Observatório Bíblico

Quinta-feira, Outubro 29, 2009

The Catholic Biblical Quarterly de outubro 2009

A revista The Catholic Biblical Quarterly Vol. 71, No. 4 / October 2009 acaba de chegar. É o quarto e último número deste ano.

Veio bem "gordinha", com suas 271 páginas...

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Outubro 03, 2009

Free Online Access to all SAGE Journals - 2009

SAGE está oferecendo acesso online gratuito ao conteúdo completo - Full Text - de mais de 500 publicações até 31 de outubro de 2009.

Clique aqui e faça sua inscrição.

. Acesso a cerca de 260 mil artigos de mais de 500 publicações
. Conteúdo disponível: de 1999 até hoje.

SAGE is currently offering free online access to its must-have content on SAGE Journals Online. Register now and you will have access until October 31, 2009 to:

. more than 260,000 articles from 500+ journals
. content back to 1999

Leia Mais:
SAGE: Theology and Biblical Studies Free Trial
Free Online Access to all SAGE Journals

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Abril 29, 2009

Revista "Estudos Bíblicos": chegamos ao n. 100

Acabo de receber o número 100 da Revista Estudos Bíblicos, que tem 136 páginas: Contribuições para o estudo da Bíblia - 25 anos

Escreve Milton Schwantes no Editorial:
"Este número 100 de Estudos Bíblicos procura celebrar caminhos já trilhados. Realmente é uma festa poder comemorar tantos anos de atividade, de criatividade, de encontros e alguns desencontros (...) Um dos segredos que nos caracteriza é a ampla participação de biblistas, exegetas, historiadores, teólogas e teólogos, de leigas e leigos. Estamos em um amplo mutirão na criação, na escrita e na difusão da revista. Esta certamente foi, na própria constituição desta nossa revista, uma das decisões mais sábias: a de fazê-la nascer em regiões diferentes. Cada grupo regional, encarregado de um número, se reúne autonomamente e vai à tarefa (...) Também cabe ressaltar que Estudos Bíblicos tem raiz na comunidade. Este certamente é um aspecto que deveríamos tornar ainda mais marcante. Muitos são os artigos que retratam experiências populares e comunitárias (...) Pode-se dizer que Estudos Bíblicos é uma revista de pastoral, para animar pessoas às tarefas bíblicas em meio ao povo. Certamente, esta é nossa intenção. Mas, para poder seguir por este caminho faz-se necessário ‘des-cobrir’ os textos em dimensões novas (...) O presente vol. 100 não se pôs como meta a elaboração de ensaios típicos para Estudos Bíblicos. Houve um só acordo: escrever em memória ao centésimo número. Mas a temática e o enfoque ficaram por conta de cada autora e de cada autor. A diferença foi, pois, desejada..."

Ludovico Garmus, por sua vez, relembrando o nascimento de Estudos Bíblicos, vai dizer em seu artigo Estudos Bíblicos - 1984-2008:
..."Assim, em 1984, no vol. 44, fascículo 173 da REB, nasceu como apêndice o primeiro número de 'Estudos Bíblicos', com 66 páginas. O título era: 'A Bíblia como memória dos pobres'. O editorial era assinado por Leonardo Boff e Ludovico Garmus, responsáveis pela nova série por parte da Editora Vozes. Os autores do primeiro número eram Carlos Mesters, Pablo Richard, Milton Schwantes e Alberto Antoniazzi (...) Até o número 12 (1986), Estudos Bíblicos era um anexo da Revista Eclesiástica, mas publicado também em cadernos separados para os não assinantes da REB e comercializado nas livrarias como livro. A partir do n. 13, em 1987, a série 'Estudos Bíblicos' ganha maturidade: deixa de ser um anexo da REB e passa a ser publicada em separado, podendo os números ser adquiridos por assinatura (...) A redação é volante. Os números são produzidos pelos colaboradores das várias regiões do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. As regiões se revezam na produção dos vários números, escolhem o tema e o seu coordenador (...) Publicaram-se até agora 99 números, com a média de 86 páginas cada número, ou seja, quase 9.000 páginas..."

Os artigos deste número 100:
. Ludovico Garmus: Estudos Bíblicos - 1984-2008
. Júlio Paulo Tavares Zabatiero: Texto, estranho texto
. José Comblin: Ler a Bíblia
. Marcelo Barros: As revelações do Mistério Uno e Múltiplo - Releitura macroecumênica do nome divino em Êxodo 3
. Mercedes Lopes: A terra está de luto e seus habitantes murcham (Oséias 4,1-3) - Uma profecia que mostra a relação entre humanidade e natureza
. Milton Schwantes: Solidariedade e conhecimento de Deus - Enfoques proféticos em Oséias 6,1-11
. Tércio Machado Siqueira: Os Cânticos das Subidas - Observações sobre o contexto histórico
. Valmor da Silva: Sabedoria em Provérbios - As várias faces da realidade
. Haroldo Reimer e Ivoni Richter Reimer: Sábado e vida digna
. Cássio Murilo Dias da Silva: Quando o mensageiro divino é vingativo
. Carlos Mesters e Francisco Orofino: Paulo apóstolo - Viver em conversão permanente
. Irineu José Rabuske: As Cartas Pastorais (1-2Timóteo e Tito)
. Pedro Lima Vasconcellos: Sobre verdade e hospitalidade - Anotações sobre 2 e 3João

. Resenha: RÖMER, T. A chamada história deuteronomista: Introdução sociológica, histórica e literária. Petrópolis: Vozes, 2008, 207 p. - Por Cássio Murilo Dias da Silva

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Outubro 15, 2008

Bible and Interpretation foi reativada

Ora, que boa notícia!

