Observatório Bíblico

Sábado, Outubro 31, 2009

Paulo: um místico visionário?

Livro novo publicado pela Paulus. Nada posso dizer sobre o conteúdo, pois ainda não o vi e nem é "meu terreiro", digamos assim... Mas aí vai a dica:


MACHADO, J. O misticismo apocalíptico do Apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2009, 296 p. - ISBN: 9788534930895

Diz a editora:
"Esta obra apresenta Paulo de Tarso na perspectiva da experiência religiosa, com destaque para os elementos místicos visionários de sua carreira, que fizeram parte do judaísmo e da religiosidade do primeiro século. Tradicionalmente, ele tem sido visto como grande exegeta, pensador e teólogo da Antiguidade, no âmbito dos primórdios do cristianismo. Essa concepção criou uma caricatura anacrônica desse apóstolo, como se fora um teólogo produtor de textos – o que tem caracterizado o labor teológico ocidental dos últimos séculos. Ele vem sendo acusado até mesmo de ter sido o grande pervertedor dos ensinos de Jesus de Nazaré e, consequentemente, de ter sido o criador de uma nova religião que desembocou no cristianismo ocidental que conhecemos. Entretanto, seus próprios escritos, notoriamente as Cartas aos Coríntios, revelam as impressões digitais de um judeu místico apocalíptico, típico do primeiro século. Sua experiência mistica, mediada pela comunidade cristã que o acolheu, o tornou um seguidor de Jesus de Nazaré – cujos seguidores caracterizavam nada mais do que uma nova seita judaica naqueles dias. Bem diferente de um teólogo produtor de tratados teológicos, ou de um exegeta que faz análise gramatical de textos sagrados, Paulo foi um místico visionário, com crenças apocalípticas, cuja experiência de revelação lhe deu uma visão renovada das Escrituras e da tradição judaica. Foi um entusiasta carismático, que saiu pelo seu mundo fundando comunidades que vieram a compor as primeiras igrejas cristãs do Ocidente, tendo como base a revelação do Jesus ressuscitado que recebera. Essa perspectiva histórico-religiosa, que leva em conta a exegese dos textos paulinos, é fundamental para melhor compreensão de Paulo de Tarso e das origens do cristianismo".

Quem é Jonas Machado? Clique aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Roberto?

Esperança nas novas congregações
Ao questionar se Rodé vê sinais de esperança, ele quase invariavelmente fala sobre as novas congregações fundadas nas últimas décadas, em vez das ordens estabelecidas como os dominicanos, jesuítas e franciscanos. "Aqui no meu escritório, encontro pessoas todas as semanas que são fundadores, homens e mulheres, que vem aqui com novos projetos, novas ideias", diz Rodé. "Na semana passada, um brasileiro com um rosto angelical esteve aqui. Ele está fundando uma comunidade que é uma nova edição do espírito franciscano. Eles andam por aí com a tonsura, como Santo Antônio, de sandálias, vestidos como os pobres. Eles estão nas favelas, trabalhando com os jovens em risco, os sem teto, e são pregadores itinerantes". "As novas congregações são uma reação contra a tendência [na vida religiosa] para a secularização", disse. "Elas vestem hábitos, sempre. Elas insistem na oração e na adoração eucarística. Elas insistem na vida em comum. E também têm um grande, grande foco na pobreza" (Trecho de reportagem de John L. Allen Jr., publicada no site National Catholic Reporter, em 28/10/2009, traduzida e reproduzida por Notícias - IHU On-Line em 30/10/2009. Título: Cardeal Franc Rodé: o homem no centro das tempestades)

Seria o Roberto?

Marcadores:

Bookmark and Share

Hans Küng e Roma

Parece que L'Osservatore Romano e Hans Küng andam se estranhando na questão dos anglicanos...

Fonte: Notícias - IHU On-Line: 29 e 30 de outubro de 2009.


Leia Mais:
Ética Munidal abre escritório no Brasil

Marcadores:

Bookmark and Share

Livro sobre os 30 anos do CEBI

Como se dizia antigamente, "no apagar das luzes" do mês de outubro de 2009, anoto, para os interessados na leitura popular da Bíblia, esta referência bibliográfica do CEBI.

