Observatório Bíblico

Sexta-feira, Junho 30, 2006

Blogueiros mentem? Bem...

Bloggers Blog aborda assunto interessante: Big Blogging Lies. Veja:
Ann Handley at MarketingProfs has collected some blogging lies from bloggers. The result is a great collection of tips and idea. In her post about blogging lies Handley explains how launching a blog and building traffic can be more complicated than it is made out to be (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Junho 29, 2006

Nesta noite... enquanto os homens se matam!

"Guarda, que resta da noite? Guarda, que resta da noite?"
O guarda responde:
"A manhã vem chegando, mas ainda é noite.
Se quereis perguntar, perguntai!
Vinde de novo" (Is 21,11b-12)


Israel bombardeia Ministério do Interior palestino

Israel promove novos ataques aéreos contra a faixa de Gaza

Atualização:
Israel lança mais de 500 mísseis contra Gaza em 24 horas (Folha Online: 30/06/2006 - 15h37)

Marcadores:

Bookmark and Share

Governo Bush derrotado...

BBC Brasil: 29 de junho, 2006 - 16h03 GMT (13h03 Brasília)

Guantánamo: Para Supremo dos EUA, tribunais são ilegais

A Suprema corte norte-americana declarou que o governo Bush não tem autoridade para julgar suspeitos de terrorismo em tribunais militares de Guantánamo. A decisão, que é considerada um marco na justiça do país, veio no caso onde um ex-motorista de Osama Bin Laden, Salim Ahmed Hamdan, pedia a anulação de seu julgamento. O desfecho do apelo de Hamdan não significa que o centro de detenção vá ser fechado imediatamente, nem que os prisioneiros tenham de ser libertados. Mesmo assim, a sentença, que diz que os procedimentos oficiais violaram a Convenção de Genebra, foi um duro golpe para o governo (cont.)


Leia Mais:
US Guantanamo tribunals 'illegal'

Marcadores:

Bookmark and Share

Site de Jacob Richman ensina gratuitamente hebraico moderno

Na lista de discussão Hebrew-T (Hebrew language teachers), da Universidade de Minnesota, USA, Jacob Richman anunciou o seu novo site: Aprenda Hebraico - Learn Hebrew.

No site há 1700 palavras e frases distribuídas em 46 tópicos diferentes, com pronúncia e transliteração do hebraico. A escrita hebraica traz as vogais (nikud), o que facilita a aprendizagem. É só clicar na palavra ou frase para ouvi-la. A pronúncia é muito boa. Clique aqui e acesse a página.

O site foi construído em cinco línguas: hebraico, inglês, francês, russo e espanhol. O acesso ao material é inteiramente gratuito.

Abaixo o e-mail enviado por Jacob Richman à lista Hebrew-T:
Hi Everyone !
This week I launched a new website called: Learn Hebrew
http://www.learn-hebrew.co.il
Learn Hebrew is a free, on-line, educational resource to learn Hebrew words. The flash site incorporates 46 topics, along with over 1,700 Hebrew words and phrases. Each Hebrew word is presented as an image with nikud [vowels]. When you click on a word or phrase you can hear it spoken. The high quality audio was created in a sound studio. The site is multilingual. The menus, transliterations and translations are in four languages: English, French, Russian and Spanish. Both the student and the teacher will find the site easy to use and very educational. As mentioned, the site is free to all. Feedback is welcome. Please forward this message to anyone that may be interested in learning Hebrew. Thank you! Have a good day, Jacob.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 28, 2006