O que é Bible and Interpretation?

:: Publicação dedicada às últimas notícias, comentários e editoriais sobre as interpretações arqueológicas, históricas e exegéticas relevantes para o estudo da Bíblia. Dirigida ao público leigo e acadêmico.

:: This site is designed to appeal to a significant public and scholarly audience who are interested in the most current news and interpretations on the Bible. It is our endeavor to bring the latest news and information in the field of biblical studies to a wide readership and to contact scholars for comment and analysis. As our site matures and grows, we will elicit articles from individuals representing the best scholarship available for the general public and student [citado do site].

Dica vista em Jim West.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Setembro 30, 2008

Free Online Access to all SAGE Journals

Free online access to all SAGE journals until October 31, 2008

Please feel free to forward this message onto your colleagues—they can register here.

SAGE está oferecendo acesso gratuito ao conteúdo completo de suas mais de 500 publicações online até 31 de outubro de 2008. Promoção semelhante foi feita nas áreas de Bíblia e Teologia no final de 2007, como se pode ver aqui.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Setembro 10, 2008

RIBLA: Profetas Anteriores ou OHDtr

Recebi nestes dias e estive lendo o último número da RIBLA - Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. É o número 60, o segundo de 2008. O tema: Profetas Anteriores (Josué, Juízes, 1+2Samuel e 1+2Reis).

É um tema com poucas publicações no Brasil e até o nome deste conjunto de livros é controvertido: Profetas Anteriores, Livros Históricos ou Obra Histórica Deuteronomista (OHDtr)?

Editorial de Milton Schwantes e artigos de Nancy Cardoso Pereira, Carlos Arthur Dreher, Samuel Almada, Jorge Pixley, Marcos Paulo Bailão, Ricardo Lengruber Lobosco, Marli Wandermurem, Cássio Murilo Dias da Silva, Lilia Ladeira Veras, Haroldo Reimer, Lília Dias Marianno, Tércio Machado Siqueira e Sandro Gallazzi.

São 192 páginas. Confira.

E não se esqueça do livro dos Biblistas Mineiros que está no prelo: KONINGS, J. et al. O Deuteronomista e sua história de Israel: do êxodo ao exílio. Petrópolis: Vozes, 2008.

Leia Mais
RIBLA Online
A Obra Histórica Deuteronomista na revista Estudos Bíblicos
Bibliografia comentada sobre a OHDtr

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Julho 31, 2008

Nova revista online sobre o Jesus Histórico

Agradeço à Professora Cláudia Andréa Prata Ferreira, da UFRJ, pela indicação.


Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Julho 11, 2008

RIBLA Online

A RIBLA - Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana - está com os textos completos dos números 1 a 55 disponíveis online. Em espanhol, no site do CLAI - Consejo Latinoamericano de Iglesias - Conselho Latino-americano de Igrejas. O último número que recebi foi o 59, o primeiro de 2008.

Sobre a RIBLA, se lê no site do Instituto Teológico Franciscano:
RIBLA se inspira em duas vertentes: 1) bíblica 2) histórico-cultural latino-americana e caribenha. Portanto, por um lado, procura ouvir a revelação de Deus, tanto enquanto codificada na história bíblica, quanto, por outro lado, codificada no contexto histórico-cultural latino-americano e caribenho. A revelação de Deus e sua percepção acontecem na mediação histórica, no caso, bíblica, latino-americano e caribenha. Assim, RIBLA se situa nas experiências de fé e de luta pela vida das comunidades das Igrejas da AL e do Caribe. Parte do pressuposto de que as dores, utopias e poesias dos pobres são uma mediação hermenêutica decisiva para a leitura da Bíblia em nossas terras. Desde 1988, em fascículos temáticos, RIBLA é editada em duas versões linguísticas: espanhola e portuguesa. Esta que aqui é apresentada, editada pela Ed. Sinodal (São Leopoldo/RS) e pela Vozes (Petrópolis/RJ), é a versão portuguesa (pela versão em língua espanhola: RECU - Equador - e Ed. DEI - Costa Rica).

La Revista Bíblica Latinoamericana "se sitúa dentro de las experiencias de fe y de lucha de las comunidades y de las iglesias. La Biblia está siendo rescatada por el pueblo. Los dolores, utopías y poesías de los pobres se tornaron, a través de las comunidades, mediaciones hermenéuticas decisivas para la lectura bíblica en América Latina y en el Caribe. Esta Revista tiene como cuna, la vida sufrida de nuestros pueblos y su tenaz resistencia en dirección de una existencia digna y justa. Las comunidades de los pobres ahí insertadas se constituyeron en fermento para el conjunto de la hermenéutica bíblica" (Milton Schwantes).

Mais Revistas de Bíblia?
ANE Journals
Revistas/Journals

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Junho 12, 2008

Estudos Bíblicos 97 trata da Mística na Bíblia

Acabo de receber o número 97 da Revista Estudos Bíblicos, da Vozes. Que trata da Mística na Bíblia.

Foi elaborado pelo grupo de biblistas do Centro-Oeste. Escrevem, neste número, Daniel S. Pereira, Elias M. Vergara, Ana Luisa A. Cordeiro, Haroldo Reimer e Ivoni Richter Reimer, Luiz Alexandre S. Rossi, Darlyson Feitosa, Roberto Lopes de Souza, Joel A. Ferreira e Paulo Ueti.