CEBI, 30 Anos - Lendo a Bíblia e vestindo a camisa do povo. São Leopoldo: CEBI, 2009, 40 p. - ISBN 9788577330805

Diz o site do CEBI sobre o livro:

CEBI lança livro pelos seus 30 anos de atuação
Um livro para olhar, ler e guardar como recordação. Essa é a proposta do livro "30 anos, lendo a Bíblia e vestindo a camisa do povo", que o CEBI acaba de lançar alusivo ao seu trigésimo aniversário. No livro, a história do CEBI é narrada a partir das imagens estampadas em camisetas, produzidas em cada estado onde o CEBI construiu a sua caminhada, lendo a Bíblia e engajando-se nas realidades em favor da libertação e da transformação da vida das pessoas. A ideia de fazer um livro assim, que mistura depoimentos, história e estampas de camisas nasceu durante a 17ª Assembleia Nacional do CEBI, em Belo Horizonte, quando Frei Carlos Mesters comentou com a equipe da Dimensão de Espiritualidade como "seria bonito conhecer as camisas do CEBI que já foram feitas em todo Brasil". O comentário nos levou a costurarmos a ideia de pedir aos estados que reunissem as camisas confeccionadas em todas as regiões. Esta tecitura virou este livrotestemunho da espiritualidade bíblica, da espiritualidade libertadora que o CEBI se propõe viver com sua Leitura Popular da Bíblia e que se mostra em desenhos e símbolos estampados em camisas...

Fonte: Notícias - CEBI: 28 de outubro de 2009 - 11h46min

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Outubro 29, 2009

Resenhas na RBL - 22.10.2009

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Roland Boer
Last Stop before Antarctica: The Bible and Postcolonialism in Australia
Reviewed by F. Rachel Magdalene

T. E. Clontz and J. Clontz, eds.
The Comprehensive New Testament
Reviewed by Alastair Haines

Göran Eidevall
Prophecy and Propaganda: Images of Enemies in the Book of Isaiah
Reviewed by Maire Byrne

Joseph A. Fitzmyer
The One Who Is to Come
Reviewed by Francis Dalrymple-Hamilton

Carol Hupping, ed.
The Jewish Bible: A JPS Guide
Reviewed by Gilbert Lozano

Richard James Fischer
Historical Genesis: From Adam to Abraham
Reviewed by Paul L. Chen

Linda B. Hall
Mary, Mother and Warrior: The Virgin in Spain and the Americas
Reviewed by Violeta Rocha

Michael Kaler
Flora Tells a Story: The Apocalypse of Paul and Its Context
Reviewed by Tobias Nicklas

Vashti Murphy McKenzie
Swapping Housewives: Rachel and Jacob and Leah
Reviewed by Randall L. McKinion

Uwe-Karsten Plisch
The Gospel of Thomas: Original Text with Commentary
Reviewed by Christopher Tuckett

Marius Reiser
Bibelkritik und Auslegung der Heiligen Schrift: Beiträge zur Geschichte der biblischen Exegese und Hermeneutik
Reviewed by Günter Röhser

Hagith Sivan
Palestine in Late Antiquity
Reviewed by Steven Fine

Guy G. Stroumsa
The End of Sacrifice: Religious Transformations in Late Antiquity
Reviewed by Joshua Schwartz

Tom Thatcher and Stephen D. Moore, eds.
Anatomies of Narrative Criticism: The Past, Present, and Futures of the Fourth Gospel as Literature
Reviewed by Craig Koester

Stephan Witetschek
Ephesische Enthüllungen 1: Frühe Christen in einer antiken Großstadt. Zugleich ein Beitrag zur Frage nach den Kontexten der Johannesapokalypse
Reviewed by Martin Karrer


>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Marcadores:

Bookmark and Share

Biblioblogs.com está sendo remodelado

Biblioblogs.com está sendo remodelado por Brandon Wason e John Hobbins. E eles estão solicitando sugestões e colaboração.

Leia:

:: A Biblioblogs.com Reboot

:: Draft Criteria for Inclusion in Biblioblogs.com Blogrolls

Marcadores:

Bookmark and Share

The Catholic Biblical Quarterly de outubro 2009

A revista The Catholic Biblical Quarterly Vol. 71, No. 4 / October 2009 acaba de chegar. É o quarto e último número deste ano.

Veio bem "gordinha", com suas 271 páginas...

Marcadores:

Bookmark and Share

Milton Kenan foi nomeado bispo

Milton Kenan Júnior, meu ex-aluno no CEARP, foi nomeado, ontem, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Milton Kenan, 46, da Diocese de Jaboticabal, é pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bebedouro, SP.