Confronto entre palestinos e israelenses leva região a tensão extrema

Ameaça e linha-dura cercam novo impasse israelo-palestino

Israel sobrevoa casa de presidente sírio em sinal de advertência

Leia Mais:
Oriente Médio

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Junho 23, 2006

Encontradas jóias de 100 mil anos

Folha Online: 23/06/2006 - 10h02

Ricardo Bonalume Neto - da Folha de S.Paulo


Conchas são "jóia" mais velha do mundo
As jóias mais importantes da história da humanidade têm 100 mil anos, 25 mil a mais do que se achava até agora. Qualquer criança poderia fazê-las hoje - são conchinhas furadas para uso em colares. Mas, feitas por homens ou mulheres pré-históricos, elas sinalizam o momento em que o ser humano passou a ser culturalmente moderno. E por isso são valiosas. Dois anos atrás, uma equipe internacional de cinco pesquisadores havia achado na caverna de Blombos, na África do Sul, uma coleção de conchas furadas que interpretaram como tendo pertencido a um colar de contas de 75 mil anos de idade. A equipe era chefiada por Christopher Henshilwood, professor da Universidade de Bergen, Noruega e da Universidade Estadual de Nova York. "Existem apenas 41 conchas, e cada uma delas é uma conta de colar, com furos no mesmo lugar", disse ele, respondendo a céticos que achavam que as conchas poderiam ter sido furadas por processos naturais. Desde então, os pesquisadores continuaram à procura de mais jóias semelhantes - só que nas prateleiras dos museus. E acharam três conchas parecidas nos sítios arqueológicos de Skhul, em Israel, e de (cont.)


BBC News - Thursday, 22 June 2006

By Paul Rincon

Study reveals 'oldest jewellery'
The earliest known pieces of jewellery made by modern humans have been identified by scientists. The three shell beads are between 90,000 and 100,000 years old, according to an international research team. Two of the ancient beads come from Skhul Cave on the slopes of Mount Carmel in Israel (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Neste dia...

Um ano sem meu amigo Benjamim Carreira de Oliveira!

Clique aqui para conhecer a sua história.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Junho 22, 2006

A Copa do Mundo e a Internet Brasileira

Folha Online: 22/06/2006 - 17h25

Jogos do Brasil na Copa alteram "dinâmica" da internet


Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, o volume de informações que trafegam na internet brasileira sofre redução de 80%. A informação divulgada pela LocaWeb tem como base o tráfego de e-mails e dos 75 mil sites hospedados por esta empresa. A LocaWeb afirma que, no intervalo das partidas, este índice tem uma leve recuperação, mas volta a cair com o início do segundo tempo. Além de causar esta mudança, a Copa também aumenta a quantidade de sites voltados para usuários que se interessam por esporte. Segundo um estudo divulgado pela Websense, no último ano a internet ganhou 186 mil páginas esportivas, o que representa um aumento global de 56% - de 329,8 mil sites em junho de 2005 para 515,78 mil páginas atualmente. Outra característica notada durante o Mundial é o fato de piratas virtuais tirarem proveito do assunto para espalhar vírus. Depois de avaliar cerca de 3,9 milhões de sites relacionados a times e jogadores da Copa, por exemplo, o SiteAdvisor (da empresa de segurança McAfee) concluiu que o Brasil é o segundo país com maior número de sites relacionados à Copa que apresentam riscos (17%), ficando apenas atrás da Angola (24%). Este ranking (cont.)


Leia Mais:
A cobertura da Copa em blogs brasileiros
Copa do Mundo 2006 - FIFA WM 2006
Copa do Mundo e o Mundo dos Blogs
Copa do Mundo toma conta da Internet
World Cup Blog Roundup

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 21, 2006

As campanhas de Tiglat-Pileser III contra Damasco e Samaria entre 734 e 732 a.C.

Acaba de ser colocado online o fascículo n. 2 do volume 87 (2006) da revista Biblica, do Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Entre os artigos publicados, interessa-me especialmente o de Peter Dubovsky sobre as campanhas militares do rei assírio Tiglat-Pileser III realizadas contra a região siro-efraimita entre 734 e 732 a.C.

Por que? Porque estou, justamente nesta semana, estudando com o primeiro ano de Teologia o século VIII a.C. e com o segundo ano os textos de Isaías 7-12, que têm o mesmo background, ou seja, a "guerra siro-efraimita".

Dubovsky, em seu artigo de 18 páginas, divide as campanhas de Tiglat-Pileser III em três fases: na primeira fase, os assírios conquistaram Tiro e a costa; na segunda fase, derrotaram as tropas sírias, conquistaram a Transjordânia e fizeram um ataque de surpresa a tribos árabes; e, finalmente, na terceira fase, eles conquistaram Damasco, a Galiléia e Gézer.