No editorial diz Joel Antonio Ferreira:
Este número da Revista Estudos Bíblicos, coordenado pelo Centro-Oeste, quer refletir sobre a mística que movia mulheres e homens a defender, lutar e propor uma causa viva. Por que certas pessoas se envolviam ("tu me seduzistes"), totalmente, com Deus e, a partir de Deus ("Senhor, tu me seduzistes"), moviam-se na defesa da justiça? Por que aqueles identificados com Deus, quase sempre, identificavam-se também com os pobres?

Inicialmente estava previsto como número 97 o estudo dos Biblistas Mineiros sobre o livro de Rute, que deve ser, agora, o número 98, de junho de 2008.

E que deve sair um pouco atrasado, pois já estamos em meados de junho.

Nosso estudo sobre Rute terá por título Bíblia: teoria e prática – Leituras de Rute.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Abril 15, 2008

Ano Paulino na Vida Pastoral

O número 260 da revista Vida Pastoral - maio-junho de 2008 - é dedicado ao Ano Paulino.

Os artigos:
  • Anúncio papal do Ano Paulino - Homilia de Bento XVI
  • Libertar Paulo! - José Bortolini
  • O apóstolo Paulo e a comunicação - Valdir José de Castro
  • Liberdade com responsabilidade: ética cristã nos escritos de São Paulo - Darci Luiz Marin
O Ano Paulino foi instituído por Bento XVI para comemorar os dois mil anos do nascimento de Paulo. Começa em 28 de junho de 2008 e termina em 29 de junho de 2009.


Leia Mais:
Anno Paolino - Bimillenario della nascita di San Paolo Apostolo
Apresentadas sugestões para celebração do Ano Paulino - CNBB: 09 de abril de 2008
Bíblia: tema a ser debatido pelos bispos em 2008
SBB - 2008 Ano da Bíblia

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Fevereiro 17, 2008

PDQ: The Past Discussed Quarterly

Você está acompanhando esta iniciativa? Da criação de uma nova revista trimestral online, the Past Discussed Quarterly, com os melhores posts dos blogs sobre a Antiguidade?

About PDQ

PDQ is a journal designed to provide a bridge between blogging and academia. It will provide stable citeable references for selected weblog posts focussed upon or of interest to the pre-Renaissance past. It is compiled from articles submitted by bloggers on a quarterly basis. The journal is available in three formats. There is a PDF downloadable copy for free. There is a paper copy which can be ordered via Lulu, which is set to the cost of printing and delivery only. Finally we intend that the journal will also be placed in a repository for long-term curation. Until the details are finalised it will be available in XHTML format from a server based at NYU’s Institute for the Study of the Ancient World. PDQ is released under a Creative Commons BY-NC-ND licence, making it freely copyable. We are looking for submissions on any medieval / ancient / prehistoric topics from bloggers which fall into the categories below. Additionally each edition has a theme which we welcome submissions from historians and archaeologists of any period to contribute to. See the Calls for Papers for forthcoming topics. Submission deadlines are the ends of February, May, August, November.

Why PDQ?
If weblogs are producing material that’s getting cited in peer-reviewed literature then why is PDQ necessary? Weblogs are transitory and may disappear at short notice. The same can be said of print publications, it can be difficult to secure a copy of a publication if its gone out of print - especially if the print run was only a couple of hundred copies. Weblogs can also be edited which means that two people citing the same URL might not be citing the same text. PDQ aims to provide a canonical version of the article in a citation-friendly format. It also aims to preserve included entries for a long period of time.

Leia:
A Blog Carnival / Journal Proposal: The Past Discussed Quarterly - Ancient World Bloggers Group: February 8, 2008

PD(Q) from Comments to a Post: What are we blogging for? - Ancient World Bloggers Group: February 12, 2008
The Future of Blogging - Thoughts on Antiquity: February 12, 2008
Blogging and the PDQ - Ancient World Bloggers Group: February 13, 2008
Is PDQ a good idea? An academic perspective - Ancient World Bloggers Group: February 17, 2008

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Fevereiro 10, 2008

Dead Sea Discoveries 14/1 2007: full text free

Todo o conteúdo do Volume 14, Número 1, 2007, da revista Dead Sea Discoveries [Descobertas do Mar Morto] foi colocado online, free, em formato pdf, para download.

Dead Sea Discoveries. A Journal of Current Research on the Scrolls and Related Literature. ISSN 0929-0761. Online ISSN: 1568-5179.

Editors: Eibert J.C. Tigchelaar (Florida State University), Hindy Najman (University of Toronto), Sarianna Metso (University of Toronto)

Editorial Board: M.J. Bernstein, G.J. Brooke, E. Chazon, J.J. Collins, D. Dimant, H. Eshel, C.A. Evans, F. García Martínez, M. Kister, A. van der Kooij, A. Lange, J. Magness, J.P. Meier, G.W.E. Nickelsburg, B. Nitzan, E. Puech, L.H. Schiffman, E. Schuller, M.E. Stone, E. Tov, E. Ulrich, J.C. VanderKam

"Dead Sea Discoveries is an international journal dedicated to the study of the Dead Sea Scrolls and associated literature. The journal is primarily devoted to the discussion of the significance of the finds in the Judean Desert for Biblical Studies, and the study of early Jewish and Christian history. Dead Sea Discoveries has established itself as an invaluable resource for the subject both in the private collections of professors and scholars as well as in the major research libraries of the world".