Parabéns Milton e sucesso em seu novo ministério!

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Outubro 25, 2009

Roma e os anglicanos

Quem quiser ler sobre o assunto, recomendo os muitos artigos publicados por diversas fontes e reunidos pelo site da Unisinos em Notícias - IHU On-Line.

É só clicar aqui [21.10] aqui [22.10], aqui [23.10], aqui [24.10], aqui [25.10] e aqui [25.10.2009], ler os textos e verificar, principalmente, no final, os links do "Para ler mais".

Há de tudo... prós, contras e... acho que até o famoso "muito antes pelo contrário"!

Leia Mais:
A Conferência de Lambeth (16 de julho - 3 de agosto de 2008) na biblioblogosfera

Marcadores:

Bookmark and Share

Mark Allan Powell e sua elogiada Introdução ao NT

Esta publicação me parece bem interessante. Especialmente para os nossos estudantes da graduação em Teologia. Já li outros escritos de Mark Allan Powell e fiquei impressionado com a clareza de sua escrita. Veja aqui, por exemplo.

Este livro acabou de sair, foi publicado agora em outubro. E se fosse traduzido por aqui?

POWELL, M. A. Introducing the New Testament: A Historical, Literary and Theological Survey. Grand Rapids: Baker Academic, 2009, 560 p. - ISBN 9780801028687.

Diz a editora:
This beautifully written and engaging survey offers an up-to-date New Testament introduction for undergraduate students and general readers. Powell presents disputed and controversial issues fairly, neither dictating conclusions nor privileging skepticism over faith-based perspectives. The book is written in a lively and engaging style and includes helpful sidebars, maps, tables, charts, glossary, diagrams, and suggestions for further reading. In addition, this full-color book includes beautiful artwork illustrating the reception of the New Testament through various times and cultures. A companion Web site will feature a wealth of additional resources for students and instructors. Mark Allan Powell is the Robert and Phyllis Leatherman Professor of New Testament at Trinity Lutheran Seminary.

Visite o site do livro. Leia também a opinião de Mark Goodacre em seu blog NT, aqui e aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Outubro 24, 2009

Biblioblogs by Academic Qualifications

The Biblioblog Top 50 publicou, no dia 21 de outubro, mais uma lista de biblioblogs.

Desta vez, classificando os biblioblogueiros por sua qualificação acadêmica.

Veja Biblioblogs by Academic Qualifications

Marcadores:

Bookmark and Share

José Luiz do Prado comemora 50 anos de ministério

José Luiz Gonzaga do Prado está comemorando 50 anos de ministério presbiteral.

A Paróquia Santa Rita, da Diocese de Guaxupé, em Nova Resende, MG, está convidando comunidades e amigos para a comemoração jubilar de José Luiz Gonzaga do Prado, amanhã, dia 25 de outubro de 2009, às 19h00, na Igreja Matriz.

José Luiz Gonzaga do Prado é Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma, Itália. Autor de vários livros e artigos, José Luiz é, também, um exímio tradutor da Bíblia.

Professor de Línguas Bíblicas e Novo Testamento no CEARP, José Luiz faz parte do grupo dos "Biblistas Mineiros", que se reúne em Belo Horizonte e escreve regularmente para a revista Estudos Bíblicos.

Leia aqui um artigo de José Luiz G. do Prado sobre Paulo, publicado em Estudos Bíblicos n. 78.

Parabéns José Luiz.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Outubro 20, 2009

Quer mais polêmica bíblica? R. Crumb e o Gênesis

No começo do mês eu já lia na CartaCapital:

Na terça-feira 29 [de setembro de 2009], em entrevista por telefone à CartaCapital a partir da França, país onde vive há 16 anos por insistência da mulher, Aline Kominsky, e ainda trazendo na fala a forte musicalidade americana, Crumb disse esperar pelo pior. Dos judeus ortodoxos, ele aguarda a repulsa por ter reproduzido a imagem de Deus. Dos cristãos fundamentalistas, ele crê que possam vir as trevas, nascidas de sua obediência ao verbo às vezes modificado das escrituras. Problema deles, diz Crumb (A Bíblia desperta, em CartaCapital - 02/10/2009 - 11:48:27).

Robert Crumb e sua novela gráfica na biblioblogosfera e na blogosfera.

Marcadores:

Bookmark and Share

Saramago e seu novo romance Caim

O novo romance de Saramago, Caim - temperado com a forte pimenta de suas provocadoras declarações à imprensa - já começou a causar polêmica.