O autor, na segunda parte do artigo, investiga a logística destas campanhas e, para concluir, avalia as conseqüências da invasão assíria em termos de perdas materiais e humanas e descreve a reorganização administrativa da região feita pelos assírios.


Leia mais sobre o assunto na Ayrton's Biblical Page clicando aqui.


Para a análise de Is 7-12, recomendo a leitura de algumas páginas de meu livro A Voz Necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C., sobre o qual você pode se informar aqui.

Segue-se o resumo (abstract) do artigo, em inglês.

Peter DUBOVSKY, «Tiglath-pileser III’s Campaigns in 734-732 B.C.: Historical Background of Isa 7; 2 Kgs 15–16 and 2 Chr 27–28» , Vol. 87(2006) 153-170.
The aim of this article is to investigate Tiglath-pileser III’s campaigns against the Levant in 734-732 B.C. The campaigns can be divided into three phases. In the first phase, the Assyrians conquered Tyre and the coast. In the second phase, they defeated Syrian troops in battle, conquered Transjordan and made a surprise attack on the Arabian tribes. In the last phase, they conquered Damascus, Galilee and Gezer. In the second part of this article, the author investigates the logistics of these campaigns and at the end the author evaluated the consequences of the Assyrian invasion in terms of human and material losses and the administrative reorganization of the region.

Marcadores:

Bookmark and Share

O Seu Voto

Há uma votação em andamento na página de abertura da Ayrton's Biblical Page. Participe. É sobre o meu biblioblog, e a pergunta é a seguinte:

Ao visitar o blog Observatório Bíblico, o que você quer encontrar?

Entre as opções de resposta estão:

  • Notícias do mundo da Bíblia
  • Notícias da pesquisa bíblica
  • Notícias bíblicas e teológicas
  • Notícias da Bíblia no mundo atual
  • Notícias de arqueologia
  • Notícias bíblicas e não-bíblicas
  • Notícias do dia-a-dia do biblista
  • Assuntos vários
  • Não visito o Observatório Bíblico
  • Nenhuma das opções acima


Clique aqui e vote agora.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Junho 17, 2006

Estou criando um sumário para o Observatório Bíblico

Estou criando um sumário - ou índice - dos posts do Observatório Bíblico, com o objetivo de facilitar a busca dos temas preferidos pelo visitante. Os posts bíblicos foram classificados em pouco mais de duas dezenas de categorias, enquanto os outros temas já tratados ultrapassam uma dúzia.

Com links na numeração que precede cada título, um clique apenas leva o visitante direto para o link permanente do post no blog. Por enquanto, dos quase 400 posts existentes no blog Observatório Bíblico, 100 já foram indexados. Os outros o serão nos próximos dias. A numeração é crescente, sendo que o post n. 1 foi o primeiro a ser escrito, ainda em novembro de 2005, e o de número 100 tem a data do começo de fevereiro de 2006.

Oportunamente colocarei um link bem à vista na coluna direita do blog para ligá-lo ao sumário, mas, por enquanto, quem quiser ver como está ficando o trabalho, está convidado a clicar aqui para visitá-lo.

Por que estou fazendo este sumário?

Porque os sistemas de busca e classificação existentes nos blogs são insatisfatórios. Não se consegue ter uma visão clara do que já foi postado... apesar do arquivo presente no próprio blog. Se a pessoa não sabe exatamente o que procura, corre o risco de nada encontrar!

Considerando tal situação, o sumário está sendo construído na Ayrton's Biblical Page.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Junho 15, 2006

Lendo blogs de autores da Amazon

Em alguma página da Amazon.com li o seguinte:
Amazon.com author blogs contains posts written by author's on anything from current musings to upcoming projects to new book ideas. By subscribing to an author's blog, new author posts will be sent directly to your Amazon.com home page. This will ensure that you never miss out on what your favorite authors have to say.

Descobri este interessante serviço somente hoje... bem, depois de "alguuuuns" meses do lançamento! E achei interessante ler sobre Neil Asher Silberman, um dos autores de The Bible Unearthed (A Bíblia não tinha razão), livro que li, resenhei e uso em aula.

