Observatório Bíblico

Domingo, Fevereiro 21, 2010

A família de Tutankhamon

O álbum de fotos da família de Tutankhamon, segundo Andie. A partir dos dados do JAMA - The Journal of the American Medical Association.

Veja, no Egyptology News, o post, de hoje, Photo for Today: Tutankhamun family album.

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Quinta-feira, Fevereiro 18, 2010

Tutankhamon: malária e anomalias ósseas

:: Faraó Tutancâmon morreu de malária e infecção óssea, diz estudo - G1: 16/02/10 - 20h45 - Atualizado em 17/02/10 - 11h36
O faraó egípcio Tutancâmon pode ter morrido de malária combinada com uma rara infecção nos ossos, sugere um estudo publicado terça-feira (16) na revista científica "Journal of the American Medical Association" (JAMA)...

:: Estudo aponta Malária como causa da morte de Tutankamon - Ciência Hoje: 17/02/2010
Morreu aos 19 anos, não deixou herdeiros e nas estátuas tem aparência feminina. Já muito se especulou sobre as doenças, a possível causa de morte e quem seriam os familiares directos do faraó egípcio Tutankamon. Parte da verdade pode ter sido encontrada graças à utilização de vários métodos científicos, incluindo análises genéticas, antropológicas e radiológicas, que analisaram a sua múmia e outras 10 relacionadas de alguma forma com o jovem faraó. Todos os resultados fazem parte de um projecto iniciado há dois anos entitulado A Família Real Tutankamon e liderado por Zahi Hawass, do Egyptian Mummy Project...

:: Ancestry and pathology in Tutankhamun's family - by Andie, Egyptology News: February 17, 2010
My inbox and my news alerts have all gone mad with the news about the Tutankhamun DNA results released by the Supreme Council of Antitquities... I have tried to avoid excessive duplication but here are the main themes from all the pieces that I have read so far. See the links below for the full stories. All the stories take their data from the Journal of the American Medical Association...

:: 'Malaria and weak bones' may have killed Tutankhamun - BBC News: Tuesday, 16 February 2010
The Egyptian "boy king" Tutankhamun may well have died of malaria after the disease ravaged a body crippled by a rare bone disorder, experts say. The findings could lay to rest conspiracy theories of murder. The scientists in Egypt spent the last two years scrutinising the mummified remains of the 19-year old pharaoh to extract his blood and DNA. This revealed traces of the malaria parasite in his blood, the Journal of the American Medical Association says...

:: Ancestry and Pathology in King Tutankhamun's Family - JAMA: The Journal of the American Medical Association - Vol. 303 No. 7, February 17, 2010
(...) Genetic fingerprinting allowed the construction of a 5-generation pedigree of Tutankhamun's immediate lineage. The KV55 mummy and KV35YL were identified as the parents of Tutankhamun. No signs of gynecomastia and craniosynostoses (eg, Antley-Bixler syndrome) or Marfan syndrome were found, but an accumulation of malformations in Tutankhamun's family was evident. Several pathologies including Köhler disease II were diagnosed in Tutankhamun; none alone would have caused death. Genetic testing for STEVOR, AMA1, or MSP1 genes specific for Plasmodium falciparum revealed indications of malaria tropica in 4 mummies, including Tutankhamun’s. These results suggest avascular bone necrosis in conjunction with the malarial infection as the most likely cause of death in Tutankhamun. Walking impairment and malarial disease sustained by Tutankhamun is supported by the discovery of canes and an afterlife pharmacy in his tomb...


:: Tutankhamun - The New Findings - by Kate Phizackerley, News from the Valley of the Kings: February 17, 2010
I'll pop another post on News from the Valley of the Kings tomorrow following the press confernce but for now I'll just recap the findings as they are being reported in advance of the press conference. Refer to my earlier posts for links to articles in support of these...

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Segunda-feira, Janeiro 11, 2010

Arqueologia e sensacionalismo da mídia

I think editors of newspapers should all make a resolution to stop referring to any archaeological item as 'mysterious' and the actions of archaeologists as 'stumbling', escreve David Meadows em Explorator 12.37-38, de 10 de janeiro de 2010.

Eu penso que todos os editores de jornais deveriam tomar uma decisão: parar de se referir a qualquer achado arqueológico como 'misterioso' e às ações dos arqueólogos como 'ocasionais'.

Sensacionalismo: uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade (Dicionário eletrônico Houaiss, 2001).

Obs.: a palavra "stumble", donde "stumbling", tem vários sentidos em português. O verbo significa cambalear, encontrar por acaso, falhar, pisar em falso, tropeçar. Daí me parece que quer indicar, aqui, algo no qual alguém tropeça por acaso. Por isso, talvez inesperadas, ocasionais, ou semelhantes, deva ser uma tradução válida. Ou erráticas ficaria melhor?

Será que estou certo?

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Sexta-feira, Janeiro 08, 2010

A Inscrição de Qeiyafa

Leia com cuidado. Tem muito idiota - outro nome para certos acadêmicos que se consideram "o máximo"- tirando conclusões apressadas e fechando questão em torno de um assunto ainda não resolvido, como se pode ver aqui.

:: Most ancient Hebrew biblical inscription deciphered - January 08, 2010: Jim Davila

:: Earliest Hebrew Inscription Reported Found - January 7, 2010: Bob Cargill

:: Linguistics and the Dating of Texts - January 7, 2010: James F. McGrath

:: Misgav, Maeir, Yardeni, Ahituv, and Schniedewind on the Qeiyafa Inscription - October 26, 2009: John Hobbins

:: Qeiyafa inscription update - October 15, 2009: Aren Maeir

:: Qual seria o nome antigo de Khirbet Qeiyafa? - Novembro 15, 2008: airtonjo

:: Khirbet Qeiyafa=Sha'arayim? - Novembro 29, 2008: airtonjo

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Segunda-feira, Dezembro 21, 2009

Encontrada em Nazaré casa da época de Jesus

Arqueólogos encontram casa da época de Jesus em Nazaré
Arqueólogos israelenses revelaram nesta segunda-feira que encontraram os restos da primeira residência encontrada na cidade de Nazaré, no norte de Israel, que pode ser da época de Jesus Cristo.

De acordo com o jornal israelense Haaretz [o jornal traz várias fotos], a descoberta fornece mais dados sobre como era a vida na cidade de Nazaré há cerca de 2 mil anos. A casa provavelmente fazia parte de um pequeno vilarejo com cerca de 50 residências habitadas por judeus pobres. Uma porta-voz da Autoridade Israelense para Antiguidades [IAA - Israel Antiquities Authority], Yardenna Alexandre, informou que os restos de uma parede, uma cisterna para coleta de água da chuva e um refúgio foram encontrados depois da descoberta do pátio de um antigo convento. De acordo com Alexandre, os arqueólogos também encontraram potes de argila, do tipo que era usado pelos moradores da Galileia (região onde hoje fica o norte de Israel) na época, uma indicação de que a casa pertencia a uma família judia simples (...) "A partir das poucas provas escritas disponíveis, sabemos que a Nazaré do primeiro século da era cristã era um pequeno vilarejo judeu localizado em um vale", disse Alexandre, acrescentando que até agora "poucas sepulturas da época de Jesus foram encontradas, mas nunca encontramos os restos de residências daquela época"...