Mexeu com a Bíblia...

Visite o blog do autor, O Caderno de Saramago, e veja o que está acontecendo.

Saramago e seu blog? Leia o post Saramago: o blog ilumina o caminho de seu autor.

Marcadores:

Bookmark and Share

Egyptology News está vivo e ativo

O blog Egyptology News, de Andie Byrnes, está vivo e ativo, depois de uma parada de dois meses.

Tim, I'm not dead so the RIP comment was uncalled for. I am, however, emerging from a seriously unhappy period of my life, diz Andie, no dia 15 passado, em The view from the mountain.

Quer saber das novidades sobre o Egito e a egiptologia? Leia um apanhado no post What's New, Pussycat? de 16 de outubro de 2009.

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Outubro 18, 2009

Leitura 4: Ódio da favela vai explodir

Chegou hoje...

Caros Amigos - ano XIII - n. 151: outubro 2009

Capa: Entrevista Exclusiva: Ferréz
"A periferia de São Paulo pode explodir a qualquer momento"

Marcadores:

Bookmark and Share

Leitura 3: Obama em dificuldade

Chegou hoje...

CartaCapital - ano XV - n. 568: 21 de outubro de 2009

Capa: Obama em dificuldade
A herança maldita de Bush, cobranças de minorias que o apoiam, confrontos com uma frenética mídia conservadora. Não anda fácil a vida do Nobel da Paz.

Marcadores:

Bookmark and Share

Leitura 2: abordagem séria!

Lula tem o dever de debater rumo da Vale

Por Kennedy Alencar

O presidente da República está certo ao querer discutir as diretrizes da Companhia Vale do Rio Doce. A Vale é uma empresa privada que tem bastante capital de origem pública (...) Mais do que isso: ela explora riqueza naturais não renováveis. De acordo com a Constituição, no artigo 20, "os recursos minerais, inclusive os do subsolo" são "bens da União". A Vale, portanto, explora essa riqueza por meio de autorização da União (...) o presidente da República tem o dever, de acordo com a sua consciência e em respeito aos votos que recebeu, de debater com a empresa os seus rumos, caso julgue que uma inflexão em sua atuação possa ser mais benéfica ao país (...) a empresa precisa levar em conta os interesses estratégicos do país. Não é absurdo pedir que a Vale invista em siderurgia e que trate de agregar valor aos produtos que explora. Esse é um debate que interessa aos brasileiros.

Fonte: Folha Online: 18/10/2009

Marcadores:

Bookmark and Share

Leitura 1: caso nojento!

:: O eixo Veja-Folha e o caso Lina
:: Na CPI, Lina negou a data que Veja bancou
:: A Lina da CPI desmente a Lina da Veja
:: O episódio que gerou a série “Dilma mente”

Fonte: Luis Nassif Online - 18 de outubro de 2009

Leia Mais:
Li na...

Marcadores:

Bookmark and Share

Nova Ortografia disponível para o Office 2007

Microsoft atualiza Office 2007 com novo Acordo Ortográfico

Vá para o Centro de Download da Microsoft e clique em Atualização para o Verificador Ortográfico, Dicionário de Sinônimos e Verificador Gramatical do Microsoft Office 2007 (KB972854)

Fonte: Folha Online: 14/10/2009 - 13h23

Leia Mais:
Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Marcadores:

Bookmark and Share

Resenhas na RBL - 17.10.2009

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Rein Bos
We Have Heard That God Is with You: Preaching the Old Testament
Reviewed by Jordan M. Scheetz

Brevard Childs
The Church's Guide for Reading Paul: The Canonical Shaping of the Pauline Corpus
Reviewed by Paul E. Trainor

Billie Jean Collins
The Hittites and Their World
Reviewed by Dirk Paul Mielke

Desta Heliso
Pistis and the Righteous One: A Study of Romans 1:17 against the Background of Scripture and Second Temple Jewish Literature
Reviewed by Lars Kierspel

Jörg Lanckau
Der Herr der Träume: Eine Studie zur Funktion des Traumes in der Josefsgeschichte der Hebräischen Bibel
Reviewed by Bart J. Koet

Nicola Laneri, ed.
Performing Death: Social Analyses of Funerary Traditions in the Ancient Near East and Mediterranean
Reviewed by Aren Maeir

Pekka Lindqvist
Sin at Sinai: Early Judaism Encounters Exodus 32
Reviewed by James N. Rhodes