Acabei até visitando o site do Ename Center, na Bélgica, do qual ele é diretor. Mas teria sido bom achar um blog de Israel Finkelstein, o grande arqueólogo, que assina, com Silberman, o livro! Como consolo, serve sua home page?

Leia mais sobre os blogs dos autores da Amazon.com aqui. E, se "estava noutro planeta", como eu, aprenda o que é AmazonConnect, Plog e muitas outras coisas interessantes para quem gosta de livros.

Marcadores:

Bookmark and Share

O Curso de Hebraico foi atualizado hoje

Pequenas atualizações foram feitas em Noções de Hebraico Bíblico, onde o interessado pode ler sobre a história da língua hebraica, ouvir a pronúncia do hebraico, ler alguns versículos do Gênesis e aprender regras básicas de gramática.

Onde Encontrar: Ayrton's Biblical Page > Hebraico

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 14, 2006

Da janela, observo o fascinante e perigoso mundo da Internet

Copa vira tema favorito para espalhar vírus

Microsoft detecta oito falhas críticas no Windows

Microsoft plugs 21 security holes

Microsoft: Zombies most prevalent Windows threat

Mozilla não suportará mais Windows 98 e ME

MS encontra pragas em uma de cada 311 varreduras

MS muda software que checa se Windows é original

No fix for 'critical' hole in Windows 98, ME

Taiwan responde por 64% dos envios de spams

Usuários de Windows 98 e ME correm riscos, diz MS

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Junho 13, 2006

A cobertura da Copa em blogs brasileiros

Como hoje o Brasil "escapou" da Croácia em Berlim - e este é o assunto do momento - é bom lembrar a CartaCapital n. 397, de 14 de junho de 2006, que recomenda, entre os muitos sites especializados na cobertura da Copa do Mundo, o seguinte blog brasileiro:

Blog do Juca - do jornalista Juca Kfouri


Além disso, mesmo não sendo blog, muito menos brasileiro, acrescento o Especial da BBC Brasil, Copa do Mundo 2006.

Marcadores:

Bookmark and Share

O que está acontecendo no Egito?

Folha Online: 13/06/2006 - 18h46

Diretor de arqueologia do Egito critica a Unesco

da France Presse, no Cairo
O diretor de arqueologia do Egito, Zahi Hawass, criticou duramente a Unesco nesta terça-feira, acusando a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) de destruir antigüidades e ultrapassar suas competências (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Junho 09, 2006

Copa do Mundo e o Mundo dos Blogs

Blogging the World Cup

Marcadores:

Bookmark and Share

Cuidar da segurança é fundamental... alerta que vale inclusive para biblistas

INFO Online: 09 de junho de 2006 - 15h25

Brasil é líder mundial em infecções de keyloggers


O Brasil é o país com o maior número de infecções por keyloggers, diz pesquisa da Trend Micro. Os keyloggers são freqüentemente usados pelos crackers para registrar as atividades do teclado de um PC e capturar informações confidenciais dos usuários. No Brasil, o estudo avaliou 4 mil PCs que sofreram 97 mil infecções por spyware nos últimos 3 meses. Já em outros 30 países, foram avaliados 218 mil PCs que sofreram 6 milhões de infecções por spyware no mesmo período. Em segundo lugar no número de infecções por keyloggers está a Estônia, com 7%. Bélgica, Portugal e Nova Zelândia estão empatados em terceiro lugar com 6% cada.


