org Portable (com cara de BrOffice.org) ficou com ~253 MB.

:: Do mesmo modo, instalei/atualizei vários outros aplicativos portáteis, como o 7-Zip Portable (compactador/descompactador de arquivos), o Eraser Portable (limpeza de disco), o Mozilla Thunderbird Portable (cliente de e-mail), o WinHTTrack Portable (browser offline) etc.

:: Para instalar um programa que não é preparado para ser portable:
. Crie uma pasta com o nome do aplicativo em PortableApps e copie os arquivos para ela, caso o programa esteja instalado no computador
. Ou faça antes o download do programa... Veja se nas Configurações do programa há a opção de "salvar todas as configurações em um arquivo .ini" e a deixe marcada. Isto evita que o aplicativo deixe rastros no computador usado.
. Vá para o PortableApps Menu e em Opções clique em Atualizar Menus. O programa aparecerá em seguida... Esse é o caso de vários programas úteis como CPU-Z, SIW etc.

:: Há vários aplicativos para criptografar arquivos, discos, pen drives etc, o que é uma boa solução para proteger o conteúdo do pen drive. Mesmo que você não criptografe os aplicativos, não gostará de perder o seu pen drive com seus documentos desprotegidos. Mas é preciso ler muito sobre os softwares disponíveis, pois alguns são bastante profissionais e é preciso saber usar, enquanto outros não protegem nada. Exemplifico:
. Enquanto o KaKa Folder Encryption não funciona adequadamente, não é encriptação, apenas oculta os dados, protegendo-os, mas há scripts que podem acessá-los, já o TrueCrypt formata o pen drive, cria uma partição virtual, protege os dados profissionalmente. Leia especialmente o Beginner's Tutorial e o Traveler Mode. Um tutorial em português pode ser lido em Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Windows ou Linux.
. É possível criptografar facilmente pastas ou arquivos com o Toucan Portable, gosto dele, mas, para a criptografia, em Secure - [Toucan tem 5 funções no total] - é absolutamente proibido errar a senha, pois isto destrói os arquivos criptografados e a chance de recuperação é de cerca de 1 para 4 bilhões com a senha errada!

:: Backup: tanto o PortableAppsMenu original como o PortableAppsMenu MOD r30, de XrX, e vários outros que existem, oferecem a opção de fazer backup do pen drive em outro dispositivo, como seu disco rígido. Use a opção com freqüência, porque se algo der errado...

:: Endereços de aplicativos portáteis: como já os coloquei parcialmente acima e, de modo mais completo, na minha página, na seção de Utilitários [Utilities], confira ali, em Aplicativos Portáteis - Portable Applications, as várias opções que, por sinal, vão muito além do Windows. É bastante estimulante montar um pen drive com uma distribuição Linux ou outro sistema Unix.

:: Para se manter atualizado, já que há novos releases dos aplicativos quase todos os dias, assine os feeds das principais páginas de aplicativos portáteis.

:: Nos bons sites de aplicativos portáteis há instruções de instalação, tutoriais, suporte, fóruns. Um entrave, para alguns, provavelmente, será a língua: a maioria está mesmo em inglês!

:: Mais endereços para utilitários na Ayrton's Biblical Page: Utilitários

:: Finalmente, confira endereços para o mundo Linux.

Marcadores:

Bookmark and Share

Portable Applications - Aplicativos Portáteis

Aplicativos Portáteis? Portable Applications? Portable Apps? Portable Software? Para Windows e Unix/Linux?

Confira em Aplicativos Portáteis - Portable Applications.

Estou preparando um texto mais detalhado sobre o tema. Aparecerá qualquer dia destes...

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Fevereiro 24, 2008

Fazendo backup de seu blog

Há vários recursos para backups regulares de um blog. Como os muitos já citados pelos colegas, após o caso de Jim West.

Eu gosto de usar o HTTrack Website Copier.


Veja a descrição, em inglês e francês, no site:

HTTrack é um browser offline gratuito (GPL) e fácil de usar. Com ele é possível fazer o download de um site da Internet para um diretório local do computador, mantendo a estrutura original do site. O programa pode atualizar um site anteriormente copiado e pode retomar downloads interrompidos. Excelente, por exemplo, para fazer uma cópia de seu blog no computador. WinHTTrack é compatível com Windows 9x/NT/2000/XP e WebHTTrack é compatível com Linux/Unix/BSD. A versão 3.42 é de 16/11/2007. Leia as FAQs.