Martin Mosse
The Three Gospels: New Testament History Introduced by the Synoptic Problem
Reviewed by Pheme Perkins

Charles Puskas
The Conclusion of Luke-Acts: The Significance of Acts 28:16-31
Reviewed by Deborah Thompson Prince

Huub van de Sandt and Jürgen Zangenberg, eds.
Matthew, James, and Didache: Three Related Documents in Their Jewish and Christian Settings
Reviewed by William Varner

Werner Schmidt
Das Buch Jeremia: Kapitel 1-20
Reviewed by Wilhelm J. Wessels

Herman J. Selderhuis
Calvin's Theology of the Psalms
Reviewed by Randall McKinion

Andrew Sloane
At Home in a Strange Land: Using the Old Testament in Christian Ethics
Reviewed by Andrew Davies

Robert Stein
Mark
Reviewed by Joel F. Williams

Alan Thompson
One Lord, One People: The Unity of the Church in Acts in Its Literary Setting
Reviewed by Bobby Kelly

>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Marcadores:

Bookmark and Share

Resenhas na RBL - 05.10.2009

As seguintes resenhas foram recentemente [ou quase!] publicadas pela Review of Biblical Literature:

Lars Aejmelaeus and Antti Mustakallio, eds.
The Nordic Paul: Finnish Approaches to Pauline Theology
Reviewed by Erik Heen

Philip S. Alexander
The Targum of Lamentations: Translated, with a Critical Introduction, Apparatus, and Notes
Reviewed by Archie Wright

Sandra Gravett, Karla Bohmbach, F. V. Greifenhagen, and Donald Polaski
An Introduction to the Hebrew Bible: A Thematic Approach
Reviewed by J. Dwayne Howell

Dietrich-Alex Koch
Hellenistisches Christentum: Schriftverständnis-Ekklesiologie-Geschichte
Reviewed by Friedrich Reiterer

Rachel Mairs and Alice Stevenson, eds.
Current Research in Egyptology 2005: Proceedings of the Sixth Annual Symposium, University of Cambridge 2005
Reviewed by Roxana Flammini

M. Sydney Park
Submission within the Godhead and the Church in the Epistle to the Philippians: An Exegetical and Theological Examination of the Concept of Submission in Philippians 2 and 3
Reviewed by Mark A. Jennings

Jonathan T. Pennington and Sean M. McDonough
Cosmology and New Testament Theology
Reviewed by Michael J. Lakey

Enno Edzard Popkes
Die Theologie der Liebe Gottes in den johanneischen Schriften: Zur Semantik der Liebe und zum Motivkreis des Dualismus
Reviewed by Jan G. van der Watt

Gershom M. H. Ratheiser
Mitzvoth Ethics and the Jewish Bible: The End of Old Testament Theology
Reviewed by Ben Ollenburger

Jens Schröter
Von Jesus zum Neuen Testament: Studien zur urchristlichen Theologiegeschichte und zur Entstehung des neutestamentlichen Kanons
Reviewed by Nils Neumann

David Sim and Boris Repschinski, eds.
Matthew and His Christian Contemporaries
Reviewed by Glenna Jackson

David Wilhite
Tertullian the African: An Anthropological Reading of Tertullian's Context and Identities
Reviewed by Ilaria L. E. Ramelli

Lawrence M. Wills
Not God's People: Insiders and Outsiders in the Biblical World
Reviewed by Lara van der Zee-Hanssen

Frank Yamada
Configurations of Rape in the Hebrew Bible: A Literary Analysis of Three Rape Narratives
Reviewed by Susanne Scholz

>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Outubro 14, 2009

A prioridade do século XXI, segundo E. Hobsbawm

Eric Hobsbawm: uma nova igualdade depois da crise
"O objetivo de uma economia não é o ganho, mas sim o bem-estar de toda a população. O crescimento econômico não é um fim, mas um meio para dar vida a sociedades boas, humanas e justas. Não importa como chamamos os regimes que buscam essa finalidade. Importa unicamente como e com quais prioridades saberemos combinar as potencialidades do setor público e do setor privado nas nossas economias mistas. Essa é a prioridade política mais importante do século XXI".

Este é o último parágrafo do artigo, que merece ser lido.

Fonte: Carta Maior - 13/10/2009

Marcadores:

Bookmark and Share

Boas notícias de Sheffield

Que podem ser lidas no comentário de hoje a Fim dos Estudos Bíblicos em Sheffield?