Fonte: BBC Brasil: Atualizado em 21 de dezembro, 2009 - 14:35 (Brasília) 16:35 GMT

Leia Mais:
First-Century House Excavated in Nazareth - BiblePlaces Blog - Todd Bolen: December 21, 2009
A House in Nazareth from the Time of Jesus - Dr Claude Mariottini - Claude Mariottini: December 21, 2009

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Terça-feira, Dezembro 15, 2009

Egito quer reaver a Pedra de Rosetta

:: Egito afirma que vai pedir a Museu Britânico Pedra de Rosetta de volta: Folha Online: 4/12/2009 - 15h52

:: Repatriation: The Rosetta Stone: Egyptology News - Andie: December 11, 2009

:: A história da Pedra de Rosetta

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Sexta-feira, Dezembro 04, 2009

Israel Finkelstein debate com seus críticos

Em Journal of Hebrew Scriptures (JHS), da Universidade de Alberta, Canadá, no vol. 9, artigo 24, de 2009, leio um artigo de Israel Finkelstein, Persian Period Jerusalem and Yehud: A Rejoinder [Jerusalém e Yehud na Época Persa: uma réplica]

Diz o Abstract:
This is a rejoinder to several recently published articles which take issue with my views on Persian period Jerusalem and Yehud. The article deals with methodological issues such as inconsistencies between archaeology and text and the meaning of negative evidence in archaeology. On the factual level, with the available data at hand, I see no reason to change my views : Persian period Jerusalem covered ca. 2-2.5 hectares, and both the description of the construction of the city-wall in Nehemiah 3 and the List of Returnees in Ezra and Nehemiah probably reflect late Hellenistic (Hasmonean) period realities.

Finkelstein diz na Introdução de seu artigo:

"I have recently published articles on Jerusalem and Nehemiah’s wall (Finkelstein 2008a), and about the light that archaeology sheds on the List of Returnees in Ezra and Nehemiah (idem 2008b). My main conclusions in these two articles are:

1. Persian period Jerusalem was a small settlement that covered an area of ca. 2–2.5 hectares, with a population of no more than a few hundred people.
2. Over a century of archaeological investigation in Jerusalem has failed to reveal any trace of a city-wall that can be dated to the Persian period and identified as the wall of Nehemiah.
3. The description of the construction of the wall in Nehemiah 3 may represent the reality of the erection of the First Wall in the Hasmonean period.
4. The archaeology of the places mentioned in the List of Returnees in Ezra (2:1–67) and Nehemiah (7:6–68) seems to show that this text, too, probably represents a Late Hellenistic (2nd century BCE) rather than a Persian-period
reality.

A few recent publications have taken issue with these observations (Zevit 2009; E. Mazar 2009; Barkay 2008; Lipschits 2009). This article is meant to address the main arguments advanced in these publications. My major interest is not the dispute itself, but rather the methodological questions that stand behind the debate, namely issues related to the methods of field archaeology and the interface between archaeology and the biblical texts".

Diz Finkelstein que seu interesse não é polemizar com aqueles que discordam dele, mas abordar as questões metodológicas envolvidas no debate, especialmente questões relativas aos métodos da arqueologia de campo e a interface entre arqueologia e textos bíblicos.

Todos os interessados em História de Israel e arqueologia da Palestina estão convidados a dar uma espiada...

Leia Mais:
Israel Finkelstein no Observatório Bíblico
Israel Finkelstein na biblioblogosfera

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Terça-feira, Outubro 06, 2009

Eric Cline pergunta: Davi e Salomão existiram?

Em The Bible and Interpretation, com data de outubro de 2009, Eric H. Cline, arqueólogo, Professor do Departamento de Literaturas e Línguas Clássicas e Semíticas da Universidade George Washington, em Washington, D.C., pergunta: Did David and Solomon Exist? [Davi e Salomão existiram?]

Diz a apresentação que o texto é uma adaptação de trecho de seu mais recente livro:
The debate as to whether or not David and Solomon existed has been one of the “hot-button” topics in biblical archaeology since the early 1990s. The introduction of a variety of new data has put to rest some aspects of the debate but intensified other aspects, and the debate itself shows no sign of coming to an end. The majority of the arguments by various scholars, on both sides of the debate, have been published in scholarly journals seldom read by students or the general public. In the interests of putting this debate in front of such audiences, the following article is adapted from Biblical Archaeology: A Very Short Introduction by Eric H. Cline...

O livro está citado em minha página de + Novidades:


CLINE, E. H. Biblical Archaeology: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press, 2009, 168 p. - ISBN 9780195342635.

Eric H. Cline aborda a questão da interpretação de bytdwd da Inscrição de Tel Dan, a cidade de Jerusalém no século X a. C. e seu tamanho, o pretenso "Palácio de Davi" de Eilat Mazar em Jerusalém...

E há mais no artigo. Leia.

Depois, para ver outras posições sobre o tema, vale a pena dar uma olhada na lista de discussão Biblical Studies e procurar por "david and solomon".

Conclui seu texto Eric H. Cline:
Clearly, there remains much to be discovered, and much to be excited about, in the debate about David and Solomon in particular and in the field of biblical archaeology as a whole. Although the discipline is not a new field, having been seriously practiced for more than one hundred years, it has kept pace with modern developments. At its inception, the principal tools were the pick and shovel. Now biblical archaeologists use magnetometers, ground penetrating radar, electric resistivity meters, and satellite photography alongside traditional methods of excavation, enabling them to peer beneath the ground surface before physical excavation begins. Radiocarbon dating is used alongside time-honored chronological methods such as pottery seriation and typology. And biblical archaeologists are working hand in hand with specialists in ceramic petrography, residue analysis, and DNA analysis, in order to answer more anthropologically-oriented questions concerning ethnicity, gender, trade, and the rise of rulership and complex societies.

Sometimes these tools help to confirm the biblical text and sometimes they do not. Upon occasion, the archaeologists can bring to life the people, places, and events discussed in the Bible. But ultimately biblical archaeology is not about proving or disproving the Bible, or even determining whether David and Solomon existed. Instead, biblical archaeologists are more concerned with investigating the material culture of the lands and eras in question and reconstructing the culture and history of the Holy Land for a period lasting more than two thousand years. And that in itself is absolutely fascinating, for professionals and the general public alike.

Leia Mais:
Cline denuncia as constantes fraudes na arqueologia
Eric Cline e a arqueologia
Artigo de Eric Cline foi publicado no SBL Forum
Finkelstein contesta Mazar sobre Palácio de Davi
Arqueologia e política em Jerusalém
Arqueologia e conflito político no Oriente Médio

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Sexta-feira, Outubro 02, 2009

A palestra de Israel Finkelstein em Porto Alegre

Como os leitores do blog estão lembrados, a vinda de Israel Finkelstein a Porto Alegre foi noticiada na postagem Israel Finkelstein faz palestra no Brasil.

Hoje recebi do Professor Irineu Rabuske, da PUCRS, o seguinte relato da palestra do arqueólogo Israel Finkelstein:

Israel Finkelstein em Porto Alegre

O Prof. Israel Finkelstein falou no dia 30 de setembro, às 20h00, para um variado público, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Sua vinda, de Buenos Aires, onde se encontra para uma atividade acadêmica mais extensa, foi iniciativa de um doutorando da Faculdade de História [Josué Berlesi] e do respectivo Programa de Pós-Graduação. Isso explica porque o evento ficou, em princípio, reduzido ao ambiente daquela Faculdade. Mesmo assim, muita gente tomou conhecimento e compareceu, lotando quase por completo o auditório.

