Observatório Bíblico

Quarta-feira, Maio 31, 2006

RIBLA apresenta uma introdução aos Escritos, terceira parte da Bíblia Hebraica

Estou folheando o terceiro fascículo de 2005 da RIBLA - Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. Este fascículo fecha o n. 52 da RIBLA e é dedicado à terceira parte da Bíblia Hebraica, os Escritos ou Ketubim.

A RIBLA, como diz a página do Instituto Teológico Franciscano, dedicada às revistas da Vozes de Petrópolis, situa-se dentro das experiências de fé e de luta das comunidades e das Igrejas da América Latina e do Caribe, fazendo uma leitura da Bíblia que procura responder à realidade destas duas regiões. Por isso tem em seu conselho de redação os principais nomes da leitura popular da Bíblia da América Latina.


RIBLA é publicada em espanhol pela RECU, de Quito, Equador, e em português pela Vozes, de Petrópolis, RJ, Brasil, com o intuito de ser um elo de inteligação da diversidade cultural latino-americana e caribenha. RIBLA é ecumênica e seus ensaios são elaborados por exegetas, pastores e professores das Igrejas Católica, Luterana e Metodista. É coordenada por Milton Schwantes.

Este fascículo traz o seguinte sumário:
Jacir de Freitas Faria - O livro dos Salmos no seu contexto literário, 11
Tércio Machado Siqueira - O lamento, 29
Sandro Gallazzi - O grito de Jó e de sua mulher, 39
Mercedes García Bachmann - Livro dos Provérbios, 66
Mercedes Lopes - O livro de Rute, 88
Alzir Sales Coimbra - O Cantar dos Cantares, 101
Lilia Ladeira Veras - Um primeiro contato com o livro do Eclesiastes ou o livro Coélet, 119
Marcos Calovi - Lamentações - Uma introdução, 140
Darío Barolín - Ester e a morte do dualismo, 148
José Ademar Kaefer - "Bem-aventurado aquele que perseverar" (Daniel 12,12) - Uma introdução ao livro de Daniel, 160
Nelson Kilpp - Esdras e Neemias, 169
Shigeyuki Nakanose - Reescrevendo história - Uma leitura dos livros das Crônicas, 184
Resenhas, 198

Milton Schwantes, no Editorial, nos diz que em volumes anteriores já foram publicados introduções à Torah ou Pentateuco (vol. 23) e aos Nebi'im ou Livros Proféticos (vol. 35/36). e que a intenção desta série de números é a de apresentar uma introdução ao Primeiro Testamento, obedecendo à seqüência da Bíblia Hebraica (Lei, Profetas, Escritos), também adotada na TEB, Tradução Ecumênica da Bíblia, publicada entre nós pela Loyola.

Nas resenhas são apresentadas duas obras: o vol. 2 da série alemã Biblische Enzyklopädie, escrito por Volkmar Fritz, com o título Die Entstehung Israels im 12. und 11. Jahrhundert v.Chr. [A origem de Israel nos séculos 12 e 11 a.C.], publicado em Stuttgart em 1996; e a tese de doutorado de Elaine Gleci Neuenfeldt, Práticas e experiências religiosas de mulheres no Antigo Israel: Um estudo a partir de Ezequiel 8,14-15 e 13,17-23, São Leopoldo, IEPG, 2004. A primeira resenha é feita por Nelson Kilpp, a segunda por Maricel Mena López.

Interessa-me, sobretudo, a leitura da resenha do livro de Volkmar Fritz, pois estou com alguns números desta série aqui, como comentei outro dia, esperando um tempo livre para leitura...

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Maio 27, 2006

Uma história da interpretação moderna da Bíblia

Esta é uma resenha que merece ser lida. Foi feita por Devorah Schoenfeld, da Graduate Theological Union/University of California-Davis, Berkeley, CA, USA, e publicada na Review of Biblical Literature no dia 13 de maio de 2006.

É sobre o livro de SANDYS-WUNSCH, J.What Have They Done to the Bible? A History of Modern Biblical Interpretation. Collegeville, Minn.: Liturgical Press, 2005, p. xx + 378. ISBN 0814650287.

Este livro trata da interpretação da Bíblia entre 1450 e 1889. John Sandys-Wunsch, um estudioso anglicano (the Rev. Dr. John Sandys-Wunsch, D.S.Litt., D.Phil., formerly a university professor and administrator in Canada and England, is a research fellow at the University of Victoria), mostra como a Bíblia foi "destronada", chegando ao século XIX em posição bem diferente de tempos anteriores: agora é a Bíblia que precisa do suporte da ciência e não a ciência que precisa do suporte da Bíblia ("In this new era, it was the Bible that required the support of science, not science that required the support of the Bible").

O início da resenha nas palavras da autora:
What Have They Done to the Bible? is an engagingly written, accessible introduction to the history of Western Christian biblical interpretation from 1450 to 1889. It tells the story of the “dethronement of the Bible,” or the movement from an approach to biblical study in which the Bible (or its traditional interpretations) is the source of all knowledge to an approach in which even the Bible can be judged and evaluated on the basis of science and history. In this narrative, eighteenth century developments are central, and this book argues that it was in the eighteenth century that both the scientific approach to the Bible and pietistic and theological responses to it took their modern shape. The book covers a wide range of modern thinkers and exegetes, with a special focus on eighteenth century writers. It treats Protestant and Catholic exegetes for the most part together, presenting their similarities as more important than their differences.

E, pelo visto, este é um livro que merece ser lido!

Marcadores:

Bookmark and Share

Caros Amigos lança edição extra sobre o PCC

Caros Amigos - maio de 2006

Nossa primeira edição extra

O repórter João de Barros vinha levantando tudo sobre o PCC desde janeiro deste ano. Reuniu tanto material, que havíamos decidido publicar a reportagem em série, três edições seguidas de Caros Amigos a partir do próximo mês. Com o acontecimentos do fim de semana do Dia das Mães, resolvemos lançar esta edição extra, que trata da força da organização criminosa que desta vez apavorou toda a cidade de São Paulo. Talvez tenha sido seu último ato espetaculoso, pois ultrapassou os limites de tolerância que vinham sendo estabelecidos em acordos entre o “partido”, como se autodenomina o PCC, e o governo do Estado de São Paulo. Daí que na terça-feira, dia 16, duas versões corriam os noticiários: gente do próprio governo se contradizendo, uns declarando que de novo houve acordo; outras, inclusive o governador, afirmando que não houve. Impossível determinar quem está com a verdade. O que se sabe, com certeza, é que ao deixar o Deic, o departamento policial onde veio prestar depoimento na sexta-feira anterior sobre a informação de que haveria ações criminosas em São Paulo no Dia das Mães em represália à transferência de 765 prisioneiros ligados ao PCC para o presídio de Presidente Venceslau, um grupo de presos (entre eles o líder do PCC, Marcola), foi levado diretamente para o Regime Disciplinar Diferenciado - uma nova versão da solitária - do presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes. Assim, segundo fonte segura, Marcola, isolado no RDD, teria ficado surpreso ao saber a dimensão dos ataques que ele próprio teria planejado. Como o PCC sempre agiu na surdina, Marcola concluiu que os atentados estavam se voltando contra o próprio “partido”, que ele nem de longe deseja que seja tido como inimigo público, o que acabou acontecendo. Não era para menos (cont.)

Leia Mais:
Folha Online: Secretário da Administração Penitenciária de SP pede demissão
Folha Online: Ex-secretário diz que negociou com PCC

Leia também, neste blog, aqui e aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

O Dia da Mata Atlântica

Folha Online: 27/05/2006 - 10h00

Cai taxa de devastação da mata atlântica

Afra Balazina - da Folha de S. Paulo
Uma boa notícia para comemorar hoje o Dia da Mata Atlântica: houve uma redução de 71% na taxa de desmatamento da floresta no período de 2000 a 2005, em comparação com o período anterior, de 1995 a 2000. O dado preliminar é de um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. A informação foi divulgada ontem, durante solenidade no parque Ibirapuera promovida pela fundação (cont.)