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Dezembro 11, 2007

SAGE: Theology and Biblical Studies Free Trial

SAGE está oferecendo acesso gratuito ao conteúdo completo - Full Text - de 10 revistas de Teologia e Estudos Bíblicos até 31 de janeiro de 2008.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Simply register and you will have free online access to 10 theology and biblical studies journals including deep backfile.

Revistas disponíveis:
  • Irish Theological Quarterly
  • Currents in Biblical Research
  • Feminist Theology
  • Journal for the Study of the New Testament
  • Journal for the Study of the Old Testament
  • Journal for the Study of the Pseudepigrapha
  • Studies in Christian Ethics
  • Theology and Sexuality
  • The Expository Times
  • Journal of Anglican Studies

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Novembro 08, 2007

Bible and Interpretation reaparece na web

Bible and Interpretation está de volta.

Bible and Interpretation is back.

No seu habitual endereço.

Marcadores:

Bookmark and Share

Bible and Interpretation desaparece da web

É lamentável que um site com tantos e tão bons textos sobre estudos bíblicos tenha desaparecido sem deixar rastros. Como notou Mark Goodacre em Lamenting the Demise of Bible and Interpretation.

Eu tinha dezenas de links para Bible and Interpretation em minha página! Vários textos sobre História de Israel, arqueologia, Ossuário de Tiago, Inscrição de Joás e mais.Textos de Lemche, Davies, Thompson, Finkelstein, Goren, Dever, R. Altman e tantos outros...

Claro que o site foi arquivado pela Internet Archive Wayback Machine. Mas não é a mesma coisa.


Fica aqui a lembrança do que foi um dia Bible and Interpretation:

:: Publicação dedicada às últimas notícias, comentários e editoriais sobre as interpretações arqueológicas, históricas e exegéticas relevantes para o estudo da Bíblia. Dirigida ao público leigo e acadêmico. Por Mark Elliott, Cheyenne, WY, USA.

:: Contains commentaries, editorials and articles from individuals representing the best scholarship available for the general public and student. This site is designed to appeal to a significant public and scholarly audience who are interested in the most current news, information and interpretations on the Bible. It is our endeavor to bring the latest news in the field of biblical studies to a wide readership and to contact scholars for comment and analysis. By Mark Elliott, Cheyenne, WY.

Atualizando: 08.11.2007 - 18h00
Urgente: Bible and Interpretation está de volta. Sem explicações sumiu, sem explicações voltou! Veja o post seguinte.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Outubro 18, 2007

JANES Online

The Journal of the Ancient Near Eastern Society - JANES - é publicado pelo Jewish Theological Seminary, de New York, NY, USA.

A boa notícia: agora está disponível online. Não perca.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Agosto 15, 2007

CBQ de julho 2007

Acabo de receber mais um número da revista The Catholic Biblical Quarterly (CBQ) publicada pela Catholic Biblical Association of America. É o vol. 69, n. 3, July 2007. O segundo número, dos três anuais.

Há sete artigos neste número da CBQ. Talvez dois sejam interessantes para meus estudos.

Mas o que me chama mais a atenção são os 62 livros resenhados nas p. 537-632. Pelo menos 17 destas resenhas são de minha área e precisam ser lidas.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Junho 04, 2007

Revista Biblica de Argentina

La Revista Bíblica de Argentina es una publicación de la Editorial San Benito, a cargo de los Profesores de Sagradas Escrituras del Área Bíblica de la Sociedad Argentina de Teología.

Sus cuatro números durante el año presentan investigaciones propias, además de otras contribuciones del ámbito nacional e internacional. Con amplia apertura ecuménica, se ofrece como instrumento de alta divulgación bíblica, dirigida principalmente tanto a pastores como a estudiantes y graduados de teología, pero también a todos aquellos que quieran enriquecer su formación en este campo.

Old Testament Abstracts y New Testament Abstracts reseñan habitualmente artículos de Revista Bíblica; las contribuciones de la Revista son indexadas en el Elenchus de Biblica. Colecciones completas pueden encontrarse en importantes bibliotecas de todo el mundo, ya que la Revista, fundada por Mons. Juan Straubinger en 1939, lleva 68 años de trayectoria ininterrumpida. Su director actual es Mons. Luis H. Rivas.

La edición parcial "on-line" contiene los títulos de los artículos, y breves reseñas de cada uno de ellos. En los números anteriores se van incluyendo paulatinamente artículos completos en formato pdf.

Integran el Consejo de Asesoramiento Internacional Pablo Andiñach (Buenos Aires, Argentina), Francolino Gonçalves (Jerusalén, Israel), Daniel Kerber (Montevideo, Uruguay), Johan Konings (Belo Horizonte, Brasil), Ricardo Pietrantonio (Buenos Aires, Argentina), José Luis Sicre (Granada, España) y Horacio Simian-Yofre (Roma, Itália).

El Consejo de Redacción está formado por Ramón Dus, Gabriel Nápole, Damián Nannini, Claudia Mendoza y Fernando Albistur. El editor es Andrés C. Telesca / Editorial San Benito (de e-mail recebido da revista)

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Abril 25, 2007

Revista Paleorient online

Descubro em Egyptology News a notícia de que a revista Paléorient, dedicada à pesquisa da pré-história e proto-história do Oriente Médio, está disponível online. Site em francês e inglês.