Como deveria falar para alunos de História, o Prof. Finkelstein explicou com bastante propriedade e clareza os métodos de pesquisa da arqueologia e sua articulação com a história, passando então diretamente aos problemas relacionados aos relatos bíblicos do AT e as possíveis contribuições da arqueologia, principalmente no que se refere à cronologia.

Prof. Finkelstein fez questão de esclarecer que, entre os pesquisadores da Historia de Israel, não concorda em ser classificado entre os minimalistas. Reiteradamente afirmou que procura trilhar um caminho “de centro”. Para tanto, esmerou-se em explicar, com riqueza de detalhes a questão da distância entre eventos e sua fixação em textos escritos, uma vez que a arqueologia, segundo o Professor, comprova que, no território de Israel, não há vestígios de atividade gráfica anterior ao ano 700 a.C. Com isso, a pesquisa deve estar atenta a toda sorte de possíveis anacronismos, para o que também pode contribuir a crítica literária dos textos.

Com a simpatia que o caracteriza, o Prof. Finkelstein proferiu uma agradável e instrutiva palestra. Foi uma passagem meteórica pelo sul do País. É de se augurar que o Professor Israel Finkelstein possa retornar ao Brasil para falar a biblistas, exegetas e teólogos.

Irineu J. Rabuske - Porto Alegre: 02/10/2009

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Quarta-feira, Setembro 30, 2009

Israel Finkelstein, em Porto Alegre, hoje à noite

Estão lembrados?

Quem estiver por aí, não perca!

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Domingo, Setembro 27, 2009

Israel Finkelstein, dia 30, em Porto Alegre

Só lembrando: o arqueólogo Israel Finkelstein estará na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro de 2009, em Porto Alegre.

Clique em Israel Finkelstein faz palestra no Brasil e veja os detalhes.

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Sexta-feira, Setembro 11, 2009

Israel Finkelstein faz palestra no Brasil

Israel Finkelstein, o conhecido arqueólogo da Universidade de Tel Aviv, autor, com Neil Asher Silberman, do clássico The Bible Unearthed, fará palestra no Brasil no dia 30 deste mês.

O evento, que conta também com uma mesa redonda, abordará o tema Religião e Racionalidade: A História Bíblica e a Investigação Arqueológica.

Portanto, no dia 30 de setembro de 2009, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - na Av. João Pessoa, 80, Porto Alegre, RS - às 18h30, o Prof. Dr. Israel Finkelstein espera por você.

A mesa redonda terá a participação de Prof. Dr. Nelson Kilpp, da Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, do Doutorando Josué Berlesi, da Universidade de Buenos Aires e do Prof. Dr. Anderson Zalewski Vargas, da UFRGS.



As inscrições devem ser feitas através de formulário que deverá ser remetido para josue.berlesi@bol.com.br.

O pagamento deverá ser feito no dia do evento e os valores são os seguintes: R$ 10,00 para alunos de graduação e R$ 15,00 para demais participantes.

Formulário:
. Nome completo:
. Endereço:
. Telefones:
. E-mail:
. Instituição a que pertence:
. Valor a ser pago:

Agradeço a Josué Berlesi pelas informações.

Leia Mais:
:: Apresentação do livro de Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman, The Bible Unearthed (em português: A Bíblia não tinha razão)
:: Entrevista com Finkelstein em Sciences et Avenir
:: Home Page de Israel Finkelstein
:: Israel Finkelstein na biblioblogosfera
:: Resenha do livro de Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman, The Bible Unearthed. Archaeology's New Vision of Ancient Israel and the Origin of Its Sacred Texts
:: The Bible Unearthed em DVD: agora no Brasil

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Terça-feira, Maio 26, 2009

Arqueologia, Política e Mídia: o Simpósio em Duke

Duke University Conference on Archaeology, Politics and the Media: Re-Visioning the Middle East: April 23-24, 2009.

Leia e ouça:
:: Duke Conference on Archaeology, Politics, and the Media: DAY 1 - Robert Cargill's Blog: April 27, 2009

:: Duke Conference on Archaeology, Politics, and the Media: DAY 2 - Robert Cargill's Blog: April 29, 2009

:: Audio of Duke Conference on Archaeology, Politics, and the Media - The ASOR Blog: May 13, 2009
The following post contains mp3 files of papers presented at Duke University on April 23th and 24th, 2009

:: Archaeology and National Parks in Jerusalem: Who owns the past? - Article by By Eric M. Meyers, Duke University, Durham, NC, USA - The Bible and Interpretation: May 2009
One of the most sensitive areas on the political landscape of Jerusalem, which was the focus of my paper and many discussions at the recent conference at Duke University on “Archaeology, Politics, and the Media,” is the issue of national parks in the historic basin, especially in the City of David, and how they tell the story of Jerusalem’s rich and diverse history. In addition, the green spaces being developed in these areas around the walls of the Old City makes Israel’s long-range goals abundantly clear. As Ethan Bronner expressed it so well in a lead story in the New York Times recently (The New York Times, May 12, 2009) the political implications of Israel’s $100 million, multiyear development plan “in some of the most significant religious and national heritage sites just outside the walled Old City” are staggering and are part of a larger strategy to strengthen Israel’s claim to the holy city. Who owns the past and who has the right to narrate it in one of the most sensitive areas on the planet is what is at stake there. The fact that the government of Israel has joined with the settler movement to put archaeology at the heart of the political dispute over Jerusalem is “unsettling” to say the least and fraught with great danger. One Israeli archaeologist recently described the new digs in Jerusalem as “a weapon of dispossession.”

:: Seeking the Sacred Past - Article by Paul V. M. Flesher, Director, Religious Studies Program University of Wyoming - The Bible and Interpretation: May 2009
On April 23-24, 2009, Duke University held a symposium titled, “Archaeology, Politics and the Media: Re-Visioning the Middle East.” Hosted by Eric and Carol Meyers, this meeting brought together professional archaeologists and media personnel from three continents for a general conversation about archaeology, its interaction with media, and the effect on it of political decisions. This was a cooperative and productive conference, with both sides identifying problems and suggesting solutions—ending with clear ideas about how to work together more effectively in the future. The papers will be published in a collected volume by Eric Meyers. Robert Cargill blogged the sessions live; his notes and comments remain online. The lectures also appear in mp3 files at the ASOR Blog. Given this dissemination, the following opinion piece aims not to provide a blow-by-blow account of the papers and their discussion, but to use several of the conference’s papers to elucidate a phenomenon that underlies and drives the problems that were the conference’s main focus.

Agradeço a Jim West pela indicação do último artigo em seu post The Bible and Interpretation: The Duke Archaeology Conference: May 26, 2009.

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Quinta-feira, Maio 07, 2009

Recuperado em Israel papiro de quase dois mil anos

Leia sobre esta descoberta no BiblePlaces Blog, de Todd Bolen: 2,000-Year-Old Hebrew Scroll Fragment Found

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Fotos do Egito por Jim West

Jim West, "dado como desaparecido" no Egito e afastado desde o dia 25 de abril, por falta de comunicação adequada, da blogosfera, manda, finalmente, notícias.