Leia Mais:
Aliança para a Conservação da Mata Atlântica
Florestas do Futuro
SOS Mata Atlântica

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Maio 26, 2006

Ping-O-Matic: para que seu blog seja visto e visitado

Leia em About.com:

Basics of RSS
By Trudy W. Schuett
In order to get the widest exposure [of your blog], pinging a variety of aggregators is right now the best way to go. You can do this easily and quickly at Dougal Campbell's Blog Service Pinger. You enter your site's URL and check the aggregators you want from several on the list. You need to do this each time you update if your blog doesn't ping automatically. Note: Once you've clicked submit at the BSP, resist the impulse to click again if it doesn't respond immediately. Another click sends another ping and you'll end up with an error message...

Clique em Ping-O-Matic.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Maio 25, 2006

Rosa no Redemoinho mostra os vários tons que podem dialogar com a obra do escritor mineiro

A “cor” de Rosa

Lançamento da exposição Rosa no Redemoinho mostra os vários tons que podem dialogar com a obra do escritor
Quem foi ontem ao Palácio das Artes na abertura da Exposição Rosa no Redemoinho, em homenagem aos 50 anos do lançamento de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, viu o quanto esta obra ainda pode ser reinventada. Artistas dos mais variados campos da criação mostraram ao público seus trabalhos, que não só absorvem, como também dialogam e reapropriaram a obra roseana. Instalações, desfile, exposição e seminário: todos esses eventos fazem parte do projeto e querem mostrar, sob diferentes vertentes, que ”não há nada de mais atual do que o legado de Guimarães Rosa”, como afirma a Secretária de Estado de Cultura Eleonora Santa Rosa. A exposição começou num tom areia com a instalação do cineasta Éder Santos, O Erro nas Estórias, que ocupou a frente da entrada principal do Palácio das Artes. O quarteirão da avenida Afonso Pena foi obstruído para que uma escavadeira pudesse revolver a areia de um lado para outro, mostrando a desconstrução e reconstrução da imagem. Enquanto centenas de pessoas assistiam ao trabalho, Éder, animado com a repercussão, comemorava os objetivos atingidos. Ronaldo Fraga, estilista, trouxe os diferentes vermelhos que estão na terra sertaneja. Organizado no foyer do Palácio das Artes, o desfile teve uma ornamentação especial, que lembrava as festas típicas do sertão de Minas Gerais. Sob um tapete de serragem, os modelos mostravam muito mais do que roupas ou personagens específicas da obra de Guimarães Rosa. A moda que Ronaldo Fraga quis passar para o público representava o contexto sertanejo. “Ao criar um elemento direcionador da coleção, quis colocar o popular e o erudito na mesma palavra, no mesmo ponto e no mesmo lugar”, explica o estilista. Ainda na noite de domingo, foi lançada a edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais que traduz em uma linguagem crítica o que há de contemporâneo em Grande Sertão: Veredas. Camila Diniz, editora do Suplemento, reforçou a importância da publicação que traz um diálogo completamente inovador com Guimarães. “O Suplemento se insere no Projeto Rosa no Redemoinho com uma outra linguagem, mais acadêmica. Por essa razão, reunimos textos de intelectuais e pesquisadores de todo o Brasil que são referência não apenas para as pessoas que não conhecem Guimarães Rosa, mas para aqueles que já conhecem e querem ver as diversas abordagens sobre o autor”, relata. Ainda dentro do projeto, o público pôde conhecer outras tonalidades: O Sertão de Arlindo, de Arlindo Daibert; Sussuruídos, de Cacá Carvalho, Retrovão, de Rogério Veloso e Borboletas, de Paulo Perdeneiras. As exposições no Palácio das Artes permanecem abertas à visitação até o dia 04 de junho. Projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Rosa no Redemoinho traz, segundo a secretária Eleonora Santa Rosa, um dos melhores e mais instigantes programas celebrativos e críticos em torno da obra de Guimarães Rosa (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Suplemento Literário de Minas Gerais comemora os 50 anos de Grande Sertão: Veredas com edição especial

Como anotado aqui, aconteceu em Belo Horizonte, nesta semana, o Seminário Internacional 50º de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O Suplemento Literário de Minas Gerais publica, nesta ocasião, edição especial para comemorar os 50 anos de Grande Sertão: Veredas.

Edição especial do Suplemento faz homenagem a Guimarães Rosa
"O Suplemento Literário de Minas Gerais traz aos leitores uma edição especial. Em comemoração aos cinqüenta anos de Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, a edição faz uma releitura da obra, que desde a sua primeira publicação vem provocando diferentes interpretações e abordagens. O lançamento acontece durante a abertura da exposição Rosa no Redemoinho, dia 21 de maio, no Palácio das Artes. Especialistas como Affonso Ávila, Walnice Nogueira Galvão, Ettore Finazzi-Agrò, Eduardo F. Coutinho, Heloísa Starling estarão presentes na edição (...), [além de] outros renomados especialistas que exploram os diferentes discursos e interpretações presentes em Grande Sertão Veredas".

A edição especial do suplemento está em formato pdf e pode ser baixada clicando-se aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

As Minas Gerais

Estava passeando por aí e achei ... As Minas Gerais.

Visite este site agora. Não deixe para depois...


Aí está Minas: a mineiridade
João Guimarães Rosa
Minas é a montanha, montanhas, o espaço erguido, a constante emergência, a verticalidade esconsa, o esforço estático; a suspensa região - que se escala (...) O quanto que envaidece e intranqüiliza, entidade tão vasta, feita de celebridade e lucidez, de cordilheira e História. De que jeito dizê-la? MINAS: patriazinha. Minas - a gente olha, se lembra, sente, pensa. Minas - a gente não sabe (...) Se são tantas Minas, porém, e contudo uma, será o que a determina, então, apenas uma atmosfera, sendo o mineiro o homem em estado minas-gerais? (...) Reconheço, porém, a aura da montanha, e os patamares da montanha, de onde o mineiro enxerga. Porque, antes de mais, o mineiro é muito espectador. O mineiro é velhíssimo, é um ser reflexivo, com segundos propósitos e enrolada natureza (...) Ele escorrega para cima. Só quer o essencial, não as cascas. Sempre freqüentado pelo enigma, retalha o enigma em pedacinhos, como quando pica seu fumo de rolo, e faz contabilidade da metafísica: gente muito apta ao reino-do-céu (...) Aí está Minas: a mineiridade.

Marcadores:

Bookmark and Share

A função da historiografia e os textos bíblicos

No dia 29 de abril de 2006 postei notícia sobre o Ancient Historiography Seminar aqui.

Veja o programa do Seminário sobre A Função da Historiografia, tendo como material de estudo a Bíblia Hebraica, a Literatura Intertestamentária e os Evangelhos.

O Seminário será realizado no próximo dia 30 e os abstracts das palestras podem ser vistos aqui. Abaixo a lista dos temas que serão debatidos e os nomes dos pesquisadores envolvidos.