Transcrevo da apresentação de Paléorient:
"The purpose of the journal is to facilitate exchanges between prehistorians, archaeologists, and palaeoanthropologists working between the Mediterranean and the Indus and between Central Asia and the Gulf, as well as among specialists in the various fields concerned with the evolution of humans in their natural environment. Twice a year Paléorient publishes several synthetic articles, notes, reviews in French or English, and a general bibliographical index of books and articles which have appeared in the two preceding years. Some issues are devoted to proceedings of colloquia ; others are thematic. All contributions are accompanied by abstracts and lists of key-words in French and English. Distributed in twenty-two countries, Paléorient is today recognized as the appropriate place for the presentation and discussion of the progress in research in all aspects of the pre- and proto-history of the Middle East. Founded by Jean Perrot and Bernard Vandermeersch in 1973 with the aid of the Wenner-Gren Foundation, Paléorient became in 1975 a publication of the CNRS [Centre national de la recherche scientifique]".

O site explica ainda:
"Paléorient is controlled by a committee composed of fifteen members including ten scientists (at the moment representing paleontology, biological anthropology, prehistory, archaeology, zoo-archaeology, and geography). This committee receives the help of a larger scientific committee of thirty-six scholars representing thirteen nationalities and eight disciplines".

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Março 12, 2007

Ribla: a Africa no imaginario israelita e cristão

O mais recente fascículo da RIBLA, o 54, que é o segundo de 2006, tem como tema as Raízes Afro-Asiáticas no Mundo Bíblico. A revista traz 8 artigos e 3 resenhas em suas 136 páginas. Chegou na semana passada.

No editorial deste número da Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, escreve Maricel Mena López, na p. 5, que
O presente número visa ampliar o horizonte de compreensão do Oriente Médio Antigo, a partir da inclusão de povos de origem afro-asiática (Egito, Cuch ou Etiópia, Sabá) na constituição da tradição judaico-cristã. Deste modo queremos resgatar os textos bíblicos da sua unilateral interpretação ocidental, que negligenciou a participação ativa da África no imaginário israelita e cristão. Partimos (...) da constatação de que há uma participação ativa e constante do mundo africano nas experiências antropológicas do Israel bíblico e pós-bíblico. Quando se vê a história do povo de Israel e de Judá a partir de óticas ocidentais, deixa-se de considerar a África como uma das perspectivas culturais e religiosas para a compreensão da Palestina.

Tal desafio lançado pelas autoras e autores de RIBLA, converte-se também em desafio para o leitor: verificar se os artigos conseguem, de fato, a quebra de paradigmas nos estudos bíblico-exegéticos que vigorou durante muito tempo em nome da 'cientificidade acadêmica' supostamente neutra que priorizou textos e culturas do mundo semita ocidental (Maricel Mena López, Editorial, p. 5).

Neste número assinam os artigos Nancy Cardoso Pereira (Porto Alegre, Brasil), Maricel Mena López (Bogotá, Colômbia), María Cristina Ventura Campusano (San José, Costa Rica), Sandro Gallazzi (Macapá, Brasil), Clemildo Anacleto da Silva (Porto Alegre, Brasil), José Luiz Izidoro (Iguape, Brasil) e Diana Rocco Tedesco (Buenos Aires, Argentina). As 3 resenhas foram escritas por Jorge Pixley, Maricel Mena López e Diego Agudelo.

Como ainda não li o texto todo, só o editorial e o primeiro artigo, nada posso opinar sobre o resultado de tão grande desafio.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Fevereiro 07, 2007

Oracula publica mais um numero sobre apocalíptica

A revista Oracula acaba de publicar o seu número 5, o primeiro de 2007.

Oracula é uma revista eletrônica do Grupo Oracula de Pesquisas em Apocalíptica Judaica e Cristã da Universidade Metodista de São Paulo.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Janeiro 11, 2007

Online Biblical Studies Journals Search

Veja o que fez Danny Zacharias, como relatado em seu biblioblog Deinde, no post Google Bible Scholar.

Uma busca de períodicos de estudos bíblicos online, com o recurso da busca personalizada do Google Co-op, que você pode visitar e utilizar aqui ou aqui.

Leia também: Busca de Biblioblogs com o Google Co-op.

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Dezembro 17, 2006

The Catholic Biblical Quarterly - October 2006

Acabo de receber o número de outubro de 2006 da revista The Catholic Biblical Quarterly, publicada por The Catholic Biblical Association of America.

Este é o n. 4 do volume 68, o último número do ano. São 5 artigos e 88 páginas de resenhas, cada uma com cerca de página e meia.


Os quatro números de 2006 totalizaram mais de 800 páginas de texto.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Maio 31, 2006

RIBLA apresenta uma introdução aos Escritos, terceira parte da Bíblia Hebraica

Estou folheando o terceiro fascículo de 2005 da RIBLA - Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. Este fascículo fecha o n. 52 da RIBLA e é dedicado à terceira parte da Bíblia Hebraica, os Escritos ou Ketubim.

A RIBLA, como diz a página do Instituto Teológico Franciscano, dedicada às revistas da Vozes de Petrópolis, situa-se dentro das experiências de fé e de luta das comunidades e das Igrejas da América Latina e do Caribe, fazendo uma leitura da Bíblia que procura responder à realidade destas duas regiões. Por isso tem em seu conselho de redação os principais nomes da leitura popular da Bíblia da América Latina.


RIBLA é publicada em espanhol pela RECU, de Quito, Equador, e em português pela Vozes, de Petrópolis, RJ, Brasil, com o intuito de ser um elo de inteligação da diversidade cultural latino-americana e caribenha. RIBLA é ecumênica e seus ensaios são elaborados por exegetas, pastores e professores das Igrejas Católica, Luterana e Metodista. É coordenada por Milton Schwantes.