E postou, no dia 6 de maio, ontem, um série de fotos do Egito, onde ainda continua...

Visite Around Egypt.

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Segunda-feira, Abril 27, 2009

Vários sarcófagos descobertos na região do Fayum

Egito mostra múmias recém-encontradas
"Arqueólogos no Egito mostraram novas imagens de sarcófagos descobertos nas últimas semanas em escavações em uma colina ao sul da capital, Cairo. O chefe da equipe de arqueólogos egípcios, Abdel-Rahman Al-Ayedi, disse: 'Nós descobrimos 53 tumbas de pedra. As tumbas continham caixões de madeira e, dentro deles, encontramos vários sarcófagos de múmias coloridos'. Segundo ele, as múmias datam de milhares de anos, incluindo vários períodos da Antiguidade egípcia..."

Leia o texto completo e veja o vídeo na BBC Brasil - atualizado em 27 de abril, 2009 - 11:31 (Brasília) 14:31 GMT.

Leia Mais:
The band of fifty-three - Al-Ahram
A large necropolis of 53 rock-hewn tombs of various sizes and structural styles has been uncovered southeast of the Lahun Pyramid in Fayoum.

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A descoberta de quatro templos egípcios no Sinai

Veja a notícia, em português, aqui e aqui.

Vários links interessantes estão em Explorator 12.01 - April 26, 2009, na seção Ancient Near East and Egypt, onde se diz que os quatro templos com inscrições nos ajudarão a compreender melhor a história dos hicsos, (mal) descritos por Maneton (Four temples with inscriptions from the Sinai are shedding light on the Hyksos)

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Digital Karnak

Você já visitou Karnak no Egito? Pois uma ótima oportunidade é o projeto Digital Karnak, da UCLA, Universidade da Califórnia, em Los Angeles, USA.

The Digital Karnak Project was designed and built at the University of California at Los Angeles (UCLA) under the direction of Dr. Diane Favro, director of the ETC, and Dr. Willeke Wendrich, editor-in-chief of the UCLA Encyclopedia of Egyptology.

Veja também, do mesmo gênero, Virtual Qumran e Rome Reborn.

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Descoberta a tumba de Cleópatra? Há controvérsias

Descoberta a tumba de Cleópatra? Na verdade, a tumba de Cleópatra e Marco Antonio, dizem os entusiastas.

Mas nada está definido. Ainda. Leia na BBC - última actualización: jueves, 16 de abril de 2009 - 17:01 GMT : Tras la tumba de Marco Antonio y Cleopatra.

Apesar da notícia ter se espalhado, há muito ceticismo por parte dos arqueólogos, como aponta este post em Egyptology News, publicado hoje: Egyptologists dig into mystery of possible tomb

Veja os links para o noticiário na Explorator 12.01 - April 26, 2009: The (alleged) Cleopatra tomb hype continues unabated

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Sábado, Novembro 29, 2008

Khirbet Qeiyafa=Sha'arayim?

Leia primeiro: Qual seria o nome antigo de Khirbet Qeiyafa?

Em seguida, leia em The Journal of Hebrew Scriptures, volume 8, 2008, o texto de Yosef Garfinkel e Saar Ganor, Khirbet Qeiyafa: Sha'arayim.

Abstract:
Khirbet Qeiyafa is a 2.3 hectare fortified early 10th century BCE site, located in the Judean Shephelah, atop a hill that bordered the Elah Valley from the north. This is a key strategic location in the biblical kingdom of Judah, on the main road from Philistia and the Coastal Plain to Jerusalem and Hebron in the hill country. It is the only site in the Kingdoms of Judah and Israel with two gates. This unique feature provides a clear indication of the site's identity as biblical Sha'arayim, a place name that means “two gates” in Hebrew. Sha'arayim is mentioned three times in the Bible (Jos 15:36; 1 Sam 17:52 and 1 Ch 4:31-32). It is located near the Elah valley, associated with King David twice, and not mentioned in conjunction with any other later First Temple period tradition. This accords with the archaeological and radiometric data that indicate a single-phase settlement in the early 10th century BCE at Khirbet Qeiyafa.

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Sexta-feira, Novembro 28, 2008

Estela de Kuttamuwa: foto, texto e tradução

No biblioblog de John Hobbins, Ancient Hebrew Poetry, os interessados podem ler:

:: Kuttamuwa Inscription Lines 1-5: Image, Text and Translation - November 27, 2008

:: Kuttamuwa Inscription Lines 6-13: Image, Text and Translation - November 28, 2008

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Segunda-feira, Novembro 24, 2008

Kuttamuwa Stele from Zincirli

Leia em Biblia Hebraica, de Douglas Mangum, sobre a apresentação da nova inscrição de Zincirli por Dennis Pardee e David Schloen no Congresso da SBL em Boston: SBL: Kuttamuwa Stele from Zincirli.

E em Ketuvim, de Jim Getz: Kuttamuwa Inscription Update: Pardee’s transcription.

Leia Mais:
Zincirli

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Sábado, Novembro 22, 2008

Zincirli

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Sábado, Novembro 15, 2008

Fotos da tumba de Herodes Magno

No site do National Geographic há interessantes recursos virtuais para se ver a tumba de Herodes Magno, descoberta no ano passado.

Visite Photo Gallery: Herod's Tomb

Dica vista no Blog di Antonio Lombatti, a quem agradeço.

Outra sugestão, vista na lista Biblical Studies: Herod's Lost Tomb.

Leia Mais:
Descoberto o sepulcro de Herodes Magno
Tumba de Herodes: notícia se espalha rapidamente
Tumba de Herodes: comunicado da Universidade Hebraica
Fotos da tumba de Herodes
Tumba de Herodes e conflito no Oriente Médio
Tumba de Herodes em territorio palestino ocupado
Tumba de Herodes: mais fotos

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Minas do rei Salomão?

Dizem que acharam as minas do rei Salomão. Duvida?

Leia Escavações podem confirmar existência histórica de 'minas do rei Salomão' (G1) ou Arqueólogos encontram mina que pode ter sido do Rei Salomão (BBC Brasil) e veja o que dizem os muitos biblioblogs sobre mais esse controvertido assunto.

Haja controvérsia...

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Qual seria o nome antigo de Khirbet Qeiyafa?

Quem ainda não sabe do que se trata, deve ler primeiro algum texto em português sobre o assunto.

Como: Descoberta cidade que provaria existência do reino de Davi (Terra) ou Cientistas encontram registro 'mais antigo de escrita hebraica' (BBC Brasil) ou ainda Arqueólogo diz ter encontrado o mais antigo texto hebraico (Estadão) e depois ver cuidadosamente o que dizem os biblistas em seus blogs sobre mais este controvertido achado.

O Journal of Hebrew Scriptures publicou recentemente o seguinte artigo em seu volume 8, 2008: Nadav Na'aman, In Search of the Ancient Name of Khirbet Qeiyafa.

