Observatório Bíblico

Domingo, Novembro 13, 2005

A Inscrição de Tel Zayit

No dia 15 de julho passado foi encontrado em Tel Zayit, sítio arqueológico situado na região de Lakish, no território de Judá, um "abecedário" hebraico. Contendo as 22 letras do alfabeto hebraico, a inscrição vem sendo considerada pelos arqueólogos como o mais antigo "alfabeto" hebraico de que se tem notícia, estando a pedra onde foi gravada inserida em uma construção do século X a.C. Fato curioso é que várias letras estão em ordem diversa do atual alfabeto hebraico, como a seqüência vav, hê, hêth, záyin e têth, que hoje é hê, vav, záyin, hêth, têth. Ainda: sobre a origem e função da inscrição há opiniões divergentes entre os envolvidos em sua interpretação.

Especialistas em escrita antiga dizem que a inscrição mostra, provavelmente, um alfabeto ainda em fase de transição do fenício para o hebraico. Vale lembrar aqui que do alfabeto fenício derivam igualmente o ugarítico e o grego. A descoberta foi anunciada no dia 9 de novembro de 2005. No dia 20 de novembro a inscrição será apresentada e analisada na reunião anual da Sociedade de Literatura Bíblica (SBL), no Centro de Convenções da Filadélfia, na Pensilvânia.

Tel Zayit vem sendo escavada desde 1999 por uma equipe dirigida pelo Dr. Ron E. Tappy, professor de Bíblia e Arqueologia do Seminário Teológico de Pittsburgh, na Pensilvânia, USA. Além de financiado por doações da iniciativa privada, o projeto está ligado à ASOR - American Schools of Oriental Research -, com sede em Boston, MA, USA, e ao Instituto W. F. Albright para a Pesquisa Arqueológica, com sede em Jerusalém.


Leia mais:
A Is for Ancient, Describing an Alphabet Found Near Jerusalem (com fotos)
[biblical-studies] tel zayit
Pittsburgh archeologist discovers ancient alphabet in Israel (com fotos)
The oldest Hebrew alphabet? (com foto)
The Tel Zayit Inscription: An Archaeological Benchmark in the History of Writing

Marcadores:

Bookmark and Share

0 Comentários:

Postar um comentário



Links para este post:

Criar um link

<< Início