HTTrack is a free (GPL) and easy-to-use offline browser utility. It allows you to download a World Wide Web site from the Internet to a local directory, building recursively all directories, getting HTML, images, and other files from the server to your computer. HTTrack arranges the original site's relative link-structure. Simply open a page of the "mirrored" website in your browser, and you can browse the site from link to link, as if you were viewing it online. HTTrack can also update an existing mirrored site, and resume interrupted downloads. HTTrack is fully configurable, and has an integrated help system. WinHTTrack is the Windows 9x/NT/2000/XP release of HTTrack, and WebHTTrack the Linux/Unix/BSD release. Version 3.42: 11/16/2007. Read the FAQs.

HTTrack est un aspirateur de sites web facile d'utilisation et libre (GPL, free software). Il vous permet de télécharger un site web d'Internet vers votre disque dur, en construisant récursivement tous les répertoires, récupérant html, images et fichiers du serveur vers votre ordinateur. HTTrack réorganise la structure des liens en relatif. Ouvrez simplement une page du site "aspiré" dans votre navigateur, et vous pourrez browser librement à l'intérieur, comme si vous étiez connecté. HTTrack peut aussi mettre à jour (update) un site existant, ou continuer un download interrompu. Le robot est entièrement configurable, avec un système d'aide intégré. WinHTTrack est la version Windows 9x/NT/2K/XP de HTTrack, et WebHTTrack la version pour Linux/Unix/BSD. Version 3.42: 16/11/2007. Lisez les FAQs.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Fevereiro 18, 2008

A vida de um post - The Life of a Post

Você sabe por onde andam os posts de seu blog?

Diga-me com quem andas...

The Life Cycle of a Blog Post, From Servers to Spiders to Suits — to You - Wired Magazine

A jornada do post - Info Online - Blog do Juliano Barreto

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Fevereiro 04, 2008

Microsoft x Google

Se a Microsoft comprar o Yahoo!, teremos um duopólio na Internet...

Microsoft quer comprar o Yahoo! por US$ 44 bilhões - Folha Online: 01/02/2008 - 10h16

Com oferta pelo Yahoo!, Microsoft pode estender "influência ilegal", diz Google - Folha Online: 04/02/2008 - 10h14

Google trabalha para impedir venda do Yahoo! para a Microsoft, diz jornal - Folha Online: 04/02/2008 - 15h23

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Janeiro 30, 2008

Como um blog adquire sua legitimidade?

A internet vai gerar novas formas de inteligência coletiva?

Estou convencido de que sim. Os meios de comunicação oferecidos à humanidade, as redes digitais instantâneas parecem ter um objetivo principal: alimentar ou criar uma coerência global. Um blog adquire a sua legitimidade se for identificado com outros blogs [sublinhado meu], e o primeiro sítio que surge no Google é aquele que é ‘hyperligado’ pelo maior número de sítios... Essa legitimação por parte da coletividade carrega os seus perigos: ela se defende contra o individual e despreza aquilo que é marginal ou fora dos padrões. Mas também representa um enorme potencial que pode mudar profundamente a nossa relação com o mundo. O humano da condição inumana está bem mais próximo da formiga - que vive, existe e compreende o universo através de sua coletividade – que não é o de um indivíduo autônomo, consciente e singular.

Este é um pequeno trecho da entrevista de Ollivier Dyens, professor do Departamento de Estudos Franceses da Universidade de Concordia (Montreal), que estuda há mais de quinze anos o impacto das novas tecnologias na sociedade. Entrevista publicada no Le Monde, de 27.01.2008. Dyens é autor do livro La Condition inhumaine (A condição inumana).

A entrevista está em Notícias do IHU de 29.01.2008.

Leia o texto completo de A revolução ‘inumana’.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Janeiro 28, 2008

HTTP 500 - Erro Interno do Servidor

Desde o dia 25 passado o Livro de Visitas (Guestbook) e as Enquetes Bíblicas (Biblical Polls) da Ayrton's Biblical Page estão inacessíveis.

Há um HTTP 500, um erro interno do servidor (HTTP 500 - Internal Server Error) do Yahoo! que bloqueia todo acesso ao Banco de Dados. Não funcionam nem mesmo as ferramentas administrativas.

Respondendo a um meu e-mail enviado no dia 26, o Suporte do Yahoo! disse, no dia 27, que

...you are facing issues while connecting to the MySQL database... Few of our other customers have also reported similar concerns and we are looking into any difficulties you reported. We are trying to find out the root cause of this issue to fix it as soon as possible. We apologize for any inconvenience you may have experienced due to this issue.

Atualizando: 28.01.2008 - 22h00
Tudo voltou ao normal. Sem perda de dados. Ufa!

Marcadores:

Bookmark and Share