York 2006


Function of Historiography – Hebrew Bible
La Fonctionne de l’Historiographie – Bible Hébraïque

Tuesday 30 May 2006 - 8:45-12:00 (ACE 002)

Chair / Président: Tyler Williams (Taylor University College)

8:45-9:05 am - Is the Book of Kings Deuteronomistic? And is it a History?
Kurt Noll (Brandon University)

9:15-9:35 am - Uses of the Past: The Stories of David and Solomon as Test Cases
John Van Seters (Waterloo, ON)

9:45-10:05 am - Sennacherib's Campaign Against Judah: What Saith the Scriptures?
Paul Evans (Alliance-Nazarene University College)

10:30-10:50 am - The Chronicler as Elite
Tim Goltz (McGill University)

11:00-11:20 am - The Function of Historiography: A Synthesis and Response to Kurt Noll, John Van Seters, Paul Evans, and Tim Goltz
Tyler Williams (Taylor University College)



Function of Historiography – Classics, Intertestamental Literature, and the Gospels
La Fonctionne de l’Historiographie – Les Littératures Classiques et Intertestamentaire, et les Évangiles


Tuesday 30 May 2006 - 1:30-4:30 pm (ACE 002)

Chair / Président: Todd Penner (Austin College)

1:30-1:50 pm - The Gospel of Mark in Context of Ancient Historiography
Eve-Marie Becker (Oberassistentin Institut für Neues Testament)

2:00-2:20 pm - Once Upon a Time: Women as Leaders in Historiography and the Ancient Novel
Dilys Patterson (Concordia University)

2:30-2:50 pm - Ancient Greek Historiography and its Methodology: How Does Luke Relate?
Sean Adams (McMaster Divinity College)

3:15-3:35 pm - When in Rome…: Scripting Gender in Acts.
Todd Penner (Austin College)

Marcadores:

Bookmark and Share

Codex: biblioblog de maio de 2006

Codex, de Tyler Williams, é o biblioblog do mês de maio de 2006.

Leia a entrevista dada por Tyler Williams a Brandon Wason aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Maio 23, 2006

WWW2006

15th International World Wide Web Conference

Edinburgh, Scotland - 23-26th May

The World Wide Web Conference is the global event to bring together the key influencers, decision makers, technologists, businesses and standards bodies shaping the future of the web.


Criador da internet critica tentativas de fragmentar rede
A internet deve permanecer neutra e resistir a tentativas de fragmentá-la em diferentes serviços, defendeu nesta terça-feira o inventor da web, Tim Berners-Lee. Ele fazia uma referência direta às tentativas nos Estados Unidos de tentar cobrar por diferentes níveis de acesso na internet. Segundo Berners-Lee, a idéia não "é parte do modelo da internet". O alerta foi feito em Edimburgo, na Escócia, onde Berners-Lee participa da Conferência Anual sobre o futuro da Internet. "Do meu ponto de vista é muito importante que haja apenas uma rede", caso contrário podemos entrar "em um período de trevas", argumentou (cont.)


Leia a notícia em inglês:
Web inventor warns of 'dark' net

Marcadores:

Bookmark and Share

Copa do Mundo 2006

Folha Online: 22/05/2006 - 22h54

Folha Online estréia novo site da Copa do Mundo

A Folha Online estreou hoje seu novo site da Copa do Mundo-2006. Totalmente reformulado, o especial traz novos conteúdos e páginas exclusivas. Um dos destaques é o "simulador", onde o internauta poderá fazer projeções até a fase final da Copa da Alemanha (cont.)

Visite o Copa-2006.

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Maio 20, 2006

Viajando pelo Grande Sertão: Veredas, em busca do quem das coisas

Leia o texto de Flávio Lobo, com fotos de Germano Neto, Pelas Veredas do Sertão. Foi publicado por CartaCapital de 2 de junho de 2004 - Ano X - Número 293.

É a obra e a biografia de Guimarães Rosa guiando admiradores e especialistas Brasil adentro...


Leia também O Baú do Vovô Joãozinho. O mundo de invenção que o escritor Guimarães Rosa compartilhava com duas netas vira livro: Ooó do Vovô – Correspondência de João Guimarães Rosa, vovô Joãozinho, com Vera Lúcia e Beatriz Helena Tess.

Marcadores:

Bookmark and Share

Mire veja: é tempo de caminhar com Guimarães Rosa

Agência Brasileira de Notícias: 19/05/2006 - 23:44

Guimarães Rosa será lembrado em caminhada literária no Ibirapuera
Contadores de histórias de Cordisburgo (MG), cidade natal do escritor João Guimarães Rosa, fazem uma Caminhada Literária no parque Ibirapuera neste domingo (21/05/2006), a partir das 10h. O passeio, em homenagem aos 50 anos de lançamento do romance "Grande Sertão: Veredas", sai do Bosque da Leitura e faz sete paradas em diversos pontos do parque para que o grupo, dirigido pelo mestre Brasinha, apresente Recado do Morro, conto do livro No Urubuquaquá, no Pinhém. A caminhada integra a programação da Semana Guimarães Rosa, promovida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

Leia mais sobre Guimarães Rosa aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Seminário Internacional 50º de Grande Sertão: Veredas, em Belo Horizonte

No blog 2005 - Uma Odisséia Literária, de Leandro Oliveira, de Belo Horizonte, se lê:

Seminário Internacional sobre Guimarães Rosa

Será realizado em Belo Horizonte entre os dias 22 e 25 de maio [de 2006], um Seminário Internacional 50º de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, organizado pela Profa. Dra. Marli Fantini Sarpelli, atual premiada com o prêmio Jabuti na categoria Teoria e Crítica Literária por sua obra "Guimarões Rosa - Fronteiras, Margens, Passagens". As inscrições são gratuitas (...) A programação segue abaixo (cont.)


Confira também, sobre o seminário, o site da Faculdade de Letras da UFMG. E não deixe de ler o que já se escreveu sobre o Grande Sertão: Veredas neste blog...

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Maio 19, 2006

Mas, quais eram mesmo as línguas deles?

Senado dos EUA aprova inglês como língua nacional

Marcadores:

Bookmark and Share

Da Vinci: positivo, negativo ou abstenção?

Folha Online: 19/05/2006 - 17h42

"Da Vinci" agrada na Espanha e decepciona na França
...arrasou nas bilheterias em seu primeiro dia de exibição na Espanha (...) Já os franceses, com seu ar blasé, não deram muita atenção ao longa-metragem de Ron Howard, apesar da enorme campanha de divulgação (...) As primeiras exibições de "O Código Da Vinci" nesta sexta-feira, em Nova York, aconteceu sem grandes filas e sem quaisquer manifestações...

Atualização: 20/05/2006
Estréia de "O Código Da Vinci" bate recordes no Japão
Febre "Da Vinci" invade programação da TV paga

Marcadores:

Bookmark and Share

Fundador dos ultraconservadores Legionários de Cristo é punido pelo Vaticano por pedofilia

Folha Online: 19/05/2006 - 08h01

Vaticano pune sacerdote acusado de pedofilia no México


da France Presse, na Cidade do Vaticano
O Vaticano puniu nesta sexta-feira o sacerdote mexicano Marcial Maciel, 85, fundador dos Legionários de Cristo - congregação ultraconservadora ligada ao Vaticano - e acusado de pedofilia, exigindo que o mesmo abandone todas as suas responsabilidades. 'A Congregação para a Doutrina da Fé decidiu, levando em consideração sua idade avançada e sua frágil saúde, renunciar a qualquer processo canônico e convidar o padre a uma vida discreta de oração e penitência, renunciando ao ministério público', diz um comunicado do Vaticano. A Congregação para a Doutrina da Fé recebeu, a partir de 1998 - quando seu chefe era o então cardeal Joseph Ratzinger, eleito papa em 2005 - acusações de pedofilia contra o padre Maciel. Fundada em 1941 no México, a Legião de Cristo está estabelecida hoje em 20 países, possui 500 sacerdotes (legionários), 2.500 seminaristas, 65 mil membros e administra 12 universidades. O padre Maciel renunciou, em janeiro de 2005, ao comando da organização e foi substituído por outro padre mexicano, Alvaro Corcuera.