Abstract
This article discusses the identity of the recently excavated stronghold of Khirbet Qeiyafa, a tenth century BCE site located near the Valley of Elah, in the area where the story of the battle between David and Goliath takes place. There is also the story of a battle between Elhanan the Bethlehemite and Goliath of Gath that takes place at Gob (2 Sam 21:19). In light of a comparison of the two episodes I suggest identifying Khirbet Qeiyafa with biblical Gob. A close reading of the four anecdotes related in 2 Sam 21:15-22 clarifies the message of the early biblical tradition of four battles fought between Israelite and Philistine elite warriors that culminated in the advance of the Israelite troops to the gates of Philistine Gath.

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O debate sobre a Inscrição de Joás continua

Em 2003 foi apresentada à imprensa uma inscrição em pedra, de proveniência desconhecida, reproduzindo um trecho de 2Reis 12, onde o rei Joás, do século IX a.C., fala da reforma do Templo de Jerusalém.

Naquela ocasião a Inscrição de Joás monopolizou o debate de especialistas, especialmente israelenses. Nas listas de discussão, não se falava de outra coisa: é falsa, é autêntica, há um trecho em hebraico moderno na inscrição, não há... Mas o que predominou foi o ceticismo! Veja o debate aqui.

Mas recentemente, um grupo de especialistas está defendendo a autenticidade da Inscrição de Joás, baseado em dados das geociências [O que é geociência?].

Veja em The Bible and Interpretation, o artigo Archaeometric evidence for the authenticity of the Jehoash Inscription Tablet.

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Terça-feira, Agosto 26, 2008

John Collins x Israel Knohl: A Visão de Gabriel

Quem estiver acompanhando o debate sobre o texto apocalíptico escrito com tinta em pedra, e que, aparentemente, antes da época de Jesus, fala da ressurreição do Messias ao terceiro dia, caso que pode ser visto aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, não pode perder, de jeito nenhum, o embate de idéias entre John Collins, da Yale University, USA, e Israel Knohl, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que pode ser lido no biblioblog de John Hobbins, Ancient Hebrew Poetry em duas postagens de hoje, 26 de agosto de 2008:

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Quarta-feira, Agosto 13, 2008

Crânios da Idade da Pedra descobertos na Galiléia

Arqueólogos israelenses descobriram na Baixa Galiléia, em escavações realizadas em Yiftah'el, três crânios esculpidos, da Idade da Pedra, do Período Neolítico B Pré-cerâmico, diz a IAA - Israel Antiquities Authority. Os crânios têm mais de 8 mil anos de idade.

O Dr. Hamoudi Khalaily, diretor da escavação, explica que os crânios estão esculpidos, um fenômeno que se identifica com o Neolítico. A prática inclui a reconstrução de todos os traços faciais do morto esculpidos com distintos materiais, como, por exemplo, uma argamassa especial. Os crânios modelados são a imagem do falecido que ficava na consciência dos sobreviventes e os guiava nas decisões que tomavam no seu dia-a-dia. Práticas semelhantes foram igualmente identificadas em descobertas feitas na Síria, Turquia e Jordânia.

Na página da IAA leio:
Three Extraordinary Skulls were found in Excavations in the North
The 9,000 year old skulls, which were found sculpted, attest to the development of ancestor worship from then until the present. The skulls were apparently placed on benches in a house where they would inspire the younger generation to continue in the ways of their forefathers. A similar custom was also identified in Syria, Turkey and Jordan.


In excavations that are currently being conducted at the Yiftah’el archaeological site, near the Movil Junction in the Lower Galilee, three extraordinary skulls from the New Stone Age (Pre-pottery Neolithic B) were discovered. The skulls are 8,000-9,000 years old and were buried in a pit adjacent to a large public building (...)

According to Dr. Hamoudi Khalaily, director of the excavations at the site on behalf of the Israel Antiquities Authority, “The skulls were found plastered – that is to say sculpted – which is a phenomenon that is identified with the New Stone Age. The practice included the reconstruction of all of the facial features of the deceased by means of sculpting the skull with a variety of materials such as plaster that was specifically intended for this. It should be noted that the reconstruction of the facial features was not always done in accordance with their real location on the skull. On the skulls that were found in the excavation the nose was entirely reconstructed; the mouth was accentuated and the eyes were restored by means of three shells placed in each of the orbits. The rest of the facial features were reconstructed with a “plaster mask”. As mentioned above, the skulls were found in a pit next to a large rectangular building whose walls were built of mudbricks and floors were made of thick, high quality plaster. Especially noteworthy in the building were depressions that were fashioned in the floor and later sealed. Dr. Khalaily says, “It seems that these depressions were used as graves beneath the floors. The funerary practice at this time consisted of burying the dead beneath the plaster floors, inside the buildings. Some time thereafter, the residents would dig up the grave, retrieve the skull from the rest of the skeleton and recover the grave. Later they would then mold the skull in the image of the deceased and keep it inside the house. This custom is known in the scientific literature as “ancestor worship”. The molded skull is actually the image of the deceased that remained in the survivors’ consciousness, and it guided them in the various decisions they made in their everyday life. Evidence from sites that are contemporary with Yiftah’el indicates that the molded skulls were placed on shelves or benches inside buildings, which were specifically constructed for this purpose. After a period of time, during which the successor established his status and it was accepted by society, the need of the father image lessened and in another ceremony the skulls were buried in a separate pit, within the precincts of the building or nearby”.

The three molded skulls that were found at Yiftah’el join some fifteen other similar skulls that have been found to date at Jericho, Beisimoun, Kefar HaHoresh, ‘Ain Ghazal in Jordan and at a site near Damascus. According to Dr. Khalaily, “The manner in which the skulls from Yiftah’el are buried and how they are shaped resemble those that were discovered at the Neolithic site of Tell Aswad and it seems that there was a connection between Yiftah’el and the Syrian site, which is located c. 200 kilometers away”...

Veja também as fotos na página da IAA.

Leia mais sobre a descoberta no blog BiblePlaces, de Todd Bolen, no post Plastered Skulls Found in Galilee.

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Segunda-feira, Agosto 04, 2008

Navegando na maionese

O assunto não é novo, continua controvertido, ainda será debatido, acho que dificilmente chegará a algo mais consistente, mas...

Já falei dele aqui, em Morte e ressurreição do Messias no judaísmo e, como escrevi, "este caso é bem capaz de criar muito frufru por causa da desinformação generalizada que existe sobre o assunto ou da eventual má-fé de algumas pessoas...".

Por isso, quem estiver interessado no assunto, veja antes de mais nada a tradução do texto em Index of links on the Apocalypse of Gabriel. Em inglês. Há até mais de uma, escolha a sua!

E agora me diga se não tem gente que anda navegando na maionese...

Procure no Google por Mashiach ben Yosef ou Mashiah ben Yosef.

Eu avisei!

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Domingo, Julho 13, 2008

Messiah and Resurrection

Se você já leu sobre a tão debatida inscrição judaica sobre a ressurreição do Messias ao terceiro dia, vá em frente e confira duas coisas:
  • na imprensa de língua inglesa, uma grande quantidade de links sobre o assunto, reunidos por David Meadows em Explorator 11.12, newsletter publicada hoje
  • na Pesquisa de Blogs do Google, com uma busca por Messiah and Resurrection, uma explosão de notícias e abordagens em blogs e assemelhados

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Sexta-feira, Julho 11, 2008

Ressuscitou ao terceiro dia

Quem leu o meu post do dia 7 passado, Morte e ressurreição do Messias no judaísmo, pode ter mais esclarecimentos se ler no blog de Stephen L. Cook, Biblische Ausbildung, o post Messianism Before Christ: Gabriel's Revelation, publicado em 9 de julho.

