Observatório Bíblico

Domingo, Fevereiro 07, 2010

Portinari e Pixinguinha

O pintor Cândido Portinari faleceu em 6 de fevereiro de 1962. Abaixo, Quadros de Portinari, com a música Um a Zero, de Pixinguinha...

O aniversário da morte de Portinari


Fonte: Luis Nassif Online: 06/02/2010

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Janeiro 27, 2010

Uma foto

Beija-mão

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Janeiro 01, 2009

Séries Bíblica e Retirantes de Portinari no Masp

Masp exibe 11 pinturas de Portinari a partir desta sexta-feira

Mario Gioia - da Folha de S.Paulo

O mais famoso Portinari, com sua obra engajada e de forte crítica social. Mas também o Portinari que recebe influências diversas, como a pintura metafísica. Essas duas facetas compõem a exposição "Portinari - As Séries Bíblica e Retirantes", que o Masp (Museu de Arte de São Paulo) exibe a partir de amanhã ao público. O museu apresenta 11 das 18 obras que possui do pintor paulista em seu acervo. "Recebemos muitos pedidos do público para mostrarmos Portinari, que é seguramente um dos nomes brasileiros mais presentes no museu. Então colocamos as pinturas das duas séries em uma montagem especial, quase como se fosse uma instalação", diz o curador do Masp, Teixeira Coelho. As oito grandes telas da série Bíblica, com altura de cerca de 2 m, e os três exemplares da série Retirantes, foram dispostas no centro da sala do subsolo do museu. "Também elevamos um pouco a altura em que as pinturas em geral são apresentadas para realçar suas grandes dimensões." As séries Bíblica, feitas entre 1942 e 1944, e Retirantes, de 1944 e 1945, estão entre as mais importantes assinadas por Candido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes nomes da pintura no Brasil. Reconhecido em âmbito internacional --entre suas obras mais famosas, estão os murais "Guerra e Paz", instalados na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, no ano de 1957--, seu estilo se aproxima do expressionismo ao retratar a miséria dos retirantes nordestinos, por exemplo, com figuras de grande escala, e do cubismo em sua série Bíblica, com evidente influência de "Guernica", de Picasso, nos tons em preto, branco e cinza e na disposição das figuras no quadro. "Mas Portinari não se resume a isso. Em "A Ira das Mães", por exemplo, no alto da tela existem claras influências da pintura metafísica. E as figuras de "Guernica" ressoam em diversos retratados das séries, no jeito como se manifestam", diz o curador.

Portinari - As Séries Bíblica e Retirantes
Quando: de terça a domingo, das 11h às 18h (bilheteria fecha às 17h), e quinta, das 11h às 20h (bilheteria fecha às 19h); até 15/2
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, SP, tel. 0/ xx/11/3251-5644); livre
Quanto: R$ 15

Fonte: Folha Online: 01/01/2009 - 11h08

Leia Mais:
Portinari e arte bíblica na web
Portinari: Guerra e Paz no século XXI

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Outubro 13, 2008

SOS Cerrado

Você conhece o site de Carlos Terrana, SOS Cerrado?

Veja as incríveis fotos: a beleza da fauna, da flora, das águas e o horror da destruição...

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Maio 14, 2008

Bela Supernova

Enquanto isso, na Via Láctea...



Pesquisadores encontram supernova mais recente da Via Láctea
Com o uso do telescópio de raios X Chandra, pesquisadores descobriram a supernova (...) mais recente de que se tem notícia na Via Láctea. O corpo espacial explodiu há cerca de 140 anos (...) Supernova é o resultado da explosão de uma estrela, que pode se tornar muito mais brilhante que o Sol, antes de perder força gradualmente...

Fonte: Folha Online: 14/05/2008 - 18h00

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Setembro 12, 2007

Portinari: Guerra e Paz no seculo XXI

No Blog do Emir Sader, O povo, a guerra e a paz de Portinari, postado em 11/09/2007 às 10h30. Uma oportuna reflexão sobre a guerra e a paz a partir dos painéis de Portinari, o pintor de Brodowski, no Conselho de Segurança da ONU (United Nations Security Council - UNSC), em Nova York.