The New York Times - May 19, 2006


Vatican Punishes a Leader After Abuse Charges

By Ian Fisher

The Vatican cautiously acknowledged today long-standing allegations of sexual abuse by the founder of a prominent Catholic community, asking him to give up his public ministry in favor of a quiet life of "prayer and penitence." The announcement marked the first public action by Pope Benedict XVI on the sensitive issue of sexual abuse in the church. And it came against a priest with a particularly high profile: the Rev. Marcial Maciel Degollado, 86, the founder of the Legionaries of Christ, one of the fastest growing Catholic communities, praised often by Pope John Paul II. The statement said that Father Maciel would not undergo a church trial for the allegations against him, which were not disclosed, though at least nine men had accused him of molestation. The reasons, the statement said, were Father Maciel's "advanced age" and "weak health." But the statement said the Vatican's doctrinal office had decided "to invite the father to a life reserved to prayer and penitence, renouncing any public ministry. The Holy Father has approved these decisions." Reactions to the Vatican decision varied (cont.)

Leia Mais:
Mexican priest ordered to retire (BBC News)
The Vatican Press Office released May 19
Vatican restricts ministry of Legionaries priest founder (National Catholic Reporter)

Marcadores:

Bookmark and Share

Internet acessada por um bilhão de pessoas no mundo

INFO Online: sexta-feira, 19 de maio de 2006 - 11h46

Internet tem 1 bilhão de usuários

O número de internautas em todo o mundo chegou a um bilhão, segundo estudo da empresa americana eMarketer. A pesquisa também revela que 845 milhões acessam regularmente à internet e que um quarto dos internautas possui conexão de banda larga. Entre os países com maior número de usuários, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 175 milhões. A China vem em segundo lugar, com 111 milhões de internautas. Na comparação entre as regiões do planeta, a Ásia é a que apresenta o maior número de usuários, com 315 milhões. Depois, vêm a Europa, com 233 milhões, e a América Latina, com 60 milhões.

Marcadores:

Bookmark and Share

O Codigo Da Vinci toma conta da blogosfera

Veja neste post do Bloggers Blog como O Código Da Vinci ocupa significativo espaço nos blogs e como vem sendo tratado.

Technorati documenta cerca de 100 mil posts sobre O Código Da Vinci, com um crescimento diário em torno de 4 mil até o dia de hoje, data do lançamento do filme. Mas, preste atenção, esta é uma estatística de posts apenas em língua inglesa! BlogPulse fala de mais de 54 mil posts, enquanto o Google mostra algo superior a 250 mil posts e o IceRocket traz mais de 100 mil... Pode não ser um bom produto, mas faz um barulho e tanto!

Blogging The Da Vinci Code
The Da Vinci Code by Dan Brown and the new film version from director Ron Howard are serving as inspiration for bloggers: the blogosphere is absolutely on fire about both. The posts have been increasing in the lead-up to the film's opening today (...) Technorati shows about 100,000 posts for The Da Vinci Code and the graph on the right shows that posts have increased to nearly 4,000 daily as the film date got closer and closer. And that's just the English language posts. BlogPulse shows 54,000+ posts, Google shows over 250,000 posts and IceRocket's index has over 100,000 post about The Da Vinci Code. Here is a a collection of blogosphere links discussing the Da Vinci Code book and film (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Journal of Biblical Studies - June 2006

Saiu mais um número do Journal of Biblical Studies, que é uma publicação eletrônica dedicada aos Estudos Bíblicos em geral. Publica artigos acadêmicos, relatórios de projetos e resenhas. Abrange arqueologia, lingüística, exegese, história e questões textuais. Tem como editor geral J. Brian Tucker e editor técnico Jim West.

Neste número há artigos de Michael Avioz, da Universidade Bar-Ilan, Israel; de Jim West, Quartz Hill School of Theology, USA; de Randy W. Nelson, Northwestern College, USA, além de resenhas feitas por Kevin W. Woodruff e J. Brian Tucker.

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Maio 18, 2006

Analysis of Blog Comments

Data Mining the Commentsphere

Leave a Reply: An Analysis of Weblog Comments

Nielsen BuzzMetrics Quantifies the State of the Commentsphere

Marcadores:

Bookmark and Share

Eu carrego um sertão dentro de mim: homenagens a Guimarães Rosa em São Paulo

Folha Online: 15/05/2006 - 10h51

Ciclo em SP investiga rastros de Guimarães Rosa

Sylvia Colombo - da Folha de S.Paulo



"Depois de Guimarães Rosa [1908-67], não houve nada tão ambicioso." Se as palavras do professor de literatura da USP João Adolfo Hansen por um lado elogiam o autor de "Grande Sertão: Veredas", por outro apontam para um cenário atual um tanto desalentador para nossas letras. A contemporaneidade da obra que causou uma verdadeira revolução na nossa linguagem quando foi lançada, em 1956, é um dos temas do ciclo de debates que comemora este seu 50º aniversário. O Seminário Internacional João Guimarães Rosa começa hoje e vai até sexta-feira (...), no anfiteatro da faculdade de Geografia da USP (...) "A idéia é discutir a obra em todas as suas vertentes, não só a literária, mas também a histórica, a geográfica e a psicanalítica, entre outras", diz Heinz Dieter Heidemann, vice-diretor do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), que mantém o acervo e a biblioteca pessoais de Guimarães Rosa e organiza o evento. Na abertura, o crítico literário Antonio Candido dará um depoimento sobre seus encontros com o escritor, assim como o bibliófilo José Mindlin, também proprietário dos originais do livro. "Conheci Rosa pessoalmente em 1946, em Paris, e cheguei à conclusão de que (cont.)


Leia mais sobre as homenagens a Guimarães Rosa:
Centro Cultural São Paulo
IEB - Instituto de Estudos Brasileiros

E: Sertão é do tamanho do mundo. 50 anos da obra de João Guimarães Rosa - Revista IHU ON-Line, edição 178, de 2 de maio de 2006

Leia também o que já foi publicado aqui no blog.

Marcadores:

Bookmark and Share

São Paulo sob ataque de dois entrevistados

Folha Online: 18/05/2006 - 08h54

Burguesia terá de abrir a bolsa, diz Lembo

Mônica Bergamo - Colunista da Folha de S.Paulo

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, afirma que o problema de violência no Estado só será resolvido quando a "minoria branca" mudar sua mentalidade. "Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa", afirmou. "A bolsa da burguesia vai ter que ser aberta para poder sustentar a miséria social brasileira no sentido de haver mais empregos, mais educação, mais solidariedade, mais diálogo e reciprocidade de situações." Lembo criticou o ex-governador Geraldo Alckmin, que disse que aceitaria ajuda federal contra as ações do PCC se ainda estivesse no cargo, e o ex-presidente FHC, que atacou negociação entre o Estado e a facção criminosa para o fim dos ataques. Leia abaixo os principais trechos da entrevista (cont.)

Leia Mais:
Em entrevista, suposto líder do PCC nega acordo para encerrar ataques
PFL e PSDB evitam polemizar declaração de Lembo

Suspeitos mortos pela polícia em onda de ataques em SP somam 107

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Maio 17, 2006

Google e MPF em conflito

Folha Online: 17/05/2006 - 19h20

Entenda a batalha entre Google e Ministério Público Federal

Marcadores:

Bookmark and Share

Presidente da CNBB fala sobre O Código Da Vinci

CNBB: quarta, 17 de maio de 2006

Esclarecimentos sobre "O Código Da Vinci" - Cardeal Majella

Cardeal Geraldo Majella Agnelo - Arcebispo de São Salvador da Bahia - Presidente da CNBB
A difusão do livro “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, e do filme baseado sobre a obra, tem suscitado em muitas pessoas perplexidades, dúvidas e confusão a respeito de algumas verdades fundamentais da fé cristã referentes a Jesus Cristo e à Igreja. A CNBB, consciente de sua responsabilidade em relação à defesa da verdadeira fé da Igreja, vem a público para prestar alguns esclarecimentos. Não devemos esquecer que a obra em questão é de ficção e não retrata a história de Jesus, nem da Igreja. Não se pode atribuir verdade às afirmações claras ou veladas do autor. O que é fantasia deve ser lido e entendido como fantasia. As únicas fontes dignas de fé sobre a vida de Jesus e o início da Igreja são os textos do Novo Testamento, da Bíblia. A história da Igreja, depois dos apóstolos, está retratada em obras de caráter histórico, cujas afirmações são respaldadas pelo rigor do método histórico. Alertamos, portanto, que a obra, no seu gênero fantasioso, apresenta uma imagem profundamente distorcida de Jesus Cristo, que está em contraste com as pesquisas e afirmações de estudiosos de diversas áreas das ciências humanas, da teologia e dos estudos bíblicos, ao longo de dois mil anos de história do cristianismo. É lamentável que a obra, com roupagem pseudo-científica, se ponha a versar de maneira leviana e desrespeitosa sobre convicções tão sagradas para os cristãos. Muitos cristãos sentem-se feridos em sua fé e nas convicções que lhes são profundamente caras. Outras pessoas são induzidas à dúvida sobre verdades da fé pregadas pela Igreja, desde sua origem, e transmitidas de geração em geração, com zelosa fidelidade à doutrina dos apóstolos. Ainda outras são levadas, inclusive, a levantar suspeitas sobre a honestidade da Igreja nas afirmações de fé sobre Jesus Cristo, seu divino fundador. Diante disso, afirmamos, com toda convicção, que a Igreja, de forma alguma, ocultou no passado, nem oculta no presente, a verdade sobre Jesus Cristo (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

A Obra Histórica Deuteronomista na revista Estudos Bíblicos

Acabo de receber o número 88 da revista Estudos Bíblicos, o quarto e último fascículo de 2005, com 101 páginas.
Seu título: Obra Histórica Deuteronomista.
Coordenador deste número: Telmo José Amaral de Figueiredo

Autores: o grupo dos "Biblistas Mineiros", escrevendo desta vez:
Johan Konings: Editorial - A Obra Histórica Deuteronomista: uma narrativa da (in)fidelidade
Airton José da Silva: O Contexto da Obra Histórica Deuteronomista
José Luiz Gonzaga do Prado: A invasão/ocupação da terra em Josué. Duas leituras diferentes
Jacir de Freitas Faria: Juízes: utopia ou invenção de uma sociedade igualitária?
Euclides Balancin: Sobre juízes, sacerdotes, reis e... profetas
Leyde Maria Leite: "A solidão da fé" (1Sm 1,4-5)
Jaldemir Vitório: O livro dos Reis: redação e teologia
Jaldemir Vitório: Monarquia e profetismo: duas instituições em conflito. 1Rs 21,1-19 - A vinha de Nabot.

Konings começa assim o editorial:
No presente número de Estudos Bíblicos, os "biblistas mineiros" damos continuidade ao assunto tratado no número 71 (2001), intitulado "Israel e sua história", entretanto publicado também como livro avulso pela Ed. Vozes (como possivelmente o será também o presente fascículo). Alguns pressupostos literários e históricos encontram-se mais amplamente desenvolvidos na publicação anterior...

Leia Mais:
A historiografia deuteronomista à luz das pesquisas recentes
A OHDtr em Estudos Biblicos
Bons e Maus Reis: discutindo os governos de Josias e Manassés
Jacir de Freitas Faria (org.) História de Israel e as pesquisas mais recentes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 (apresentação e resenha do livro)
Israel e sua história
Literatura Deuteronomista: como responder aos desafios do presente repensando o passado?
Studien zum Deuteronomium und zur deuteronomistischen Literatur

Marcadores:

Bookmark and Share

São Paulo sob ataque, ainda!

55% dos paulistanos culpam o Judiciário pela violência

PCC paga R$ 200 por depoimentos de delegados

Até agora - dia 17.05.2006, 15h55, sabe-se que morreram 146 pessoas em decorrência dos cerca de 250 ataques feitos contra as forças de segurança e da onda de rebeliões que tomou conta dos presídios do Estado de São Paulo.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Maio 16, 2006

Filme O Código Da Vinci não agrada a jornalistas em Cannes

Folha Online: 16/05/2006 - 20h58

Acolhida glacial de "O Código da Vinci" em Cannes


da France Presse, em Cannes



Risos nos momentos cruciais. Silêncio cortado por assobios no fim. O filme "O Código da Vinci", do diretor Ron Howard, recebeu uma fria acolhida pela maioria dos cerca de 2.000 jornalistas convidados para a estréia em sessão especial para a imprensa na sala Debussy, do Palácio dos Festivais, em Cannes (...) "É quase tão ruim quanto o livro", afirmou Peter Brunette do jornal americano Boston Globe (...) "O público estava perplexo, não houve aplausos, só silêncio", declarou Margherita Ferrandino, da televisão italiana RAI 3. "Só li o livro pela metade e me cansei. É terrível!", exclamou.

Leia Mais:
Da Vinci Code - surely this film cannot damage religion

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Maio 14, 2006

São Paulo sob Ataque

Leia o Especial da Folha Online sobre os ataques do PCC às forças de segurança de São Paulo


Atualização: Folha Online, 16/05/2006 - 21h27
Furukawa admite que reunião com Marcola integrava proposta do PCC

Marcadores:

Bookmark and Share

Uma nova Biblioteca de Alexandria na web criada com tecnologia digital?

Leia o grande artigo do The New York Times, Scan This Book!

Por Kevin Kelly. Published: May 14, 2006.

Marcadores:

Bookmark and Share

Peter Jones, especialista em NT, fala sobre o gnosticismo

World Magazine

Onward Gnostic soldier

Fans and critics have written thousands of pages about The Da Vinci Code, but scholar Peter Jones explores its roots in ancient Gnosticism.

Marcadores:

Bookmark and Share

Cem ataques contra forças de segurança no Estado de São Paulo

Folha Online: 14/05/2006 - 11h07

Série de ataques em São Paulo deixa 52 mortos e 50 feridos


Leia Mais:
Devedores do PCC viram "bin ladens"
Especialistas apontam falhas do Estado
Presos promovem rebeliões simultâneas em mais de 50 unidades de SP
Violência em São Paulo ganha destaque na imprensa internacional

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Maio 13, 2006

A guerra continua: PCC volta a atacar ao anoitecer deste sábado

É o assunto do dia! Não há como ignorar. Morreu gente daqui, morreu gente perto daqui...

Folha Online: 13/05/2006 - 21h10

Governo confirma novos ataques em SP - 30 morreram desde sexta


Mais cinco ataques que tiveram como alvos policiais, guardas municipais e agentes penitenciários ocorreram do final da tarde à noite deste sábado, em diferentes pontos do Estado de São Paulo. Desde a noite de sexta (12), foram contabilizadas 63 ações. Elas são consideradas uma resposta do PCC (Primeiro Comando da Capital) à decisão do governo do Estado de isolar líderes da facção. Os ataques deixaram ao menos 30 mortos (...) Morreram 11 PMs - três deles não estavam trabalhando - cinco policiais civis em folga, três guardas em serviço, quatro agentes penitenciários em folga e dois civis - a namorada de um policial e uma possível vítima de bala perdida. Segundo a Secretaria da Segurança, 16 suspeitos de envolvimento nos crimes foram presos e cinco, mortos em confrontos (cont.)

Leia Mais:
30 dead as Brazil gang wreaks havoc
Attacks in Brazil leave 30 dead
Detentos mantêm rebeliões em 17 prisões paulistas; série atingiu 24
Imprensa internacional destaca onda de ataque a policiais em SP
Para policiais, governo paulista é "incapaz"
São Paulo enfrenta segunda madrugada de ataques a policiais
Sobe para 32 o nº de mortos em ataques do PCC em SP

Marcadores:

Bookmark and Share

O Brasil retratado na TV é o país dos que venceram e impõem suas lógicas de poder

Outro dia, discutia-se aqui o resultado de pesquisa sobre meios de comunicação feita pela empresa canadense GlobeScan e se via que a TV tem muito mais credibilidade do que sites de notícias e blogs. E eu comentava que "pode ser", mas que, mesmo assim, dou pouquíssima credibilidade à TV brasileira...