Leia Mais:
Brasil tem 39% dos PCs infectados por keyloggers
Trend Micro apresenta seu estudo das ameaças digitais em 2005

Marcadores:

Bookmark and Share

Dom Quixote, de Cervantes, traduzido para o quéchua

Folha Online: 09/06/2006 - 16h09

"Dom Quixote" ganha tradução em língua indígena

da Lusa
"Huh K'iti Mancha Suqupi Chaypa sutinta mana yuyanyta Munanichu" não diz muito a um leitor de Cervantes. É assim, porém, que começa a obra magna "Dom Quixote", do mais universal escritor espanhol, Miguel de Cervantes. Mas em quéchua. "Num lugar da Mancha de cujo nome não quero recordar-me", escreveu Miguel de Cervantes, ao abrir as aventuras do fidalgo Alonso Quijano e do seu fiel escudeiro, Sancho Pança. É exatamente isso que lerá o falante de quéchua, língua indígena da América do Sul que ganhou nesta semana sua primeira tradução de "Dom Quixote". A edição inclui ilustrações feitas em tábuas por camponeses de San Juan de Salua, que reinterpretam a região espanhola de La Mancha adaptando-a ao cenário andino. Atualmente, falam quéchua cerca de 20 milhões de pessoas no Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina, Colômbia e Brasil. A tradução foi responsabilidade de (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Congresso da SOTER 2006 acontece em julho

Nos dias 10 a 13 de julho de 2006, a SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - estará realizando o Congresso de 2006, em Belo Horizonte, MG, na Casa de Retiros São José. O tema: Religião e Transformação Social no Brasil Hoje.

Veja o Boletim Informativo n. 57 e fique informado sobre como participar. E não deixe de ler o editorial de Cleto Caliman, explicando a relevância do tema a ser debatido.

Entre os conferencistas estão Plínio de Arruda Sampaio, Pedro Ribeiro de Oliveira, Marcelo Barros, Carlos Mesters. E outros. Veja a programação completa do Congresso.

Para informações gerais sobre a SOTER, clique aqui. Na Ayrton's Biblical Page você pode ler sobre os congressos já realizados. Comece aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Junho 07, 2006

PUC-Campinas está comemorando hoje seu 65º Aniversário

A PUC-Campinas comemora neste 7 de junho, seu 65º aniversário de fundação. Durante o dia, a data foi marcada por três celebrações religiosas – uma em cada campi, simultaneamente –, às 12h, e pela concessão de um título Doutor Scientiae et Honoris Causa, sua mais importante honraria acadêmica, às 19h. O reitor, professor e padre Wilson Denadai, celebrou uma das missas, na capela do Campus I. O arcebispo emérito de Campinas e presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (Scei), Dom Gilberto Pereira Lopes, celebrou a missa do Campus II, na Igreja Nossa Senhora da Esperança. E o arcebispo metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, Dom Bruno Gamberini, celebrou a missa do Campus Central – no Auditório Nobrinho –, onde a Universidade iniciou seus primeiros cursos há 65 anos.

Às 19h, ocorreu uma sessão solene no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II. Alunos, funcionários e professores que contribuíram para o desenvolvimento da PUC-Campinas foram homenageados juntamente com o ex-reitor da Instituição, professor e padre José Benedito de Almeida David, que recebeu o título Doutor Scientiae et Honoris Causa. Esta é a mais importante honraria acadêmica a ser concedida e o padre David é o sexto homenageado com o título. David é professor da Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas, da qual foi diretor.

Mais informações sobre os 65 anos da PUC-Campinas e os eventos comemorativos programados ao longo do ano estão no site PUC-Campinas 65 anos. Na página, cada fase da história da Universidade nestas seis décadas e meia é resgatada com fotos, depoimentos e citações dos acontecimentos que marcaram a construção da primeira instituição de ensino superior do Interior Paulista (da Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas)

Marcadores:

Bookmark and Share

Excavations in the modern town of Bethel revealed Hasmonean remains

Excavations in modern Bet El reveal a site dating to the Second Temple period

Marcadores:

Bookmark and Share

Biblioblog de junho: Tell es-Safi ou Gat

O biblioblog do mês de junho é o de Aren Maeir: The Official (and Unofficial) Weblog of the Tell es-Safi/Gath Excavations.

Veja aqui a entrevista do arqueólogo feita por Jim West.

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Junho 04, 2006

O Estado quer vender dados pessoais? Se for o que parece ser...

Vender os dados dos documentos de todos os cidadãos do Estado de São Paulo para empresas privadas? Se for o que parece ser, que coisa mais maluca... Já vou avisando que sou o Capitão Nemo, aquele do submarino Nautilus!