Só um trechinho:
It is hardly any sort of challenge to Christianity that the idea of a resurrection after three-days was around before Christ. Again, the Christian claim is that Christ fulfilled longstanding messianic expectation. Across religions, three days of death is a motif common to the archetypal theme of death and rebirth. It is a symbolic reference to transformation. Think of the three days and nights that Jonah spent in the belly of the whale and the three days Inanna hung dead in the underworld "like a piece of rotting meat" in the Summerian story, "The Descent of Inanna."

Vi a dica em John Hobbins, do Ancient Hebrew Poetry, que aponta este caminho em Messianism before Jesus of Nazareth and Gabriel’s Revelation: Steve Cook nails it, e a quem agradeço.

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Segunda-feira, Julho 07, 2008

Morte e ressurreição do Messias no judaísmo

Este caso é bem capaz de criar muito frufru por causa da desinformação generalizada que existe sobre o assunto ou da eventual má-fé de algumas pessoas...

Mas, por via das dúvidas, leia sobre o caso em Texto em pedra fala de ressurreição do Messias décadas antes de Jesus, uma sucinta explicação em bom português, e vá em frente, lendo, em inglês, em The Aramaic Blog, Ancient Tablet Ignites Debate on Messiah and Resurrection e vendo o texto em hebraico em Gabriel's Revelation - Full Transcript.

Em seguida, veja, para um balde de água fria sobre possíveis sensacionalismos, no blog Pisteoumen, de Michael Halcomb, o post The Messiah Tablet: Is It A Big Deal? e no post de Todd Bolen, de BiblePlaces Blog, Gabriel's Vision (Messiah Stone).

Mais informações, desta vez em italiano, podem ser vistas, entre outras, no blog de Antonio Lombatti, nas seguintes postagens: Tavoletta in ebraico, il messia e la risurrezione e Dopo tre giorni, risorgi. Testo messianico del 20 a. C.

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Terça-feira, Junho 03, 2008

Israel visto por Michael Pahl

Michael Pahl, do biblioblog The Stuff of Earth, é professor de Novo Testamento no Prairie Bible College, Alberta, Canadá.

De 3 a 16 de maio de 2008, ele fez um tour com alguns de seus alunos por Israel. Em seu blog vale a pena ver alguns dos sítios bíblicos visitados por eles. Há muitas fotos e alguns textos explicativos.

No post de 18 de maio de 2008, Back from Israel ele diz: ... we ... did manage to see a few of the most significant archaeological and traditional sites related to the biblical narratives...

E no dia 21 de maio, no post Trip to Israel:
From May 3-16, 2008, I had the opportunity to tour Israel with a group that included some of my students from Prairie. Here are some posts related to this trip (...):
  • Tel Arad
  • Bet Shean
  • Gamla
  • Chorazin
  • Sepphoris
  • Capernaum

Faça uma visita. Mesmo quem não lê inglês, pode apreciar as interessantes fotos.

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Domingo, Fevereiro 17, 2008

A arqueologia de Nazaré

Leia sobre as recentes escavações feitas em Nazaré: “What good thing can come out of Nazareth?” em The View from Jerusalem: February 16, 2008.

Onde se encontra também o link para o relatório final das escavações feitas entre 1997 e 2002: Surveys and Excavations at the Nazareth Village Farm (1997–2002): Final Report.

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Quarta-feira, Janeiro 09, 2008

Finkelstein contesta Mazar sobre Palacio de Davi

Israel Finkelstein - e outros colegas - contestam Eilat Mazar sobre o pretenso Palácio de Davi, descoberto em Jerusalém [sobre a descoberta leia aqui].

O seu texto, publicado hoje sob permissão por Jim West na lista de discussão Biblical Studies é:

FINKELSTEIN, I. et al. Has King David's Palace in Jerusalem Been Found? Tel Aviv University.

Infelizmente, o acesso, por enquanto (?), é restrito aos asssinantes da lista.

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Terça-feira, Dezembro 04, 2007

Arqueologia e politica em Jerusalem

Já em 10 de fevereiro deste ano, no post O tom político da arqueologia em Jerusalém, eu citava, de artigo publicado na BBC News: ...Here history, religion and politics meet. Nothing in Jerusalem can be understood without all three.

Pois é: a polêmica continua. Veja este ensaio da Newsweek.

E agora leio, na lista ANE-2, um e-mail de Joe Zias, muito instrutivo, sobre a instrumentalização política da arqueologia em Jerusalém. Ele está justamente comentando o artigo da Newsweek: There's a lot of truth in this article as to how archaeology in Jerusalem is highly politicized, unlike the rest of the country. Unfortunately, the situation is so bad that each side is involved, totally ignoring the interests of the profession itself...

Mais sobre arqueologia e política em Jerusalém? Confira aqui, percorrendo os títulos dos posts. O assunto sempre volta. E sobre Joe Zias, leia aqui.

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Quarta-feira, Novembro 14, 2007

Visite Meguido e veja video

Um interessante vídeo sobre o que está sendo feito em Meguido pode ser visto no site The Megiddo Expedition.

A dica foi repassada por Jim West, que a recebeu de Eric Cline, um dos diretores desta importante escavação arqueológica.

Além de Eric Cline, você verá, ao som da música de Bruce Springsteen, os arqueólogos Israel Finkelstein, David Ussishkin e outras pessoas que participam das escavações.

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Segunda-feira, Outubro 22, 2007

Descobertos artefatos arqueologicos em Jerusalém

O comunicado é da IAA - Autoridade Israelense de Antiguidades: restos de pequenos objetos que podem ser datados, segundo vários arqueólogos, entre os séculos VIII e VI AEC - também chamado de período do Primeiro Templo -, foram encontrados em Jerusalém, na área do Templo.

For the First Time, Archaeological Remains dated to the First Temple Period have been Discovered on the Temple Mount
Archaeological inspection by the Israel Antiquities Authority over works of the Waqf has uncovered remnants from the First Temple Period (Iron Age IIB).

During a recent archaeological inspection on the Temple Mount in Jerusalem carried out by the Israel Antiquities Authority over maintenance works of the Waqf, a sealed archaeological level probably dated to the First Temple Period was exposed in the area close the southeastern corner of the raised platform surrounding the Dome of the Rock. Archaeological examination of a short section of this level, undertaken by Yuval Baruch, the Jerusalem District Archaeologist, uncovered finds that included fragments of ceramic table wares and animal bones. The finds are dated to the eighth to sixth centuries BCE. Yuval Baruch of the IAA, Prof. Sy Gitin, Director of the William F. Albright Institute of Archaeological Research in Jerusalem, Prof. Israel Finkelstein of Tel Aviv University and Prof. Ronny Reich of Haifa University examined the finds and the archaeological data and reached the conclusion that the characteristics and location of the finds may aid scholars in reconstructing the dimensions and boundaries of the Temple Mount during the First Temple Period. The finds include fragments of bowls, including rims, bases and body sherds; the base of a juglet used for the ladling of oil; the handle of a small juglet and the rim of a storage jar. The bowl sherds were decorated with wheel burnishing lines characteristic of the First Temple Period. In addition, a piece of...