Releia primeiro o post Pesquisa diz que TV tem muito mais credibilidade do que sites e blogs e depois leia o artigo do Professor Luís Carlos Lopes, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.

Agência Carta Maior: 12/05/2006

A espiral da opinião comum: a televisão aberta do Brasil, argumentos e culturas

Por Luís Carlos Lopes
A opinião comum televisiva pouco mostra da imensa capacidade dos brasileiros de superar suas dificuldades incomensuráveis, revelando que estes são aptos a exercerem papéis decisivos na modernidade. Por razões óbvias, este meio de comunicação não sublinha, a não ser de modo episódico, as várias tentativas passadas e presentes de se mudar o status quo. O Brasil retratado é o país dos que venceram e impõem suas lógicas de poder (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Malucos ou aproveitadores? Dan Brown, Michael Baigent e mais gente!

Folha Online: 13/05/2006 - 10h03

Autor que acusou Dan Brown revê passos de Jesus

Eduardo Simões, da Folha de S.Paulo

Jesus não morreu crucificado e chegou a escrever, com as próprias mãos, sua defesa perante o Tribunal Romano. Esta nova teoria não parte de Dan Brown, mas de seu maior detrator, o historiador neozelandês radicado na Inglaterra Michael Baigent, co-autor de "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada", e de um processo de plágio contra o autor de "O Código Da Vinci". Vencido por Brown. Em "Os Manuscritos de Jesus", lançado no ano passado lá fora e que sai agora pela editora Nova Fronteira no Brasil, às vésperas da estréia da adaptação do best-seller de Brown para o cinema, Baigent levanta mais alternativas diferentes para a trajetória de Cristo. Segundo o autor, como antes já havia cogitado em seu primeiro livro, Jesus teria se casado com Maria Madalena e legado ao mundo uma "linhagem sagrada", negada e escondida pela Igreja Católica. Agora, suas hipóteses se baseiam num documento jurídico datado de 45 d.C. Nele, um certo Jesus ben Josef, imigrante da Galiléia (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Garotinho que não come não cresce

Essa é irresistível!

Folha Online: 13/05/2006 - 11h40
O senador Renan Calheiros considerou que Anthony Garotinho (...) não tem condições de ser candidato do PMDB à Presidência da República. Perguntado sobre os motivos ironizou: "Garotinho que não come não cresce".

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Maio 12, 2006

Discurso do cardeal Geraldo Majella Agnelo no lançamento da terceira edição da Bíblia da CNBB

CNBB: sexta, 12 de maio de 2006

Discurso do presidente da CNBB no lançamento da Bíblia
... Na comemoração dos seus 50 anos de fundação, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 2002, lançou a 1° edição da Bíblia Sagrada – Tradução da CNBB. Tenho a satisfação de lançar agora a 3a. edição da Bíblia da CNBB, a todos os leitores e estudiosos da Sagrada Escritura. Esta edição é fruto de uma revisão ampla das edições anteriores, com melhorias na tradução dos textos e no estilo da linguagem. A Bíblia Sagrada – Tradução da CNBB servirá de referência para a Igreja Católica no Brasil. Dela extrair-se-ão os textos citados nos documentos eclesiais e, além da leitura individual e comunitária, seu uso é especialmente recomendado para a catequese, as reuniões, os encontros de oração e de formação. Renovo aqui o agradecimento da CNBB ao Revmo Pe. Johan Konings, SJ, e à equipe de biblistas, tradutores e peritos, que colaboraram na tradução e na apresentação lingüística dos textos já publicados nas edições anteriores e agora, na 3° edição. Agradeço também (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

A novela continua: Código Da Vinci, Opus Dei e mais bate-boca

Folha Online: 12/05/2006 - 19h32

Opus Dei se defende das agressões de "Código da Vinci"
A influente associação católica Opus Dei, protagonista de uma verdadeira ofensiva contra "O Código da Vinci", defendeu nesta sexta-feira o direito de protestar contra "as agressões" do diretor do filme, Ron Howard. Em comunicado, o porta-voz em Roma da Opus Dei, Manuel Sánchez Hurtado, afirmou que "não convém perder de vista a realidade da situação: este filme é ofensivo para os cristãos; Howard representa o agressor, e os católicos são vítimas de uma ofensa", afirmou. A proximidade da estréia mundial do filme fez com que vários cardeais, entre eles (cont.)

Leia Mais:
Hanks defende 'Da Vinci' de críticas de grupos cristãos

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Maio 11, 2006

Google cria blog para o Book Search

Está no Bloggers Blog:

Google Launches Blog for Google Book Search

Google has launched a blog for Google Book Search. The blog provides updates about Google's book search tool, tips for using it and information about ways people are using it (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Pesquisa diz que TV tem muito mais credibilidade do que sites e blogs

Pode ser. Mas eu dou pouquíssima credibilidade à TV brasileira...

Info Online: quinta-feira, 11 de maio de 2006 - 15h37

TV é mais confiável que sites e blogs, diz estudo

Segundo pesquisa realizada pela empresa canadense GlobeScan, a tevê ainda tem mais credibilidade do que os sites de notícias e os blogs. O objetivo do estudo foi determinar qual o grau de confiança da população em relação a diferentes tipos de mídia. Ao todo, foram ouvidas 10 mil pessoas no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Egito, Indonésia, Índia, Nigéria, Rússia e Coréia do Sul. A mídia campeã de credibilidade é a tevê. Dos entrevistados, 82% dizem confiar nas notícias veiculadas pelas emissoras de televisão de seu respectivo país. Em segundo lugar, com 75% da preferência, estão os jornais nacionais. Depois vêm as emissoras nacionais de rádio (67%) e as emissoras de televisão a cabo (56%). Sites de notícias e blogs ficaram no fim da lista, com 38% e 25% respectivamente. Mesmo com a baixa credibilidade dos recursos jornalísticos na web, 56% dos entrevistados acreditam valer a pena obter notícias online. Quem mais faz isso são os sul-coreanos, com 85%, seguidos pelos americanos (60%) e ingleses (57%).

Marcadores:

Bookmark and Share

NSA rastreia telefonemas e e-mails internacionais com origem ou destino nos USA

Bush defends NSA data collection program

Bush Says U.S. Spying Is Not Widespread

EUA captam dados telefônicos de milhões de americanos, diz jornal


NSA has massive database of Americans' phone calls

Marcadores:

Bookmark and Share

Terceira edição da Bíblia da CNBB

CNBB: quinta, 11 de maio de 2006

Lançamento da 3ª edição da Bíblia da CNBB
É lançada hoje, 11 de maio, durante a 44ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, a terceira edição da Bíblia Sagrada – tradução da CNBB. A terceira edição integra a revisão feita na segunda edição, que diz respeito, sobretudo, à organização do texto e das notas. Dedicou-se atenção maior ao aspecto lingüístico e tipográfico, resultando na integração de quase mil pequenas correções, inclusive no documento introdutório, a Constituição Dei Verbum, que estava com erros na numeração das notas. Por causa dessas correções é bom que nos serviços eclesiásticos e nos centros de formação religiosa ou cristã, se use esta terceira edição, e não a primeira, como texto de referência. Deste modo, atende-se, provisoriamente, à necessidade de se ter uma tradução de referência para a Igreja Católica no Brasil. Provisoriamente, porque foi dado andamento a uma revisão mais profunda feita simultaneamente pelos serviços de assessoria bíblica e litúrgica, que deve resultar, dentro de alguns anos, num texto praticamente idêntico para as duas finalidades, que são a tradução oficial da Bíblia e os livros litúrgicos. Como nas edições anteriores, e em vista de sua vocação litúrgica, as características desta tradução, além da maior exatidão possível, continuam sendo a proclamabilidade e a fluência em vista da memorização (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Maio 10, 2006