Quem pensa conhecer o que é o fetichismo da mercadoria, volte a aprofundar o tema... Chamem o Marx, depressa! Só o que você receberá de mais spam, mais telemarketing, mais cartões não solicitados, todo tipo de lixo publicitário... dá para imaginar? Bem, esse é o lado chato da comercialização da privacidade. E o perigoso? Deixo para sua imaginação... Até mesmo porque todos os seus dados, com certeza (expressão do gosto do paulistano!), irão parar em CDs piratas na Santa Ifigênia [os sublinhados no texto da Folha são meus].


Folha Online: 04/06/2006 - 09h12

Governo quer vender dados dos paulistas


André Caramante - da Folha de S.Paulo

Enquanto tenta controlar os impactos da maior crise na segurança da história de São Paulo, o secretário Saulo de Castro Abreu Filho apresentou um projeto pelo qual autoriza que empresas particulares administrem e vendam a base de dados com a ficha pessoal de todos os cidadãos que tiraram documento no Estado. Hoje, por lei, o sigilo e a manutenção dos dados são responsabilidade do poder público. Para transferir as fichas para a iniciativa privada, Abreu Filho quer que empresas escolhidas por licitação modernizem toda a base de dados que, hoje, o Estado administra. Parte da proposta é converter do papel para meios digitais 45 milhões de fichas datiloscópicas e 60 milhões de registros criminais. Segundo o economista técnico da unidade de PPP (Parceria Público-Privada) Deraldo Mesquita Júnior, da Secretaria de Economia e Planejamento, a empresa escolhida deverá gastar, só no início do projeto, cerca de R$ 490 milhões. Ele também disse que uma das "contrapartidas" é a exploração comercial desses dados, que poderão ser repassados para bancos, administradoras de cartões de crédito e redes de magazines e de telemarketing (...) Um dos maiores problemas que deverão ser enfrentados com o repasse das informações dos cidadãos para o setor privado é o mesmo que envolve a base de dados de empresas de telefonia e da própria Receita Federal. Na rua Santa Ifigênia (região central de São Paulo), a poucos metros da sede da 1ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, vendedores ambulantes negociam ilegalmente, por aproximadamente R$ 100, CDs piratas com dados pessoais - como endereço, CPF, renda anual e número de telefone (cont.)


Leia Mais:
Projeto de venda de dados é inconstitucional, diz advogado
Venda de dados dos paulistas está em estudo, diz secretaria

Marcadores:

Bookmark and Share

Copa do Mundo toma conta da Internet

Não adianta chiar... agora é a vez da Copa e ela toma conta de tudo!

Folha Online: 02/06/2006 - 13h53

Impulsionada pela Copa, web ganha 186 mil sites esportivos

No último ano, a internet ganhou [no mundo todo] cerca de 186 mil sites voltados para usuários que se interessam por esporte. Um estudo divulgado pela Websense afirma este número representa um aumento global de 56% - de 329,8 mil sites em junho de 2005 para 515,78 mil páginas atualmente (cont.)


2006 FIFA World Cup May Cause Global Loss in Employee Productivity and Network Bandwidth

Since June 2005, sports-related websites have seen over a 56 percent growth, increasing from nearly 329,800 to more than 515,780 today, with many offering real-time game scores, player statistics and up-to-the-minute analysis. With the massive number of sports websites and online video available, IT administrators can expect to see a considerable drain on employee productivity and network bandwidth during the 2006 World Cup (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Junho 03, 2006

Visite o blog Online Critical Pseudepigrapha News

Para quem se interessa por textos pseudepígrafos, como 1Henoc, Testamento de Abraão, Artápano, Cleodemo Malco, Eupólemo, A vida de Adão e Eva, Os Salmos de Salomão, Oráculos Sibilinos e muitos outros, é interessante acompanhar o desenvolvimento do site OCP - The Online Critical Pseudepigrapha, que oferece ao visitante textos pseudepígrafos disponíveis online em suas línguas originais - ou nas mais antigas traduções existentes - e com aparato crítico, em projeto patrocinado pelo King's University College, da University of Western Ontario, Canadá.