Este fascículo traz o seguinte sumário:
Jacir de Freitas Faria - O livro dos Salmos no seu contexto literário, 11
Tércio Machado Siqueira - O lamento, 29
Sandro Gallazzi - O grito de Jó e de sua mulher, 39
Mercedes García Bachmann - Livro dos Provérbios, 66
Mercedes Lopes - O livro de Rute, 88
Alzir Sales Coimbra - O Cantar dos Cantares, 101
Lilia Ladeira Veras - Um primeiro contato com o livro do Eclesiastes ou o livro Coélet, 119
Marcos Calovi - Lamentações - Uma introdução, 140
Darío Barolín - Ester e a morte do dualismo, 148
José Ademar Kaefer - "Bem-aventurado aquele que perseverar" (Daniel 12,12) - Uma introdução ao livro de Daniel, 160
Nelson Kilpp - Esdras e Neemias, 169
Shigeyuki Nakanose - Reescrevendo história - Uma leitura dos livros das Crônicas, 184
Resenhas, 198

Milton Schwantes, no Editorial, nos diz que em volumes anteriores já foram publicados introduções à Torah ou Pentateuco (vol. 23) e aos Nebi'im ou Livros Proféticos (vol. 35/36). e que a intenção desta série de números é a de apresentar uma introdução ao Primeiro Testamento, obedecendo à seqüência da Bíblia Hebraica (Lei, Profetas, Escritos), também adotada na TEB, Tradução Ecumênica da Bíblia, publicada entre nós pela Loyola.

Nas resenhas são apresentadas duas obras: o vol. 2 da série alemã Biblische Enzyklopädie, escrito por Volkmar Fritz, com o título Die Entstehung Israels im 12. und 11. Jahrhundert v.Chr. [A origem de Israel nos séculos 12 e 11 a.C.], publicado em Stuttgart em 1996; e a tese de doutorado de Elaine Gleci Neuenfeldt, Práticas e experiências religiosas de mulheres no Antigo Israel: Um estudo a partir de Ezequiel 8,14-15 e 13,17-23, São Leopoldo, IEPG, 2004. A primeira resenha é feita por Nelson Kilpp, a segunda por Maricel Mena López.

Interessa-me, sobretudo, a leitura da resenha do livro de Volkmar Fritz, pois estou com alguns números desta série aqui, como comentei outro dia, esperando um tempo livre para leitura...

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Maio 19, 2006

Journal of Biblical Studies - June 2006

Saiu mais um número do Journal of Biblical Studies, que é uma publicação eletrônica dedicada aos Estudos Bíblicos em geral. Publica artigos acadêmicos, relatórios de projetos e resenhas. Abrange arqueologia, lingüística, exegese, história e questões textuais. Tem como editor geral J. Brian Tucker e editor técnico Jim West.

Neste número há artigos de Michael Avioz, da Universidade Bar-Ilan, Israel; de Jim West, Quartz Hill School of Theology, USA; de Randy W. Nelson, Northwestern College, USA, além de resenhas feitas por Kevin W. Woodruff e J. Brian Tucker.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Maio 17, 2006

A Obra Histórica Deuteronomista na revista Estudos Bíblicos

Acabo de receber o número 88 da revista Estudos Bíblicos, o quarto e último fascículo de 2005, com 101 páginas.
Seu título: Obra Histórica Deuteronomista.
Coordenador deste número: Telmo José Amaral de Figueiredo

Autores: o grupo dos "Biblistas Mineiros", escrevendo desta vez:
Johan Konings: Editorial - A Obra Histórica Deuteronomista: uma narrativa da (in)fidelidade
Airton José da Silva: O Contexto da Obra Histórica Deuteronomista
José Luiz Gonzaga do Prado: A invasão/ocupação da terra em Josué. Duas leituras diferentes
Jacir de Freitas Faria: Juízes: utopia ou invenção de uma sociedade igualitária?
Euclides Balancin: Sobre juízes, sacerdotes, reis e... profetas
Leyde Maria Leite: "A solidão da fé" (1Sm 1,4-5)
Jaldemir Vitório: O livro dos Reis: redação e teologia
Jaldemir Vitório: Monarquia e profetismo: duas instituições em conflito. 1Rs 21,1-19 - A vinha de Nabot.

Konings começa assim o editorial:
No presente número de Estudos Bíblicos, os "biblistas mineiros" damos continuidade ao assunto tratado no número 71 (2001), intitulado "Israel e sua história", entretanto publicado também como livro avulso pela Ed. Vozes (como possivelmente o será também o presente fascículo). Alguns pressupostos literários e históricos encontram-se mais amplamente desenvolvidos na publicação anterior...

Leia Mais:
A historiografia deuteronomista à luz das pesquisas recentes
A OHDtr em Estudos Biblicos
Bons e Maus Reis: discutindo os governos de Josias e Manassés
Jacir de Freitas Faria (org.) História de Israel e as pesquisas mais recentes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 (apresentação e resenha do livro)
Israel e sua história
Literatura Deuteronomista: como responder aos desafios do presente repensando o passado?
Studien zum Deuteronomium und zur deuteronomistischen Literatur

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Dezembro 22, 2005

CBQ - Catholic Biblical Quarterly de outubro: considerações sobre profetas e sacerdotes

Acabo de receber o número 4, de outubro de 2005, do volume 67 da CBQ - the Catholic Biblical Quarterly. O último do ano, e traz seis artigos:

Sara R. Johnson, Novelistic Elements in Esther: Persian or Hellenistic, Jewish or Greek?
Craig E. Morrison, The "Hour of Distress" in Targum Neofiti and the "Hour" in the Gospel of John
John Clabeaux, The Story of the Maltese Viper and Luke's Apology for Paul
John Fotopoulos, Arguments Concerning Food Offered to Idols: Corinthian Quotations and Pauline Refutations in a Rhethorical Partitio (1 Corinthians 8:1-9)
Terrance Callan, The Syntax of 2 Peter 1:1-7
David J. Downs, "Early Catholicism" and Apocalypticism in the Pastoral Epistles.