Jesus Decodificado - Jesus Decoded

Isso ainda vai render! Na minha opinião, quanto mais soprar, mais o fogo aumenta... Pois, então, leia:

Folha Online: 10/05/2006 - 21h13

Igreja se prepara para estréia de "O Código Da Vinci"

da Ansa, em Nova York


As igrejas cristãs dos Estados Unidos preparam uma contra-ofensiva para enfrentar a estréia do filme "O Código da Vinci", baseado no livro de Dan Brown, que já vendeu 46 milhões de exemplares em todo o mundo. O filme estreará na próxima semana. A Conferência dos Bispos Católicos produziu um documentário e criou um site de internet, ambos titulados como "Jesus decodificado", para responder ponto a ponto ao livro. O medo é de que o sucesso do filme possa dar credibilidade aos aspectos da trama que não agradam à Igreja, como que a divindade de Cristo foi inventada depois de sua morte por razões políticas, que Jesus e Maria Madalena eram casados em segredo, que sua descendência continua até a época moderna, e que uma sociedade secreta está tentando esconder a verdade sobre essa relação. O documentário foi entregue à NBC, apesar de muitas das afiliadas da rede televisiva não terem decidido se o emitirão (...) O objetivo comum de batistas, católicos, luteranos e metodistas é desacreditar as teorias teológicas do livro, e reafirmar a ortodoxia cristã (cont.)

Leia Mais:
As movie nears, churches trying to debunk novel
Groups set to decode ‘Da Vinci’ film

Marcadores:

Bookmark and Share

Por que se muda de religião no Brasil?

CNBB: terça, 09 de maio de 2006

Pesquisa mostra perfil da mudança religiosa no Brasil

Hoje, primeiro dia da 44ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, reunidos no bairro de Itaici, Indaiatuba, foi apresentado o estudo realizado pelo Centro de Estatística Religiosa e investigações Sociais (CERIS) sobre o mapeamento da filiação religiosa e mobilidade religiosa. A apresentação foi feita por Rogério Dardeau, secretário executivo do CERIS e pela socióloga Sílvia Regina Alves Fernandes. A pesquisa mostra o perfil da mudança religiosa no Brasil da recente publicação “Mudança de religião no Brasil – desvendando sentidos e motivações”. O trabalho apresenta muitos gráficos abrangendo informações sobre religião, mobilidade religiosa e perfil – sexo, idade, escolaridade e estado civil. A pesquisa contempla dados estatísticos referentes aos católicos, evangélicos históricos, pentecostais e apresenta gráficos referentes a outras religiões, ateus e religiões indeterminadas. Os dados apresentados permitem construir um perfil básico a respeito da mudança de religião no Brasil. Este fenômeno ocorre em pouco mais de 20% da população (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Prehistoric site found in Jerusalem

Folha Online: 10/05/2006 - 11h10

Arqueólogos encontram utensílios pré-históricos em Jerusalém



The Jerusalem Post: May. 9, 2006 17:42

Prehistoric site found in Jerusalem

Marcadores:

Bookmark and Share

Procura-se Dan Brown. Vivo ou morto!

Isso ainda vai dar o que falar... olhem só essa!

Folha Online: 10/05/2006 - 11h25

Grupo católico indiano quer Dan Brown "vivo ou morto"


da Efe, em Nova Déli
O Fórum Social Católico da Índia convocou uma greve de fome por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, em protesto contra a estréia no país do filme "O Código da Vinci". O fórum também oferece uma recompensa em dinheiro para quem capturar o escritor Dan Brown "vivo ou morto", informou hoje o jornal local "Hindustan Times". O grupo considera o livro do americano Dan Brown, que deu origem ao filme, uma obra "anti-cristã" (cont.)

Hindustan Times: May 10, 2006

Da Vinci stokes passions
Having inflamed passions and sparked heated debates across the globe, Da Vinci Code is set for a run-in with controversy in India. Days before the film based on Dan Brown’s bestseller hits cinemas in the country, the Catholic Social Forum has called people of all faiths in Mumbai to fast unto death from May 12 if the government fails to ban the “anti-Christian” film. If that were not enough, a former corporator Nicholas Almeida, has done a Haji Qureishi, announcing a reward (...) for anyone who “brings the author dead or alive before him” (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Domingo, Maio 07, 2006

Papa adverte padres para que não sejam carreiristas ambiciosos

Reuters: 07/05/2006 - 13:08
O papa Bento 16 afirmou que os homens que entram para o sacerdócio na Igreja não devem ver a vocação como sinônimo de carreiras poderosas, mas, em lugar disso, devem servir a Cristo e à Igreja (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Chico Buarque em mais uma entrevista

Carta Capital: 10 de Maio de 2006 - Ano XII - Número 392

Preconceito na Mira

Chico Buarque lança um novo CD [Carioca] depois de oito anos e, com a lucidez de sempre, fala sobre política, velhice e criação. Ouça trechos da entrevista [em formato MP3].

Por Maurício Stycer
Eleitor histórico de Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque aproveita o lançamento de um disco inédito, depois de oito anos sem gravar, para dar o seu recado: nunca viu a figura do presidente da República ser tão desrespeitada quanto agora. Chico vê “uma rejeição despropositada”, "preconceitos arraigados”, e a vontade furiosa de “despachar” Lula do poder, o que seria um grave “retrocesso” para o País (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Sábado, Maio 06, 2006

Entrevista com Chico Buarque

Folha Online: 06/05/2006 - 02h30

Chico diz que vota em Lula de novo; leia entrevista



Para comprar DVDs, CDs e Livros de Chico Buarque, primeiro compare os preços aqui.

Marcadores:

Bookmark and Share

Opus Dei x O Código Da Vinci

Folha Online: 06/05/2006 - 11h15

Opus Dei patrocina grupo que combate "O Código Da Vinci"

Marcadores:

Bookmark and Share

Geza Vermes fala sobre O Código Da Vinci, o Evangelho de Judas e quejandos, no Times

Geza Vermes, famoso especialista em judaísmo, com importantes pesquisas e publicações sobre os Manuscritos do Mar Morto e o Jesus Histórico, diz, por exemplo, que o Evangelho de Judas é totalmente irrelevante para a tentativa, hoje feita por muitos especialistas, de recuperar a mensagem original de Jesus.

Esta notícia eu li no PaleoJudaica.com do Jim Davila:

Qumran Scholar Geza Vermes offers expert commentary on The Da Vinci Code, The Jesus Papers, and the Gospel of Judas in today's Times.

Geza Vermes é professor emérito de Estudos Judaicos da Universidade de Oxford, Reino Unido. Leia mais sobre ele aqui, aqui e aqui. Há livros de Geza Vermes traduzidos no Brasil.


The Times: May 06, 2006

The great Da Vinci Code distraction

Jesus married Mary Magdalene and admitted he wasn’t God, Judas was only obeying orders - after Dan Brown the litany of biblical “revelations” seems unending. Geza Vermes asks why (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Sexta-feira, Maio 05, 2006

O Universo atual está na primeira, segunda, terceira ou... qual versão? Big Bangs and Big Crunches

Notre univers a-t-il connu plusieurs Big Bang ?

Universe 'child of previous one'

Universo teve vários começos, diz estudo

Leia Mais:
Sites com lendas indígenas tentam explicar o universo

Marcadores:

Bookmark and Share

Copa do Mundo 2006 - FIFA WM 2006

Acompanhe o dia-a-dia da Copa do Mundo de Futebol 2006 - e do Brasil na Copa 2006 - no Especial da Folha Online.