Assim começa Emir:
Neste ano, cumprem-se 40 anos da inauguração dos painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari, no prédio da ONU, em Nova York. Quadros que não puderam ser inaugurados pelo pintor brasileiro, que teve sua entrada nos EUA impedida por negação de visto de parte do governo estadunidense, sob acusação de “comunista” (...) Este artigo celebra os quadros, mais do que atuais, de Portinari.

Leia o texto completo.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Julho 16, 2007

Vote nas mais belas imagens do Universo

Clique aqui e vote nas maravilhas do Universo. Está em Space.com - Best Galactic Images.

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Julho 15, 2007

Maravilhas em fotos

Veja belas fotografias das 7 & 7 "maravilhas" do Mundo...

Photo Gallery: New 7 Wonders vs. Ancient 7 Wonders

No National Geographic News.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Junho 14, 2007

Portinari e arte biblica na web

Nasci nas Minas Gerais, mas vivo em Brodowski, SP, terra de Cândido Portinari, considerado como o maior pintor brasileiro.

Hoje, lendo o post Biblical art on the web, do blog Biblical Studies and Technological Tools, de mgvh, resolvi visitar novamente o site do Projeto Portinari.

Aqui também há arte bíblica. Da melhor. Anoto que pequena parte do site já está em inglês.

Pode-se aproveitar a viagem e visitar o site Museu Casa de Portinari. Gosto de ser vizinho de Portinari.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 13, 2007

Rome Reborn - Roma Renascida

Visite este site. Você não se arrependerá.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 06, 2007

Flores em Israel

Isto é imperdível. Vi no biblioblog de J. P. van de Giessen, Aantekeningen bij de Bijbel, em holandês, nome que leio como "Notas sobre a Bíblia"... Nem sei se é isso mesmo, mas... o assunto é outro: Bloemen in Israel. E isso eu leio certo, porque é quase igual ao alemão...

O blog é Flores em Israel, ou, em inglês, Flowers in Israel, de Martha Modzelevich, que é guia turístico em Israel, e de Modray. Deste último, veja também Israel in Photos.

Visite o blog. Vale a pena.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Janeiro 02, 2007

Um dia de chuva em Brodowski em 2007

Por aqui, 2007 começou assim. Com aquecimento global e uma previsão de muita, mas muita chuva mesmo.
Hoje, para variar, só faltava mesmo que caísse água. E como caiu!
Em Brodowski, na tarde de 2 de janeiro de 2007, olhando para os lados de Ribeirão Preto, era o que se via.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Dezembro 16, 2006

O Cilindro de Ciro e outras maravilhas

Quem quiser ver o Cilindro de Ciro, clique aqui.

Este famoso texto e outros artefatos persas podem ser vistos aqui, com explicação em português. São parte de uma exposição do Museu Britânico, feita no ano passado. O acontecido já é antigo, mas a beleza das peças compensa a visita.

Falando em beleza, em outra área, você já viu isto? Clique em Gallery e Picture Album...

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Janeiro 12, 2006

Fotos de pesquisadores famosos: biblistas e teólogos

Interessante a descoberta deste site, coreano, com fotos de biblistas e teólogos famosos, como Kurt Aland, Albrecht Alt, Karl Barth, Joseph Blenkinsopp, Ernst Bloch, Dietrich Bonhoeffer, Rudolf Bultmann, Pierre Teilhard de Chardin, Frank Cruesemann, Oscar Cullmann, Herbert Donner, Bernhard Duhm, Otto Eissfeldt, Karl Elliger, Herman Gunkel, Adolf von Harnack, Martin Hengel, Joachim Jeremias, Gerhard von Rad, Karl Rahner, Rolf Rendtorff, Paul Tillich, Julius Wellhausen, entre outros. São cerca de sessenta!

O meu amigo Domingos Zamagna, biblista, gostava de dizer, nos bons tempos de estudo em Roma, que é fundamental o conhecimento da pessoa ou, pelo menos de sua foto, para compreendermos melhor seu pensamento...

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Janeiro 11, 2006

Este calendario merece ser visto

Jim West chama a atenção para o belíssimo calendário do site OPPIS WORLD, que mostra, a cada dia, com belas fotos, o nascimento de um personagem importante e/ou um acontecimento significativo na história humana. Vale a visita!

Marcadores:

Bookmark and Share