Marcadores:

Bookmark and Share

Jim Davila e o PaleoJudaica entre os 100 melhores

Não conheço o valor da publicação que o citou e nem o alcance da classificação, mas hoje li no PaleoJudaica.com de Jim Davila:

This list of 100 Best Professors Who Blog includes PaleoJudaica.

Merecidamente!

Marcadores:

Bookmark and Share

Democracia e Golpes de Estado

...Estou esperando que o apoio do Brasil sirva às democracias da América. A mensagem do presidente Lula, de Celso Amorim, de Marco Aurélio é para dizer que já não queremos golpe de Estado, vamos lutar contra quem dê golpe de Estado, e vamos lutar com todos os meios pacíficos para revertê-lo. É uma mensagem aos militares, aos grupos da elite econômica que usam os militares, é uma mensagem aos grupos midiáticos que desestabilizam o país para depois promover o golpe de Estado. É uma mensagem a todos aqueles que tentem vulnerar, romper e destruir a democracia. A democracia é um bem do povo, e a defesa feita pelo Brasil e que estamos fazendo é um assunto que compete à vida da América (Manuel Zelaya, Presidente deposto de Honduras, abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa, em entrevista publicada por Fabiano Maisonnave no blog Da Embaixada, em 13/10/2009).

Parece coisa óbvia, mas pelo modo enviesado como a imprensa daqui, com frequência, o trata, vale citar como ato pedagógico...

Marcadores:

Bookmark and Share

História de Israel: reino de Judá reestruturado

O item sobre o Reino de Judá, em minha História de Israel, foi totalmente reescrito, levando em conta vários elementos das pesquisas mais recentes sobre o tema.

E a bibliografia, que pode ser conferida no final, foi atualizada.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Outubro 12, 2009

Dia Nacional da Leitura: 12 de outubro

A Lei nº 11.899, publicada no dia 9 de janeiro de 2009 no Diário Oficial da União, instituiu o Dia Nacional da Leitura, a ser comemorado em 12 de outubro.

É hoje!

Leia e dê leitura de presente.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Outubro 10, 2009

Fim dos Estudos Bíblicos em Sheffield?

Está um sururu na biblioblogosfera. A Universidade de Sheffield, Reino Unido, decidiu fechar o seu conceituado Departamento de Estudos Bíblicos.

Veja, a seguir, algumas das reações, os apelos e a mobilização do mundo bíblico para que isto não aconteça.

Até porque, segundo muitos, entre eles Mark Goodacre, Sheffield é um dos lugares mais interessantes para se estudar Bíblia em todo o Reino Unido!

Sobre as razões do fechamento? É só ler os textos completos.


Call for Action Department Closure, University of Sheffield, England - SBL


At a meeting on 7 October the Senate of the University of Sheffield was asked to approve the following (taken from the Senate papers): 1. that the 2009-10 admission to undergraduate programs involving Biblical Studies should be the last and that the Department should cease to function as a single entity; 2. that undergraduate programs involving Biblical Studies should be maintained for existing students, and that measures should be taken to ensure that they receive the high quality education and student experience which they have been promised; 3. that the Department's academic staff should be transferred to the departments in the Faculty of Arts & Humanities most suited to supporting their longer term careers; 4. that a Biblical Studies research center be developed with a view to providing a focus for postgraduate study and research. The research center would be the continuing point of contact and collaboration for academic staff irrespective of their new home departments, thus ensuring the continuation of scholarship in this area. At the meeting of the Senate, the vote on these proposals was postponed thanks to the intervention of the Sheffield University and College Union and the Union of Students, on the grounds that proper consultation had not taken place (...) It is understood that the decision has already been made to suspend undergraduate admissions for the coming academic year while the above proposals are being reconsidered. But suspension of the undergraduate program, in effect, will mean the end of Biblical Studies. The notion that there can be any postgraduate center or program without the existence of an independent Department of Biblical Studies is no doubt wishful thinking. It is a way of subtly dismantling the Department, since the Department and its reputation depends on its distinct identity and its vibrant research culture based on its outstanding undergraduate and postgraduate programs.