Leia o resto da notícia e veja as fotos. E preste bem atenção: são pequenos restos de objetos da época pré-exílica, mas nada indica que tenham ligação com o Templo da época, ainda não encontrado. E mais: séculos VIII-VI AEC não representam a época de Salomão, tradicionalmente colocado no século X AEC.

Portanto, notícias dizendo que, finalmente, foram encontrados testemunhos do templo salomônico, são leituras distorcidas do comunicado dos arqueólogos israelenses.

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Sábado, Outubro 20, 2007

Artigo de Eric Cline foi publicado no SBL Forum

O artigo de Eric H. Cline sobre arqueologia, do qual falei aqui e aqui, está no Fórum de outubro da Society of Biblical Literature.

Leia Raiders of the Faux Ark: Biblical archeology is too important to leave to crackpots and ideologues. It's time to fight back.

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Quinta-feira, Outubro 04, 2007

Eric Cline e a arqueologia

Artigo e livro de Eric Cline repercutem.

Em Exploring Our Matrix, por exemplo, escreve James F. McGrath:

:: Lara Croft, Indiana Jones, and Eric Cline - October 1, 2007

:: Eric H. Cline - October 3, 2007

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Domingo, Setembro 30, 2007

A arqueologia da Palestina que conta

True treasures of the Holy Land
Although sometimes overshadowed by the grand claims of amateurs, important discoveries are now being made by biblical archeologists on an almost weekly basis. In just the past month, researchers have announced five major finds in Israel, three in Jerusalem alone.

:: Beehives from the 10th or ninth century BC at Tel Rehov, in Israel's Bet She'an Valley

:: A possible Egyptian fortress from before the time of the Exodus, buried beneath a seventh century BC Philistine village near the Gaza Strip

:: A quarry in Jerusalem that may have supplied massive stone blocks for the Second Temple, built in the first century BC

:: A wall, possibly from the Second Temple itself, found during repair work on top of Jerusalem's Temple Mount

:: A huge city drain in Jerusalem dating from the time of the First Jewish Revolt in the first century AD.

A maior parte dos links são do blog de Todd Bolen, BiblePlaces Blog, onde, em geral, há belas fotos.

The Boston Globe - September 30, 2007

Via Explorator 10.23 - September 30, 2007

Leia também: Cline denuncia as constantes fraudes na arqueologia.

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Cline denuncia as constantes fraudes na arqueologia

Raiders of the faux ark
Biblical archeology is too important to leave to crackpots and ideologues. It's time to fight back.
Noah's Ark. The Ark of the Covenant. The Garden of Eden. Sodom and Gomorrah. The Exodus. The Lost Tomb of Jesus. All have been "found" in the last 10 years, including one within the past six months. The discoverers: a former SWAT team member; an investigator of ghosts, telepathy, and parapsychology; a filmmaker who calls himself "The Naked Archeologist"; and others, none of whom has any professional training in archeology. We are living in a time of exciting discoveries in biblical archeology. We are also living in a time of widespread biblical fraud, dubious science, and crackpot theorizing. Some of the highest-profile discoveries of the past several years are shadowed by accusations of forgery, such as the James Ossuary, which may or may not be the burial box of Jesus' brother, as well as other supposed Bible-era findings such as the Jehoash Tablet and a small ivory pomegranate said to be from the time of Solomon. Every year "scientific" expeditions embark to look for Noah's Ark, raising untold amounts of money from gullible believers who eagerly listen to tales spun by sincere amateurs or rapacious con men; it is not always easy to tell the two apart. The tools of modern archeology, from magnetometers to precise excavation methods, offer a growing opportunity to illuminate some of the intriguing mysteries surrounding the Bible, one of the foundations of western civilization. Yet the amateurs are taking in the public's money to support ventures that offer little chance of furthering the cause of knowledge. With their grand claims, and all the ensuing attention, they divert the public's attention from the scientific study of the Holy Land - and bring confusion, and even discredit, to biblical archeology (...) At a time when the world is increasingly divided by religion, both domestically and internationally, and when many people are biblically illiterate, legitimate inquiries into the common origins of religions have never been more important. I believe that the public deserves - and wants - better. We have an obligation to challenge the lies and the hype, to share the real data, so that the public discussion can be an informed one...

Leia a análise completa de Eric H. Cline, que denuncia: ao mesmo tempo em que vivemos uma época de fascinantes descobertas arqueológicas no Oriente Médio e que podem contribuir muito para a compreensão do mundo bíblico, vivemos uma época de fraudes generalizadas, pressupostos científicos duvidosos, teorias fantásticas e fanáticas sem nenhum fundamento.

É hora de dar o troco. É hora de denunciar. É hora de combater o amadorismo daqueles que se autoproclamam arqueólogos e que montam espetáculos grandiosos para ganhar dinheiro e vender ao público falsos produtos como as "descobertas" da Arca de Noé, da Arca da Aliança, do Jardim do Éden, de Sodoma e Gomorra, do Êxodo, do Sepulcro Esquecido de Jesus, do Ossuário de Tiago...

É hora da arqueologia séria também divulgar, através de todos os meios, as suas descobertas. O público merece e quer o melhor. E os especialistas têm a obrigação de desafiar e desmistificar as mentiras e o sensacionalismo das cada vez mais freqüentes fraudes arqueológicas que dizem, via jornais, revistas, televisão, Internet e outros meios eletrônicos que, finalmente, a verdade bíblica, ocultada ao mundo, por séculos, pelas autoridades religiosas judaicas e cristãs, acaba de ser revelada.

Vi o texto no PaleoJudaica.com, do Jim Davila. A análise, escrita por Eric H. Cline, está em The Boston Globe - 30 de setembro de 2007.

Eric H. Cline é Professor no Departamento de Literaturas e Línguas Clássicas e Semíticas da Universidade George Washington, em Washington, D.C. Diretor associado de escavações em Megiddo, Israel.

É autor do recente From Eden to Exile: Unraveling Mysteries of the Bible. Washington, D.C.: National Geographic Society, 2007, 256 p. - ISBN 9781426200847. Leia resenhas do livro.

E preste atenção também a este comentário que está na página da Amazon.com: "In a world that turns more and more to irrational views of history, Eric Cline demythologizes the 'mysteries of the Bible'. He does so with the force of reason, using clear language and a perfect command of the ancient records and the finds from the field." Israel Finkelstein, Institute of Archaeology, Tel Aviv University, author, with N. A. Silberman, of The Bible Unearthed [tradução brasileira: A Bíblia não tinha razão].

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Quarta-feira, Setembro 26, 2007

Paolo Merlo analisa Kuntillet ‘Ajrud

O artigo de Paolo Merlo, Professor da Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, sobre a inscrição de Kuntillet ‘Ajrud, na qual Iahweh aparece associado a Asherah, está disponível online. Em italiano.

O artigo foi publicado pela revista SEL (n. 11, 1994) - Studi Epigrafici e Linguistici sul Vicino Oriente Antico - do Instituto de Estudios Islámicos y del Oriente Próximo, de Zaragoza, Espanha.

Leia L‘Asherah di Yhwh a Kuntillet ‘Ajrud. Rassegna critica degli studi e delle interpretazioni.