Como acompanhar o desenvolvimento do OCP com comodidade? Visitando o blog Online Critical Pseudepigrapha News, assinado por Ken Penner, Ian W. Scott e David Miller. Fácil e proveitoso.


Confira também o meu artigo na Ayrton's Biblical Page: Quem somos nós? Falam autores judeus do século III ao século I a.C. onde aparecem vários destes autores e seu pensamento. No artigo explico que a partir do século III a.C., com a assimilação da língua e dos gêneros literários gregos, vários judeus tentam explicar aos seus conterrâneos e aos gregos cultos, especialmente de Alexandria, que o judaísmo é uma religião respeitável e recomendável pela sua antigüidade e pelos feitos de seus líderes. Escrevendo em grego, e em gêneros literários gregos - da historiografia à filosofia - autores como Aristéias, Artápano, Teodoto, Jasão de Cirene e outros nos legam uma literatura de apologia do judaísmo, mas que é, ao mesmo tempo, excelente testemunho da resistência e da submissão desse povo e dessa cultura ao dominador grego. Por isso, no artigo, proponho a abordagem, em um primeiro momento, desta literatura de um modo geral e, em seguida, da Carta de Aristéias a Filócrates e de alguns historiadores como Demétrio, Eupólemo, o Samaritano anônimo, Artápano e o Pseudo-Hecateu. Naturalmente esta é apenas uma amostragem, mas creio que bastante significativa, do processo de helenização que avança inexoravelmente entre os judeus durante os últimos três séculos antes da era cristã.

Marcadores:

Bookmark and Share

Filon de Alexandria na Wikipedia

Observa Torrey Seland, em seu blog Philo of Alexandria, que o ilustre filósofo judeu de Alexandria, Fílon (20 a.C.-54 d.C.), está cada vez mais presente na Wikipédia, a enciclopédia livre publicada em mais de 200 línguas na Internet.

Embora se deva consultar a Wikipédia "com um pé atrás" - pois feita em colaboração por especialistas e não-especialistas, com informações que precisam freqüentemente ser checadas - esta é mais uma oportunidade para leitores brasileiros que queiram conhecer a vida e a obra de Fílon, testemunha importante do judaísmo do século I d.C., contemporâneo de Jesus de Nazaré, dos essênios, de Flávio Josefo, de Paulo de Tarso...

Veja no post de Torrey Seland, um dedicado especialista na área, em quais línguas você pode encontrar informações sobre Fílon de Alexandria.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Junho 02, 2006

Biblical Studies Carnival VI

No blog Faith and Theology, de Benjamin Myers, se lê um

welcome to the Sixth Biblical Studies Carnival, brought to you from the dusty old fairgrounds of Brisbane, Australia. This Carnival offers a glimpse of recent posts relating to biblical studies from around the blogosphere...

Marcadores:

Bookmark and Share

A figueira foi a primeira planta domesticada pelo homem, dizem arqueólogos israelenses

Folha Online: 02/06/2006 - 09h45

Figo da Palestina redefine data inicial da agricultura


Ana Paula Corradini - Colaboração para a Folha de S.Paulo
Arqueólogos israelenses descobriram que a figueira foi a primeira planta domesticada pelo homem, há 11,4 mil anos. O figo tira o posto do trigo e da cevada, domesticados há 10,5 mil anos na Turquia e na Síria e que até hoje eram considerados as espécies vegetais cultivadas há mais tempo. Ou seja, a agricultura surgiu pelo menos mil anos mais cedo. No estudo, publicado na revista "Science", Mordechái Kislev, da Universidade Bar-llan, em Israel, conta que (cont.)


BBC News - Friday, 2 June 2006, 00:45 GMT 01:45 UK

Ancient fig clue to first farming
Ancient figs found in an archaeological site in the Jordan Valley may represent one of the earliest forms of agriculture, scientists report. The carbonised fruits date between 11,200 and 11,400 years old. The US and Israeli researchers say the figs are a variety that could have only been grown with human intervention. The team, writing in the journal Science, says the find marks the point when humans turned from hunting and gathering to food cultivation (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share