J Cheryl Exum on the Crisis at Sheffield - Jim West

"Dear Friends and Colleagues,
I am writing you, in a personal capacity, to ask for your support in preventing the destruction of the Department of Biblical Studies at the University of Sheffield (...) I am writing to ask you to support the efforts of our students, alumni/ae, colleagues and friends to reverse what could be the end of an outstanding department by writing to the Vice-Chancellor to urge him not to dismantle the Department (1) by destroying an excellent undergraduate programme, which will inevitably be the effect of a suspension of admissions for the 20010-11 academic year and (2) by setting up a Biblical Studies ‘research centre’ that cannot succeed without an undergraduate programme and its contribution to the Department’s research culture, when one appointment of a senior scholar would enable the Department to maintain its strength in attracting postgraduates..." [J Cheryl Exum, Professor of Biblical Studies, Sheffield; Director, Sheffield Phoenix Press]


Sheffield Biblical Studies Department under threat - Mark Goodacre


Jim West broke the bad news, A Great Injustice is About to Occur, earlier today, that the Department of Biblical Studies at the University of Sheffield is under threat of closure. The fullest and most recent news appears in a blog post by an officer in the Sheffield Students Union. What can we do? Join the Facebook group and get in touch with the university to express your opinion. The Sheffield Biblical Studies department has been a pioneer over the last generation, and is one of the most exciting places to study the Bible in the UK...

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Outubro 06, 2009

Sudário de Turim

Essa é para o Antonio Lombatti, que escreve em seu blog: Turim Shroud is Medieval - The Latest Evidence.

Cientista italiano reproduz o Santo Sudário e o classifica como farsa

Fonte: Folha Online: 06/10/2009 - 13h10

Q.E.D.

Marcadores:

Bookmark and Share

Eric Cline pergunta: Davi e Salomão existiram?

Em The Bible and Interpretation, com data de outubro de 2009, Eric H. Cline, arqueólogo, Professor do Departamento de Literaturas e Línguas Clássicas e Semíticas da Universidade George Washington, em Washington, D.C., pergunta: Did David and Solomon Exist? [Davi e Salomão existiram?]

Diz a apresentação que o texto é uma adaptação de trecho de seu mais recente livro:
The debate as to whether or not David and Solomon existed has been one of the “hot-button” topics in biblical archaeology since the early 1990s. The introduction of a variety of new data has put to rest some aspects of the debate but intensified other aspects, and the debate itself shows no sign of coming to an end. The majority of the arguments by various scholars, on both sides of the debate, have been published in scholarly journals seldom read by students or the general public. In the interests of putting this debate in front of such audiences, the following article is adapted from Biblical Archaeology: A Very Short Introduction by Eric H. Cline...

O livro está citado em minha página de + Novidades:


CLINE, E. H. Biblical Archaeology: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press, 2009, 168 p. - ISBN 9780195342635.

Eric H. Cline aborda a questão da interpretação de bytdwd da Inscrição de Tel Dan, a cidade de Jerusalém no século X a. C. e seu tamanho, o pretenso "Palácio de Davi" de Eilat Mazar em Jerusalém...

E há mais no artigo. Leia.

Depois, para ver outras posições sobre o tema, vale a pena dar uma olhada na lista de discussão Biblical Studies e procurar por "david and solomon".

Conclui seu texto Eric H. Cline:
Clearly, there remains much to be discovered, and much to be excited about, in the debate about David and Solomon in particular and in the field of biblical archaeology as a whole. Although the discipline is not a new field, having been seriously practiced for more than one hundred years, it has kept pace with modern developments. At its inception, the principal tools were the pick and shovel. Now biblical archaeologists use magnetometers, ground penetrating radar, electric resistivity meters, and satellite photography alongside traditional methods of excavation, enabling them to peer beneath the ground surface before physical excavation begins. Radiocarbon dating is used alongside time-honored chronological methods such as pottery seriation and typology. And biblical archaeologists are working hand in hand with specialists in ceramic petrography, residue analysis, and DNA analysis, in order to answer more anthropologically-oriented questions concerning ethnicity, gender, trade, and the rise of rulership and complex societies.

Sometimes these tools help to confirm the biblical text and sometimes they do not. Upon occasion, the archaeologists can bring to life the people, places, and events discussed in the Bible. But ultimately biblical archaeology is not about proving or disproving the Bible, or even determining whether David and Solomon existed. Instead, biblical archaeologists are more concerned with investigating the material culture of the lands and eras in question and reconstructing the culture and history of the Holy Land for a period lasting more than two thousand years. And that in itself is absolutely fascinating, for professionals and the general public alike.