Na seção Biblical News há um Report of the Sixty-eighth International Meeting of the Catholic Biblical Association of America, realizada de 6 a 9 de agosto de 2005, na Saint John's University and Abbey, Collegeville, Minnesota. Entre outras coisas, chamou-me a atenção a prestação de contas de Linda Day, editora da revista, sobre a CBQ em 2004: 67 artigos foram recebidos pela revista, dos quais 21 foram aceitos, 28 recusados e 18 ainda estão sendo analisados. Em 2005 a revista publicou 208 resenhas de livros.

Das Resenhas, por enquanto, duas obras analisadas chamaram minha atenção. A primeira foi:

Lester L. GRABBE and Alice Ogden BELLIS (eds.), The Priests in the Prophets: The Portrayal of Priests, Prophets and Other Religious Specialists in the Latter Prophets, London/New York: Clark, 2005. Pp. xii + 230 (o preço é absurdo, como é de praxe nesta editora: $120). Este volume traz 11 ensaios que foram apresentados no encontro da SBL de 2002, realizado em Toronto, ocasião em que o grupo dedicado ao tema "Textos Proféticos e seus Antigos Contextos" (Prophetic Texts and Their Ancient Contexts), discutiu o assunto do título.

Lester L. Grabbe, na "Introdução", sintetizou as posições dos autores sobre o assunto debatido em 4 direções: 1. a natureza do antagonismo, sustentado por muitos especialistas, entre sacerdotes e profetas; 2. o lugar (ou função) do sacerdote nas sociedades israelita e judaíta; 3. a relação dos profetas com o culto; 4. a relação dos sacerdotes com adivinhos, profetas e intelectuais. A resenha foi feita por Dale Launderville, St. John's University, Collegeville, MN, que no final recomenda a obra para as bibliotecas, talvez por seu preço abusivo!

Na página da editora T & T Clark, há a seguinte descrição da obra:

Since at least the 19th century Hebrew Bible scholarship has traditionally seen priests and prophets as natural opponents, with different social spheres and worldviews. In recent years several studies have started to question this perspective. The Priests in the Prophets examines how the priests are portrayed in the Latter Prophets and analyzes the relationship between priests and prophets. The contributors also provide insights into the place of priests, prophets, and some other religious
specialists in Israelite and Judean society in pre-exilic and post-exilic times.

Ou seja: estaria ocorrendo, nos últimos anos, uma mudança da postura, assumida pelos especialistas desde o século XIX, sobre a relação entre sacerdotes e profetas como oponentes naturais. Nos últimos anos, muitos estudos começaram a questionar esta perspectiva...

Li também duas outras resenhas sobre o livro e que foram publicadas pela Review of Biblical Literature.

A de Jacob L. Wright, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, publicada em 09 de julho de 2005, que assim termina seu texto:

That the prophets' criticism of the cult was directed at the incumbents of the priestly office, not the office itself, has been forcefully argued from a wide range of perspectives in this volume. After reading it, I am once again impressed by the need for more research on the place of the Jerusalem temple in the politics and economy of Judah during the Babylonian, Persian, and Hellenistic periods. This research is indeed indispensable to our ongoing attempt to appreciate the social and religious factors that motivated the prophets' criticisms of the priests.

A de Henrietta L. Wiley, Denison University, Granville, OH, USA, publicada em 17 de dezembro de 2005 e que diz, ainda no começo de seu texto:

Most of the questions that these authors address pertain to the history of Israelite religious life. What were historical characteristics of the roles of priest and prophet? How did they interact? To what historical realities of cultic politics and public worship are the authors of the prophetic books responding? Some pieces address these issues as they relate to specific passages in prophetic literature, while others concern themselves with the role of prophets in general vis-à-vis the cult. Among those in the latter category, a number address the idea that there was bitter antagonism between priests and prophets. This notion has dominated Protestant scholarship for decades, if not centuries, with the claim that prophets of Yahweh preached a religion of ethics against priestly legalism and ritualism that sought not to serve Yahweh but to imitate the imitate Israel’s pagan neighbors. Several of the authors in this volume refute this claim quite nicely.

Bom, como gosto de estudar o profetismo bíblico, é algo que devo tomar como uma "provocação" a ser considerada. "Oponentes naturais" eu não diria, mas continuo a ver, em muitos profetas, uma crítica muito profunda ao modo como o sacerdócio era exercido em Betel, em Jerusalém e, talvez, em outros lugares...

Por outro lado, concordo com Jacob L. Wright, quando ele diz que é necessário aprofundarmos o conhecimento sobre a função do Templo de Jerusalém na política e na economia de Judá durante as épocas babilônica, persa e helenística. O conhecimento destes elementos é fundamental para que possamos avaliar os fatores sociais e religiosos que motivaram a crítica dos profetas aos sacerdotes.