Lembro que a descoberta das inscrições de Kuntillet ‘Ajrud e de Khirbet el-Qôm são muito importantes para se debater as origens de Israel e o sincretismo javista/baalista existente em Canaã. Há uma enorme bibliografia sobre o assunto.

Tomei conhecimento do assunto em ABZU e no blog Abnormal Interests, de Duane Smith.

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Domingo, Setembro 23, 2007

Patriarcas? Que Patriarcas?

Tem gente "caçando" os patriarcas...

Diz o Star-Telegram.com, ao relatar as escavações do arqueólogo Steven Collins em busca de Sodoma, em Excavating Sodom, posted on Sat, Sep. 08, 2007:
Collins, dean of the College of Archaeology at Trinity Southwest University in Albuquerque, N.M., has searched for a decade for Sodom and Gomorrah, which the Bible says were sinful cities destroyed by God. The excavation is of a Bronze Age site in Jordan, near the Dead Sea. Collins is seeking to determine the authenticity of Old Testament patriarchal narratives, particularly the stories of Abraham, Isaac, Jacob, Joseph, Moses and Joshua (...) He is using biblical text, archaeology and geography in his quest.

Minha sugestão é que o arqueólogo peça o auxílio de Thomas L. Thompson e de alguns amigos seus, para rápido sucesso na empreitada e aperfeiçoamento do método empregado: o uso do texto bíblico, da arqueologia e da geografia - he is using biblical text, archaeology and geography in his quest ;-)

E, finalmente, como castigo, que todos os leitores deste post leiam o capítulo 4 do livro do Cássio, Leia a Bíblia como literatura, que explica o que são os gêneros literários bíblicos!

Via Explorator 10.22 - September 23, 2007.

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Segunda-feira, Setembro 17, 2007

It is the Death of History

It is the death of history

Special investigation by Robert Fisk - The Independent: 17 September 2007

4,000-year-old Sumerian cities torn apart and plundered by robbers. The very walls of the mighty Ur of the Chaldees cracking under the strain of massive troop movements, the privatisation of looting as landlords buy up the remaining sites of ancient Mesopotamia to strip them of their artefacts and wealth. The near total destruction of Iraq's historic past – the very cradle of human civilisation – has emerged as one of the most shameful symbols of our disastrous occupation.

Evidence amassed by archaeologists shows that even those Iraqis who trained as archaeological workers in Saddam Hussein's regime are now using their knowledge to join the looters in digging through the ancient cities, destroying thousands of priceless jars, bottles and other artefacts in their search for gold and other treasures.

In the aftermath of the 1991 Gulf War, armies of looters moved in on the desert cities of southern Iraq and at least 13 Iraqi museums were plundered. Today, almost every archaeological site in southern Iraq is under the control of looters.

In a long and devastating appraisal to be published in December, Lebanese archaeologist Joanne Farchakh says that armies of looters have not spared "one metre of these Sumerian capitals that have been buried under the sand for thousands of years.

"They systematically destroyed the remains of this civilisation in their tireless search for sellable artefacts: ancient cities, covering an estimated surface area of 20 square kilometres, which – if properly excavated – could have provided extensive new information concerning the development of the human race.

"Humankind is losing its past for a cuneiform tablet or a sculpture or piece of jewellery that the dealer buys and pays for in cash in a country devastated by war. Humankind is losing its history for the pleasure of private collectors living safely in their luxurious houses and ordering specific objects for their collection."

Ms Farchakh, who helped with the original investigation into stolen treasures from the Baghdad Archaeological Museum in the immediate aftermath of the invasion of Iraq, says Iraq may soon end up with no history.

"There are 10,000 archaeological sites in the country. In the Nassariyah area alone, there are about 840 Sumerian sites; they have all been systematically looted..."

Leia o texto completo em The Independent de hoje. Vi o texto na lista de discussão Iraqcrisis.

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Quinta-feira, Setembro 13, 2007

Sobre o tunel descoberto em Jerusalem

Sobre o túnel recentemente descoberto em Jerusalém, um bom lugar para se ler sobre o assunto e ver fotos é o BiblePlaces Blog de Todd Bolen.

Veja o post First Century Drain Found in Jerusalem. E não deixe de ler os comentários ao post.

Também no Dr Leen Ritmeyer’s blog.

Veja Herodian drain found in Jerusalem. Com foto e desenho.

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Domingo, Agosto 26, 2007

Estudo do clima ajuda a explicar a Historia

Veja, em artigo do jornal israelense Haaretz, de 23/08/2007, como o estudo das mudanças climáticas ocorridas no passado ajuda a explicar situações históricas, como o (des)povoamento de uma região e deslocamentos de grupos humanos em um território.

Aqui, na região costeira de Canaã, na Idade do Bronze.

Researchers say communities abandoned the coastal plain in the Bronze Age due to climate change and flooding

(Via Explorator 10.18)

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Quarta-feira, Julho 25, 2007

SAFE - Saving Antiquities for Everyone

SAFE - Saving Antiquities for Everyone - é uma organização sem fins lucrativos dedicada a preservar a herança cultural mundo afora.

Our mission is to raise public awareness about the irreversible damage that results from looting, smuggling and trading illicit antiquities.

Dica de Jim Davila em PaleoJudaica.com.

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Segunda-feira, Julho 23, 2007

Outros ossuarios com o nome "Jesus"

Antonio Lombatti, em seu blog, tem um post de hoje com o título More ossuaries with the name "Jesus".

Que trata de vários ossuários da mesma região onde Simcha Jacobovici diz ter encontrado O Sepulcro Esquecido de Jesus...

Há muitos sepulcros "encontrados" de Jesus! Vários ossuários trazem o nome "Jesus"...

Leia o post, que está em italiano, e veja as as fotos de ossuários e inscrições!

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Sexta-feira, Julho 13, 2007

Nabu-sharrussu-ukin, eunuco chefe

Sobre a tabuinha cuneiforme do Museu Britânico, decifrada e publicada nestes dias, e que cita Nabu-sharrussu-ukin, um personagem babilônico, supostamente também citado em Jr 39,3, leia dois posts de Chris Heard em Higgaion, nos dias 11 e 13 de julho, e siga os links neles contidos para outros biblioblogs que discutem o caso.

Como qualquer descoberta arqueológica que encontra possível correspondência em texto bíblico, também esta causa polêmica. Observo agora mesmo no blogroll do Google Reader que (hoje) multiplicam-se os posts sobre o assunto!

The mystery of Nabu-sharrussu-ukin

More on Nabu-sharrussu-ukin

Atualizando: 22h40
Jeremiah 39:3 and History: A New Find Clarifies a Mess of a Text - John Hobbins, em Ancient Hebrew Poetry.

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Sábado, Julho 07, 2007

Hatshepsut, rainha por toda a eternidade

If saying her name will truly secure her place in eternity, then Hatshepsut has nothing to worry about...

Como o nome Hatshepsut está em todas as bocas... logo a rainha egípcia não tem o que temer. Seu lugar na eternidade está garantido.

Hatshepsut reinou no Egito no século XV a.C. e era da Décima Oitava Dinastia.

Leia mais em Yet more re Hatshepsut, no Egyptology News, de Andie Byrnes.

Leia mais sobre o Egito, em português, aqui.

E faça uma busca por Hatshepsut no Google Brasil, deixando marcada a opção "páginas em português".

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