Leia Mais:
Cline denuncia as constantes fraudes na arqueologia
Eric Cline e a arqueologia
Artigo de Eric Cline foi publicado no SBL Forum
Finkelstein contesta Mazar sobre Palácio de Davi
Arqueologia e política em Jerusalém
Arqueologia e conflito político no Oriente Médio

Marcadores:

Bookmark and Share

HTML, CSS, Web Standards e Validação

Como estou convivendo com estes temas nos últimos dias - e tive que ir visitar este mundo por causa do grego - aqui estão alguns poucos links que podem ser úteis para quem quiser entender ou construir páginas web:

:: Cleaning up your FrontPage Code
:: TidyGUI - A Free Windows GUI Version of HTML Tidy
:: Optimize HTML GUITIDY Version 1.08 and GUI TIDY Win and Linux Version
:: Using TidyGUI
:: HTML Validator - Ccomplemento para o Firefox
:: Total Validator - Complemento para o Firefox
:: WDG HTML Validator
:: The W3C Markup Validation Service
:: TagCheck HTML and XML Tag Validator with Editing
:: UITest.com: Web Development Tools
:: Dan's Web Tips: Characters and Fonts
:: QuirksMode e QuirksBlog
:: Central do Webmaster do Google

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Outubro 03, 2009

Free Online Access to all SAGE Journals - 2009

SAGE está oferecendo acesso online gratuito ao conteúdo completo - Full Text - de mais de 500 publicações até 31 de outubro de 2009.

Clique aqui e faça sua inscrição.

. Acesso a cerca de 260 mil artigos de mais de 500 publicações
. Conteúdo disponível: de 1999 até hoje.

SAGE is currently offering free online access to its must-have content on SAGE Journals Online. Register now and you will have access until October 31, 2009 to:

. more than 260,000 articles from 500+ journals
. content back to 1999

Leia Mais:
SAGE: Theology and Biblical Studies Free Trial
Free Online Access to all SAGE Journals

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Outubro 02, 2009

A palestra de Israel Finkelstein em Porto Alegre

Como os leitores do blog estão lembrados, a vinda de Israel Finkelstein a Porto Alegre foi noticiada na postagem Israel Finkelstein faz palestra no Brasil.

Hoje recebi do Professor Irineu Rabuske, da PUCRS, o seguinte relato da palestra do arqueólogo Israel Finkelstein:

Israel Finkelstein em Porto Alegre

O Prof. Israel Finkelstein falou no dia 30 de setembro, às 20h00, para um variado público, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Sua vinda, de Buenos Aires, onde se encontra para uma atividade acadêmica mais extensa, foi iniciativa de um doutorando da Faculdade de História [Josué Berlesi] e do respectivo Programa de Pós-Graduação. Isso explica porque o evento ficou, em princípio, reduzido ao ambiente daquela Faculdade. Mesmo assim, muita gente tomou conhecimento e compareceu, lotando quase por completo o auditório.

Como deveria falar para alunos de História, o Prof. Finkelstein explicou com bastante propriedade e clareza os métodos de pesquisa da arqueologia e sua articulação com a história, passando então diretamente aos problemas relacionados aos relatos bíblicos do AT e as possíveis contribuições da arqueologia, principalmente no que se refere à cronologia.

Prof. Finkelstein fez questão de esclarecer que, entre os pesquisadores da Historia de Israel, não concorda em ser classificado entre os minimalistas. Reiteradamente afirmou que procura trilhar um caminho “de centro”. Para tanto, esmerou-se em explicar, com riqueza de detalhes a questão da distância entre eventos e sua fixação em textos escritos, uma vez que a arqueologia, segundo o Professor, comprova que, no território de Israel, não há vestígios de atividade gráfica anterior ao ano 700 a.C. Com isso, a pesquisa deve estar atenta a toda sorte de possíveis anacronismos, para o que também pode contribuir a crítica literária dos textos.

Com a simpatia que o caracteriza, o Prof. Finkelstein proferiu uma agradável e instrutiva palestra. Foi uma passagem meteórica pelo sul do País. É de se augurar que o Professor Israel Finkelstein possa retornar ao Brasil para falar a biblistas, exegetas e teólogos.

Irineu J. Rabuske - Porto Alegre: 02/10/2009

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Outubro 01, 2009

Biblical Studies Carnival 46

Seleção das melhores postagens de setembro de 2009.

Trabalho feito por Daniel e Tonya, em seu biblioblog Hebrew and Greek Reader.

Marcadores:

Bookmark and Share