A segunda resenha que me chamou a atenção foi:

Louise J. LAWRENCE and Mario I. AGUILAR (eds.), Anthropology and Biblical Studies: Avenues of Approach, Leiden: Deo, 2004. Pp. 324 $29.95 (resenha feita por John J. Pilch, Georgetown University, Washington, DC).

Isto tem a ver com minha proposta de leitura sócio-antropológica dos textos bíblicos. Mas o comentário desta obra fica para outra ocasião.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Dezembro 15, 2005

A OHDtr em Estudos Biblicos

O número 88 da revista Estudos Bíblicos, que será o último de 2005, está sendo finalizado pelos Biblistas Mineiros. O tema abordado: A Obra Histórica Deuteronomista, assunto espinhoso e sobre o qual temos pouca bibliografia publicada no Brasil. O meu artigo trata do Contexto da Obra Histórica Deuteronomista. Espero que este número de Estudos Bíblicos seja um recurso válido para os nossos alunos de Teologia e para os agentes de pastoral que precisarem estudar melhor o tema.

Meu artigo começa assim:

Königsberg, Alemanha, 1943: nesta ocasião, Martin Noth propõe, pela primeira vez, que os livros de Josué, Juízes, Samuel e Reis formam uma coletânea (Sammelwerk) de tradições, que deverá ser chamada de historiografia deuteronomista. Nome que lhe é atribuído por sua grande semelhança com as leis e os discursos exortativos do Deuteronômio. Livro este, que, por sua vez, em seus discursos iniciais, cumpre a função de introdução à coletânea. Para Noth, a OHDtr (= Obra Histórica Deuteronomista) teria sido redigida por um só autor, possivelmente na Palestina do século VI a.C., com o objetivo de explicar o fim do reino de Judá e o exílio babilônico então em curso como fruto da apostasia do povo (1).Hoje, mais de 60 anos após a “invenção” de Noth, dezenas de hipóteses sobre a OHDtr, espalhadas em milhares de estudos, são propostas pelos especialistas, destacando-se, entre elas, duas correntes: a de Cross e a de Smend.

Frank Moore Cross, em um artigo de 1968, reeditado em 1973, propõe duas edições da OHDtr: a primeira, elaborada na época de Josias (640-609 a.C.), é um escrito otimista que dá suporte e celebra a reforma político-religiosa deste rei de Jerusalém; a segunda, escrita durante o exílio, é marcada pela experiência da catástrofe de 586 a.C. e transforma o anterior escrito de propaganda em explicação teológica das causas da desgraça que atingiu Jerusalém e Judá. Seus discípulos R. D. Nelson e R. E. Friedman, além de muitos outros pesquisadores, seguem-no de perto (2).

Saindo de Harvard, nos Estados Unidos, para Göttingen, na Alemanha, encontramos a hipótese de Rudolf Smend, feita em 1971 e retomada em 1978, e de seus discípulos W. Dietrich e T. Veijola. Eles propõem três redações para a OHDtr, todas escritas no tempo do exílio. Para Smend, à semelhança de M. Noth, o objetivo da OHDtr seria o de explicar a catástrofe do exílio. Muitos pesquisadores, sobretudo nos países de língua alemã, aderiram às suas explicações (3).

É evidente que a maior parte das questões sobre a OHDtr ainda não foram satisfatoriamente respondidas. Como, por exemplo: quem escreveu esta obra? Quando? Quantas modificações sofreu? Onde começa? Qual o seu objetivo? E até: existe mesmo uma OHDtr? Também: não estaríamos atribuindo ao “deuteronomista” muitas coisas sobre as quais não conhecemos a origem? Existe, de fato, um “pan-deuteronomismo”? Uma “invasão” de teologia deuteronomista em vários livros bíblicos, como muitos sugerem, é aceitável?

A proposta deste artigo é apontar, apesar de todas estas questões, o contexto em que a OHDtr foi escrita. Esta tentativa talvez suscite mais questões do que ofereça respostas. Entretanto, um bom ponto para começarmos a pensar a situação é o seguinte: do século XII a.C. (época da chegada dos “Povos do Mar”) até 745 a.C. (época do rei assírio Tiglat-Pileser III), quase nenhuma interferência duradoura de grandes impérios pode ser detectada na região de Canaã, permitindo aos povos da região uma relativa estabilidade e a construção de sua independência (4) . Mas a partir de 745 a.C.... Assim começaremos a delinear nosso contexto a partir da metade do século VIII a.C.

NOTAS

(1). O livro de M. Noth chama-se Überlieferungsgeschichtliche Studien [Estudos de história das tradições]. Cf. DE PURY, A.; RÖMER, T.; MACCHI, J.-D. (éds.) Israël construit son histoire: l’historiographie deutéronomiste à la lumière des recherches récentes. Genève: Labor et Fides, 1996, p. 18-39.

(2). O artigo de CROSS, F. M. The Themes of the Book of Kings and the Structure of the Deuteronomistic History pode ser lido em seu livro Canaanite Myth and Hebrew Epic: Essays in the History of the Religion of Israel. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1973, p. 274-289 (Reprint Edition: 1997).

(3). Cf. SMEND, R. Die Entstehung des Alten Testaments. Stuttgart: Kohlhammer, 1978 [1990].

(4). Autores tão diferentes como John Bright e Mario Liverani concordam neste ponto. Cf. BRIGHT, J. História de Israel. 7. ed. São Paulo: Paulus, 2003, p. 327; LIVERANI, M. Oltre la Bibbia: storia antica di Israele. Roma-Bari: Laterza, 2003 [4. ed.: 2005], p. 159

.

Marcadores:

Bookmark and Share