E no site oficial da Copa do Mundo FIFA Alemanha 2006. Além do português, o site está em inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e outras línguas.

Marcadores:

Bookmark and Share

John Trever

No dia 30 de abril noticiei a morte de John Trever.

Leia mais sobre ele no Los Angeles Times em

John C. Trever, 90; His Photos of Dead Sea Scrolls Preserved the Documents for Biblical Research

Marcadores:

Bookmark and Share

Quinta-feira, Maio 04, 2006

Em meio ao caos, pequeno alívio: camada de ozônio mostra sinais de recuperação

Do Cosmos ao Caos: assim poderíamos descrever a rota atual do planeta, em fatal antigênesis... Mas, em meio ao caos, certa notícia aparece com alguma expectativa nas manchetes mundo afora: Researchers See Signs of Recovery in Ozone Layer... Study reveals Earth's ozone layer recovery...

Folha Online: 04/05/2006 - 10h58

Cientistas identificam lenta recuperação da camada de ozônio

da Efe, em Londres

A camada de ozônio da Terra, que protege o ambiente das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol, passa por uma lenta recuperação, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista científica 'Nature'. Uma equipe de cientistas americanos e dinamarqueses chegou a esta conclusão após comprovar a eficácia do Protocolo de Montreal (1987), ratificado por mais de 180 países, que proíbe a contaminação pelas emissões do gás CFC (clorofluorcarboneto). Os pesquisadores, orientados pela professora Betsi Weatherhead, da Universidade do Colorado (EUA), constataram que os níveis de ozônio se estabilizaram ou tiveram um pequeno aumento na última década. Os cientistas chegaram a esta conclusão após examinarem as informações transmitidas por satélites e observatórios terrestres, assim como dados de 14 estudos (cont.)

Leia Mais:
Réchauffement : la couche d'ozone souffle mais les vents s'essoufflent

Marcadores:

Bookmark and Share

Quarta-feira, Maio 03, 2006

World Conservation Union: perda da biodiversidade está aumentando dramaticamente

BBC Brasil: 03/05/2006 - 13h31

Lista de espécies em extinção inclui 721 do Brasil

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, divulgada pela União Conservacionista Mundial (IUCN, na sigla em inglês) nesta terça-feira, inclui 721 animais e plantas que vivem no Brasil. O número significa um acréscimo de 24 espécies em relação ao último levantamento, divulgado em 2004. Apenas no Brasil, os cientistas ligados ao IUCN avaliaram mais 186 espécies nos últimos dois anos (...) No total, a nova lista relaciona 16.119 animais e plantas do mundo inteiro, com um aumento de 530 espécies em relação a 2004. O número corresponde a cerca de 40% das mais de 40 mil espécies analisadas pelos especialistas ao longo dos últimos dois anos. A entidade diz, porém, que o número pode ser uma "subestimação grosseira", já que menos de 3% das 1,8 milhão de espécies conhecidas foram analisadas pelos cientistas que elaboram a Lista Vermelha. Estima-se que existam cerca de 15 milhões de espécies no planeta. "A Lista Vermelha do IUCN mostra uma tendência clara: a perda da biodiversidade está aumentando, não desacelerando", afirmou o diretor-geral da organização ambientalista, Achim Steiner. "As implicações dessa tendência para a produtividade e resistência dos ecossistemas e as vidas e sustento de bilhões de pessoas (cont.)



More species slide to extinction
The polar bear and hippopotamus are for the first time listed as species threatened with extinction by the world's biodiversity agency. They are included in the Red List of Threatened Species published by the World Conservation Union (IUCN) which names more than 16,000 at-risk species. Many sharks, and freshwater fish in Europe and Africa, are newly included. The IUCN says loss of biodiversity is increasing despite a global convention committing governments to stem it. "The 2006 Red List shows a clear trend; biodiversity loss is increasing, not slowing down," said IUCN director-general Achim Steiner (cont.)

Marcadores:

Bookmark and Share

Biblical Studies Blog Carnival V

Biblical Studies Blog Carnival está desta vez, em sua quinta edição, no biblioblog Blue Cord de Kevin A. Wilson.

Veja a seleção dos melhores posts.

Marcadores:

Bookmark and Share

Terça-feira, Maio 02, 2006

Os jovens americanos sabem onde fica o Iraque? My Wonderful World!

Está no The Independent Online Edition: Seis em cada 10 jovens norte-americanos não conseguem encontrar o Iraque em um mapa... Leia:

Six out of 10 young Americans cannot find Iraq on a map

By Andrew Buncombe in Washington

Published: 03 May 2006


Atualização: 04/05/2006 - 14h58
Pesquisa revela que jovens americanos "ignoram" resto do mundo

Marcadores:

Bookmark and Share

Livro coordenado por Boccaccini tem nova resenha na Review of Biblical Literature

Foi publicada na Review of Biblical Literature, no dia 29/04/2006, mais uma resenha do livro que comentei no Observatório Bíblico no dia 25 de janeiro com o post Enoch and Qumran Origins: 47 pesquisadores debatem o tema e que apresentei na Ayrton's Biblical Page aqui.

BOCCACCINI, Gabriele (ed.) Enoch and Qumran Origins: New Light on a Forgotten Connection. Grand Rapids: Eerdmans, 2005, xviii + 472 p.

Desta vez quem faz a resenha é James E. Harding, University of Otago, Dunedin, Aotearoa/New Zealand. Certamente é algo que lerei com calma e comentarei mais detalhadamente, pois achei o livro muito interessante, embora o tenha visto apenas de longe. Aliás, todo o trabalho coordenado por Gabriele Boccaccini é fascinante. Já li outros textos dele.


James E. Harding, termina assim sua resenha:
I would commend most highly this important and exciting volume to all scholars and students of Second Temple Jewish literature and early Christianity. It should provide a stimulus to future research on several critical issues. The book is essential reading for scholars and research students working on any aspect of Second Temple Judaism and the Jewish framework for the origins of Christianity. The general readability of the papers the volume contains, combined with the fact that it offers an insight into the current state of play in several key areas of research, suggest that the volume as a whole, or one or more of its constituent parts, would make an interesting basis for a graduate seminar.

Marcadores:

Bookmark and Share

Segunda-feira, Maio 01, 2006

State of the Blogosphere

Technorati Weblog

State of the Blogosphere, April 2006 Part 2: On Language and Tagging

Posted by Dave Sifry on May 01, 2006

Leia Mais:
Blogosphere Buzzing With Multiple Languages and Millions of Tags

Marcadores:

Bookmark and Share

Tributo a Senna, Ayrton

Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960. Ficou encantado em 1º de maio de 1994, na curva Tamburello, no GP de San Marino, em Ímola, na Williams, disputando o 162º GP de sua estonteante carreira na Fórmula 1.


Leia, Ouça, Veja
Ayrton Senna da Silva
Ayrton Senna ...eternamente
Ayrton Senna - The Senna Files
BBC - On this day
Instituto Ayrton Senna

É Guimarães Rosa quem nos alerta, em Grande Sertão: Veredas: As pessoas não morrem, ficam encantadas!


Títulos de Senna

  • Tricampeão paulista de kart: 1974, 1975, 1976
  • Tetracampeão brasileiro de kart: 1978, 1979, 1980, 1981
  • Bicampeão sul-americano de kart: 1977, 1978
  • Campeão inglês de Fórmula Ford 1600: 1981
  • Campeão inglês e europeu de Fórmula Ford 2000: 1982
  • Campeão inglês de Fórmula 3: 1983
  • Tricampeão mundial de Fórmula 1: 1988, 1990, 1991

Números
Uma busca no Google por Ayrton Senna nos conduz:


  • na Web, a mais de 2.500.000 páginas
  • em Imagens, a mais de 15.500 fotos, desenhos etc
  • em Blogs, a mais de 7.000 posts

Marcadores:

Bookmark and Share